A liderança após o dilúvio

Postado em 08/02/2026
O zagueiro Carlão foi suspenso pelo terceiro cartão amarelo na partida contra o Santo André

Os céus do início da noite de sábado, 7 de fevereiro, sobre o Novelli Júnior, não eram diferentes de outros dias com a ocorrência das famosas pancadas de verão, quando a chegada da chuva é imprevisível. Mas ela veio pesada a partir dos 10 minutos, se intensificou durante a primeira etapa e não parou mais até o intervalo do jogo.


O tempo ruim não atrapalhou o gol de Neto Berola. Aos 15´, o meia Felipe Muranga tabelou com o lateral-direito Thassio que avançou até a linha de fundo e cruzou no meio da área. Bruno Mezenga dividiu com a zaga e na sobra Berola bateu no canto direito baixo do goleiro para abrir o marcador que se manteve até o final da primeira etapa.  


As equipes foram para o intervalo com o gramado do Novelli Júnior muito encharcado. Poças se formaram principalmente no meio de campo e as equipes de manutenção do Ituano tentaram diminuir a água com rodos e até colchões mas não foi possível o retorno da partida. Após o aguardo do tempo regulamentar para partidas interrompidas, foi definido que o segundo tempo do jogo seria disputado no domingo pela manhã, 10h.


Durante a madrugada o Ituano agiu rápido. Com o uso de bombas autospirantes, retirou o excesso de água do gramado e contou com a melhora do tempo para a manutenção do campo. “Já passei por essa situação quando eu era treinador do Paysandu, em 2014, num jogo em Tucuruí. A diferença é que lá nós estávamos no hotel, o jogo foi fora. Então, a situação foi um pouco mais simples de ser resolvida. Em relação ao que aconteceu de ontem para hoje, tem que dar todos os méritos pra diretoria do Ituano. Que deu o suporte não só pra nós, como pra equipe do Santo André também. Raríssimos clubes no Brasil têm esse tipo de atitude. Então, todo o mérito também dessa situação é da diretoria do Ituano Futebol Clube”, contou o técnico Mazola Júnior.


JOGO ADIADO NOVAMENTE CONTRA O SANTO ANDRÉ


Novamente um Ituano e Santo André seria decidido em dois dias. Foi assim em maio de 2021, quartas de final do Troféu do Interior, quando aos 20 minutos do primeiro tempo a energia caiu e não mais voltou ao Novelli. O Galo batia o Santo André por 2 a 0, dois gols de Gabriel Tagliari, No outro dia, Mateus Silva, Branquinho e Fernandinho completaram o placar que ainda foi diminuído em um gol pelo adversário, finalizando em 5 a 1.


Voltando para 2026, no domingo, dia 8, o Santo André ocupou mais o campo de ataque mas não conseguiu levar perigo de fato. Neto Berola, saiu na cara do gol em outro lance, mas estava impedido e Gabriel Razera teve uma chance finalizada em cima da defesa. Stefanello também tentou em chute rasteiro para fora e o placar não mudou: Galo 1 a 0. O Ituano aproveitou a derrota da Ferroviária no sábado para o XV de Piracicaba e assumiu a liderança da Série A2, 18 pontos. Além disso, ampliou a série invicta para 8 jogos.


“Nós tivemos 14 ações no último terço do campo. E o que tá faltando pra nós, o que tem acontecido em quase todos os jogos do Ituano: a gente não ter tranquilidade no último terço do jogo pra matar o jogo no primeiro tempo. Não é no segundo tempo. Certo? No primeiro tempo, o Santo André teve um chute no nosso gol. E veja quantas situações de transição, de contra-ataque nós tivemos. No segundo tempo, então, foi uma barbaridade. E é o que tá faltando pra nós: um poder maior de definição. Mais um jogo em que nós temos 25 ações no último terço do adversário”, comentou o técnico Mazola ao término do jogo.


Nesta quarta-feira, o Galo volta ao Novelli Júnior para enfrentar a Inter de Limeira. A adversária tem 9 pontos e ocupa a 11ª colocação na tabela.

“A Inter tem o mesmo nível individual que nós. Acho que o problema todo foi um começo ruim, tem muita coisa a ver com uma inadequação, vamos dizer assim, do trabalho. Mas com a chegada do novo treinador, que é o Waguinho Dias, que eu conheço e muito bem, a Inter já dá sinais que aquela forte individualidade vai se tornar um forte coletivo também. Jogo muito difícil quarta-feira aqui. Certo? Eles têm vários jogadores que, inclusive, foram meus jogadores na [Série] B. Então, o Ituano pode esperar um adversário muito qualificado aqui. O jogo vai ser muito difícil e nós não podemos, de maneira alguma, embandeirar em arco e achar que, porque somos líderes, que tá tudo feito”, finalizou o treinador.


Fotos: Flávio Torres   




Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2026 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.