Ituano confia num outro campeonato no 2o turno da Série B

Postado em 23/07/2023
Eduardo Person voltou contra o Avaí

No fechamento do turno do Campeonato Brasileiro Série B, o Ituano voltou a jogar bem. Criou mais oportunidades e teve mais volume de jogo. Como o ataque não foi eficiente ao marcar o gol, acabou conhecendo a segunda derrota seguida na competição. “Em relação ao jogo, o sentimento é ruim. Claro, porque nós perdemos. Mas, no vestiário eu disse a eles que tenho orgulho por ver o quanto eles se dedicam para fazer aquilo que a cada dia estamos treinando e pedindo. É uma filosofia, e uma mudança do que vinha a muito tempo jogando o Ituano. E o quanto eles se dedicaram dentro de campo para cada vez mais ser trabalhado. Os números mostram isso. Foram 18 ataques. Foram 5 bolas no gol. Eu acredito neste futebol. Fui treinador aqui no sub 15 e nós jogávamos desse jeito. Quando fui para o outro clube, me contrataram sabendo da minha característica. Para mim o futebol se joga para frente. Só que implementar essa ideia demanda tempo. Acredito que vou ter tempo para fazer isso. Novamente foi um jogo de muito volume, mas que infelizmente não conseguimos fazer um gol. Acredito que quando isso acontecer as coisas vão melhorar cada vez mais. E será gratificante também” explicou o técnico Márcio Freitas na coletiva reforçando a ideia de sua filosofia de jogo aprovada pela diretoria e apoiado pelos atletas. “Temos que sempre manter o otimismo. Estamos criando e pressionando. Uma infelicidade que a gente teve de um contra-ataque. É o que a gente sempre fala, a gente joga em uma linha mais alta e corre o risco, temos mais chance de gol, mas também corre esse risco. Então a gente tem que corrigir o mais rápido possível para a gente embalar no campeonato", afirmou o atacante Saraiva. O Ituano encerrou o 1º turno com 20 pontos. A mesma pontuação do ano passado, porém na 14ª posição. Duas posições melhores que em 2022.

O gol do Avaí saiu aos 36 do 1º tempo com Denilson, após ele receber um lançamento na esquerda, e com qualidade bater por cima, no ângulo oposto. Antes deste lance, o Ituano tinha chegado algumas vezes no gol catarinense. Logo aos 4 minutos com Saraiva que finalizou cruzado e rasteiro. Num cabeceio certeiro de Hélio Borges após cruzamento de Carvalheira. E numa finalização de fora da área de Yann Rolim após passe de Saraiva. O Ituano sentia a ausência de um goleador. Paulo Victor e Quirino não puderam jogar. “Quando a gente perde um jogador que era importante como o PV, a gente sente. Na janela sempre haverá clubes comprando e vendendo. Infelizmente havia uma cláusula sobre esta possibilidade e nós não temos o que fazer. Como sempre falo para eles, a oportunidade não vai avisar. Hoje optei pelo Brayan, porque o Quirino não podia jogar. O Brayan jogou, fez o que eu pedi, batalhou. Mas, o gol não saiu. Tenho a convicção que todos os jogadores que estão aqui hoje tem condições de jogar. Somos a primeira equipe da Série B que mais pressiona o adversário na saída de bola. Não é fácil fazer isso. Ainda estamos no caminho de concluir melhor para o gol. Isso vai acontecer. Estou tranquilo em relação ao trabalho que está sendo feito” explicou Márcio Freitas que no intervalo colocou mais uma vez o jovem Felipe Fonseca. “Hoje o Fonseca entrou bem melhor. Os garotos estão criando corpo. Não posso lançar o jovem direto. Por isso eu crio minutagem e confiança. Hoje falei para ele entrar e ir para cima do Cortez. Se você fizer uma jogada e sair um lance bom, vou ficar feliz. Agora, insista. Não toque para trás. Ele acertou muito mais que errou. Eu fui profissional com 17 anos em situação pior que hoje. Não tem mais esta situação da idade. Você tem que preparar cada vez mais o atleta jovem para quando ele entrar, não sentir. Veja o Kauan, ele tem 20 anos. Veja a partida que ele fez hoje. Quantos lances ele ganhou do Potker. Eu não tenho medo de lançar os garotos. Claro que trazendo uma consciência muito boa para eles” disse o treinador.

O técnico Márcio Freitas assumiu o Ituano há 50 dias e tinha definido um plano de virar o turno na parte de cima da tabela. Esse continua sendo o primeiro objetivo do time. “O que eu projeto é o primeiro objetivo nosso é quanto antes sair da zona de baixo. Eu acredito que conforme nós vamos conquistando os resultados as coisas acontecendo são os passos que vamos dar para frente. Eu tenho consciência que não podemos ficar brigando contra o rebaixamento. É virar a primeira página. Isso era uma das coisas que eu queria para a virada do turno. Não aconteceu. Mas, continuo firme na nossa ideia do que estamos fazendo aqui diariamente. Na maneira como estamos construindo para que a gente faça um campeonato passo a passo. Vamos atingir o primeiro objetivo e depois vamos desenhar para frente” afirmou Márcio Freitas que nesta semana deverá receber três reforços. “Vão chegar um atacante e dois extremos. Entendo que precisamos cada vez mais aumentar o nível da qualidade. Eu exijo muito destes atletas durante o jogo. Precisamos manter este ritmo. A minha filosofia e ideia, não vão mudar. Vou sempre jogar em pró da bola e ser vertical. Com bola ou sem bola. Isso meus atletas já entenderam. Os números mostram o caminho que estamos trilhando e que estamos buscando. Entendo que vão chegar atletas que vão incorporar ao elenco e aumentar mais a qualidade. Ser mais efetivo. Agora eu acredito que o jogo é desse jeito” afirmou Márcio Freitas. Os atletas também acreditam na recuperação do time no 2º turno. “Ninguém gosta de perder. Estamos tristes pelo resultado. Mas estamos confiantes por tudo que temos feito nos jogos. Temos que seguir trabalhando. Nós vamos fazer um 2º turno bem melhor” afirmou Yann Rolim. E Eduardo Person, que voltou após a lesão, também confia na recuperação do time. “Fico feliz por estar de volta. Sempre bom estar vestindo a camisa do Ituano e poder ajudar. Nós estamos chateados por este momento. Nós temos consciência da nossa responsabilidade. Temos que nos cobrar. Vamos manter a cabeça no lugar, treinar e nos preparar melhor porque temos todo o 2º turno pela frente” afirmou Person.


Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol

Fotógrafo

23/julho

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.