O competitivo Ituano está nas 8as da Copa São Paulo

Postado em 15/01/2024
Capitão Aluísio fez mais duas assistências cobrando escanteio.

A Copa São Paulo é o último passo do jovem atleta para o profissionalismo. Tornar-se competitivo e alimentar a rivalidade sadia em busca da vitória é um sentimento que o esporte proporciona. E principalmente o futebol. O atual elenco do Ituano nesta Copinha aprendeu essa lição ao devolver a derrota ao Criciúma, quando perderam de virada por 6x4 na segunda rodada da competição em Itapira. “Isso foi gostoso. O futebol respira. Tem que ter essa rivalidade. Os jogadores sentiram essa adrenalina. Isso é bom. Perdemos para eles na 1ª fase em um jogo muito doído. Os meninos sentiram muito naquele dia. No treino do dia seguinte conseguimos levantar eles, mas ficou um incômodo. Em toda preleção nós lembrávamos. Rapaziada, vamos ganhar jogo após jogo, e vamos encontrar eles lá na frente. E aconteceu. Isso veio se alimentando. Sem extrapolar, conseguir respeitar, e manter a humildade. Mas, tinha sim, esse algo há mais para esse jogo” explicou o técnico Chico Elias. Jogando em São Carlos, o Ituano fez 3x0 ainda no primeiro tempo e garantiu a vitória no segundo tempo sem sofrer gol. “Essa derrota foi um jogo que ficou engasgado. Nossa equipe é muito boa. Infelizmente nós sofremos a derrota. Eu não consegui dormir naquele dia. Fiquei esperando para que acontecesse esse jogo novamente. Esse foi o jogo mais importante da minha vida. Todos estavam muito focados em pegar o Criciúma novamente. Entramos com humildade e respeito, mas queríamos a vitória que significa muito para nós” disse Marlon que jogou os 90 minutos naquela partida. Com a vitória, o Ituano chega a fase de 8as de final pela 4ª vez em 15 participações na competição.

Com 5 minutos de jogo, o Ituano já ameaçou o gol do Criciúma. Felipe Fonseca achou Zé Carlos livre que finalizou forte. O goleiro catarinense jogou para escanteio. Aí veio a melhor arma do Ituano. O capitão Aluísio cobrou escanteio fechado e o zagueiro Vinícius Poz cabeceou forte para abrir o placar. Aos 16, a bola sobrou para Aluísio no meio campo. Ele ajeitou e bateu forte para o gol. A bola bateu no Zé Carlos que tocou para Clemente. Ele driblou o marcador e bateu rasteiro no canto para fazer 2x0. O Criciúma só chegou uma vez no gol e Vitor Henrique foi seguro na defesa. Aos 45, mais um escanteio. Agora pela direita. E Aluísio cobrou aberto para Felipe Fonseca, pegar de primeira, bater de chapa, no canto. O Ituano fechou a primeira etapa com 3x0 no placar. No 2º tempo, o Ituano teve chance de ampliar. Marlon fez boa jogada para finalização de Zé Carlos. Felipe Fonseca bateu colocado, por cima, e o goleiro colocou para escanteio. Zé Carlos recebe de Léo Izidoro e toca para Felipe Fonseca bater no canto. A bola raspou o poste e saiu. Os 3x0 estavam de bom tamanho. “O futebol é isso. Um dia você perde, mas ele te dá a oportunidade de dar a volta por cima. Nosso time tem feito isso. Um legado que esse grupo tem deixado é que a humildade precede a vitória. Hoje não foi diferente. Independente da camisa que vamos enfrentar. A gente foi feliz e conseguimos sair com a vitória” comentou o capitão Aluísio que tem 5 assistências na atual Copa São Paulo. O meio campo Marlon, titular nos 5 jogos, recebeu elogios do técnico pela dedicação. “Eu não tenho bons números. Acredito que tenho um peso para minha equipe ajudando na marcação. Jogando de lateral, nas duas pontas, e na meia. Mesmo não sendo tão ofensivo, tenho ajudado minha equipe e isso é importante” explicou Marlon que tem uma assistência. Justamente contra o Criciúma, na 1ª fase, no gol do zagueiro João Pedro.

Com os 3 gols marcados, esse Ituano chegou a 15 gols na competição. É o time mais goleador em 15 participações. O recorde anterior era de 2016 quando fez 14 gols em 5 jogos. O capitão Aluísio é o recordista de jogos na Copinha com 16 jogos. E são 8 assistências no total. Dedicado, Aluísio lembra que esses números podem aumentar. “Sempre digo que nada é por acaso. É muita dedicação no dia a dia e a gente tem tido resultado. Não vamos nos acomodar. Vamos buscar evoluir e continuar lapidando. Se esse é o ponto da nossa equipe, vamos lapidar. E buscar novos resultados e quem sabe não tenho mais uma assistência na conta” lembrou Aluísio. A Federação já definiu data e horário para o jogo contra o América. Será nesta terça, às 21h40, em São Carlos. O Ituano volta a enfrentar o clube de Belo Horizonte. No ano passado, perdeu por 3x0 nas 4as de final. “Foi um jogo em Barueri. O Ituano vinha bem, e foi eliminado pelo América naquela fase. Agora é um novo ano. Com um novo grupo e um outro campeonato. Vamos em busca da classificação” afirmou Chico Elias. Embora novo grupo, cinco atletas jogaram essa partida do ano passado. Vinicius Poz, Felipe Fonseca, Zé Carlos, Stefanello e o capitão Aluísio. “Eu estava neste jogo e tenho recordação. Não importa a camisa que vamos enfrentar. Nós temos ambição de chegar longe. Vamos com humildade e dedicação. Queremos chegar no topo” afirmou Aluísio. O técnico ficou satisfeito com essa informação de 5 atletas terem enfrentado o América no ano passado. “Facilita muito. Vamos entrar concentrados como entramos contra o Criciúma. Eles mesmos lembraram no vestiário que vamos pegar o América de novo. Esse é o time que ganhou da gente no ano passado. Vai ter isso de novo. Respeitando e pregando a humildade do grupo. A confiança tem que existir. Como já disse, a camisa do Ituano entorta varal” afirmou Chico Elias.

Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol

Fotógrafo

15/janeiro

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.