Tudo igual com o mesmo cenário

Postado em 15/10/2023
Pacheco enfrentando Léo Pereira, atleta formado na base do Ituano

A vitória contra o CRB deixaria o Ituano com 37 pontos, mas não mudaria o cenário do time neste 2º turno. São 7 rodadas na 13ª posição e 6 rodadas na 14ª posição. O empate sem gols em casa também não mudou esse quadro. Foi o 11º empate na competição e o 4º contra o CRB em 10 jogos. O resultado que mais se repetiu contra este clube alagoano. Em Maceió também houve empate em 2x2. Apesar desta argumentação, o jogo não foi igual. “Estamos tendo um bom volume de jogo, mas está faltando colocar a bola na rede. Eu tive a oportunidade e o goleiro defendeu. Tivemos o último lance na área e não conseguimos fazer o gol. Estamos treinando e buscando. Tenho certeza que vamos em breve sair dessa situação” afirmou Pacheco que fez a melhor finalização do Ituano na partida. “Na minha avaliação do jogo, acredito que qualquer equipe que estivesse na situação que estamos, não teria o comportamento que teve dentro da partida. De propor o jogo e de pressionar o adversário. Enfrentamos um time que é o terceiro colocado neste 2º turno, com todo o mérito deles. Nós buscamos a todo momento o gol e ser agressivo. Tiramos o conforto do CRB. No 1º tempo, eles chegaram três vezes ao nosso gol e nós chegamos 16 vezes. E no 2º tempo muito mais. Entendo que esse é o caminho. É assim que treinamos no dia a dia. Vamos jogar para frente e buscando o resultado, independentemente da posição que nós estamos. E hoje não foi diferente. Se tivéssemos tomado outra atitude, de esperar o adversário, teríamos passado dificuldades” comentou Márcio Freitas, lembrando o bom momento do CRB que ocupa a 10ª posição com 49 pontos. Com o ponto conquistado, o Ituano segue em 14º com 35 pontos. Na rodada, o Sampaio Corrêa empatou e segue com 36 pontos. A Ponte Preta, próximo adversário, tem 34 pontos perdeu na rodada

Na primeira etapa, as melhores chances de gol foram do Ituano. Com 3 minutos, Saraiva finalizou para o gol e o goleiro Diogo defendeu. Aos 23, Wesley Pomba recebeu na direita, entrou na área e bateu cruzado. Aos 30, Quirino cabeceou para fora o escanteio de Yann Rolim. Aos 38, após boa jogada de Saraiba, Pacheco pegou de primeira, dentro da área, para o goleiro Diogo fazer grande defesa colocando para escanteio. E aos 44 foi a vez de Saraiva finalizar cruzado, para fora. "Eles fazem uma marcação individual, então o jogo fica mais truncado. Acredito que a gente tem conseguido escapar algumas vezes, conseguimos criar chances e eles chegaram no erro nosso. É caprichar, continuar concentrado para não errar e continuar criando as jogadas para sair com a vitória” explicou José Aldo na saída para o intervalo. No segundo tempo, Márcio Freitas fez algumas alterações para melhorar o time. Entraram Person e Hélio Borges. Aos 21, Quirino recebe na entrada da área e bate para o gol. Diogo espalma e a defesa tira o perigo. Nos acréscimos, outra boa chance. Thiaguinho, que entrou aos 30 minutos, fez o levantamento para o cabeceio perigoso de Mário Sérgio para o chão. A bola passou perto e saiu. "Um jogo muito difícil, jogos da Série B todos são assim e eu acho que faltou um pouco de capricho na bola final, mas isso estamos treinando bastante na semana e eu tenho certeza que essa semana vamos caprichar e no próximo jogo sair com a vitória", disse Thiaguinho do Ituano após a partida. Se não marcou o gol, o Ituano, depois de 7 jogos, não sofreu gol. “Isso me traz alegria. Uma das coisas que comentei com eles, foi o nível de concentração deles no jogo. Não proporcionando ao adversário alguns lances que em outros jogos que aconteceram nos prejudicando e tomamos o gol. Hoje vi uma defesa mais consciente e consistente. A defesa melhor posicionada. Isso é treino. Vejo evolução. Isso é benéfico” explicou Márcio Freitas.  

Desde que assumiu o Ituano, o técnico Márcio Freitas mudou o jeito do Ituano jogar. Uma mudança grande que faz o time jogar melhor. A mudança surtiu efeito positivo no início do 2º turno. “Entendo que estamos numa Série B muito equilibrada em relação aos jogos. Vou falar uma coisa que esse trabalho demanda tempo. E não temos tempo. Quando vim já sabia disso. Se formos observar os nossos jogos, são poucos onde sofremos um pouco sem a bola. Mudamos a maneira de jogar e propor o jogo é mais difícil. Eu acredito que vamos vencer desse jeito. Na virada do turno, ficamos 6 jogos sem perder. Agora estamos a 7 jogos sem vencer. O trabalho vai continuar firme e forte. O que estamos fazendo, tenho certeza que vamos colher coisas boas. Tenho a cada dia passado isso para os jogadores, para que eles tenham a liberdade e a consciência que temos que fazer no próximo jogo. Parte da responsabilidade é minha e vamos continuar trabalhando para que a gente volte a vencer” afirmou Márcio Freitas que tem o apoio de todos. “Analisamos friamente a partida, nós fomos muito superiores. Se teve um time que jogou para ganhar, foi o Ituano. Todas as ações que tivemos, foram muito bem treinadas durante a semana. Existe a tomada de decisão na última bola e acontece. Agora fizemos uma grande partida e merecíamos a vitória. Isso nos dá confiança para irmos para Campinas e repetir um grande jogo contra a Ponte Preta. Será um confronto direto e vamos analisar mais nós do que os adversários. Temos que vencer o quanto antes para sairmos o quanto antes dessa posição” afirmou Jefferson Paulino que pelo 7º jogo nesta Série B não sofreu gol. O próximo compromisso será contra a Ponte Preta, em Campinas, fechando a 33ª rodada. Será um confronto direto que poderá mudar o cenário.

Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol

Fotografia

15/outubro


Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.