Por 45 minutos, a sequência de recuperação do Ituano no segundo turno da Série B foi interrompida. Jogando na Ressacada, onde nunca venceu o Avaí, o time perdeu por 2x0, placar construído no 1º tempo. “Até começamos bem o primeiro tempo, mas depois não conseguimos jogar. O Avaí veio muito forte. Não conseguimos encaixar a marcação defensivamente. Queríamos anular esse jogo de construção deles. E não conseguimos. Tomamos dois gols. No segundo tempo voltamos muito bem. Pressionamos muito. Merecíamos muito esse empate aqui. O time pressionou o tempo todo, jogamos no último terço. Se não me engano foram 24 finalizações que fizemos com chances claríssimas de gol. Mas as coisas não saíram da forma como queríamos. Esse foi o resumo do jogo” relatou o técnico Alberto Valentim após a partida. Esse foi o 5º jogo que o Ituano fez na casa do Avaí. E pela terceira vez repetiu o placar de 2x0. A recuperação do controle da partida na segunda etapa do jogo é o mote para o Ituano continuar buscando pontos neste 2º turno. “Infelizmente nós perdemos o jogo no primeiro tempo. Entramos devagar. Diferente dos outros jogos que estávamos fazendo. Infelizmente pagamos o preço por entrar desta forma. No segundo tempo foi diferente, com os ajustes do professor conseguimos jogar. Empurramos eles para trás. E não criaram mais nada. Faltou a bola entrar. No segundo tempo mostramos quem nós somos” explicou o goleiro Saulo.
No primeiro tempo o placar não foi maior exatamente por causa de duas boas defesas de Saulo. Uma logo no início, quando após um leve desvio de cabeça, o atacante avaiano finalizou quase na pequena área. Saulo voou e colocou para escanteio. Os gols saíram aos 22 com Marcos Vinicius e aos 44 com Giovanni. O Ituano teve apenas um bom um único ataque aos 42 com duas finalizações. Uma com Vini Paiva e outra com Thonny Anderson de calcanhar. “Vou analisar com calma. Os gols eram evitáveis. Vamos ajustar porque as coisas não aconteceram da forma que desejávamos. No segundo o que pecou foi a nossa bola não ter entrado. O que criamos de chances reais foi muito grande. Fica esse gosto amargo pelo fato de não ter empatado pelo segundo tempo que fizemos” lamentou Alberto Valentim que no intervalo colocou mais um meia de criação. Yann Rolim explicou o que mudou. “Nós conseguimos fazer no segundo tempo que estávamos fazendo. Entramos um pouco desligados no primeiro. Claro que o Avaí também tem seus méritos. Entrei e dei o meu melhor. Conseguimos várias chances para fazer o gol. Não conseguimos. Vamos manter a cabeça erguida para o próximo jogo que será importantíssimo. Para conseguirmos os três pontos e se afastar da zona” comentou Yann Rolim. Embora o Avaí tenha colocado uma bola na trave no único lance ofensivo, o segundo tempo foi totalmente do Ituano.
Com um minuto, Thonny, mesmo cercado por dois marcadores, finalizou para o gol. Vini Paiva finalizou duas vezes. Aos 10 e aos 25 a bola foi na forquilha, num lindo lance. Aos 27, Thonny deixou Vini Paiva sozinho para finalizar para o gol. Aos 31, Leozinho recebeu na direita e finalizou cruzado. Aos 44, o lateral Kauan bateu de fora da área, por cobertura. O goleiro com um tapinha tirou para escanteio. E já nos acréscimos, em jogada individual, Thonny Anderson bateu rasteiro, em diagonal. A bola tocou no poste contrário e não entrou. “Creio que merecíamos ter feito o primeiro gol e claro, logo após o segundo para alcançarmos o empate. É o futebol. Às vezes não entra. A gente tentou, marcamos e fizemos o que estávamos fazendo antes. Infelizmente a bola não entrou. Vamos continuar treinando, se esforçando em busca dos três pontos na próxima partida. Esse é o espírito do segundo turno. Menos que isso a gente não aceita. Falamos no vestiário. Vamos deixar para trás essa derrota para no próximo jogo conseguirmos a vitória” afirmou Yann Rolim. O goleiro Saulo reforçou o objetivo do time. “Fizemos tudo o possível para que a bola entrasse. Infelizmente não aconteceu. Temos em mente que o nosso time é o do segundo tempo. O time do segundo turno é que vai fazer a diferença na partida contra o Coritiba” finalizou Saulo. E o jogo de sábado será especial. Jogando em casa, diante de sua torcida no Novelli Júnior. O motivo é que será o jogo 400 do Ituano em Campeonatos Brasileiro.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Fabiano Rateke / Avaí FC
18/setembro