Na sua primeira partida em casa nesta Série B, o Ituano conheceu mais uma derrota. Perdeu para o Operário por 2x0. Essa é a sexta derrota seguida desde a Copa do Brasil contra o São Luís. Foram mais três no Paulista. Isso tem pesado na performance da equipe. O técnico Alberto Valentim mudou o esquema tático para mudar esse cenário. Mas, a resposta não foi boa. “Da forma como entramos não conseguimos ser mais ofensivos como nós queríamos. Mesmo que nos treinos as coisas aconteceram positivamente. Até de uma forma melhor do que poderíamos fazer. Mas ali no jogo não. Procurei corrigir o mais rápido que pude com a troca. Depois melhoramos. A responsabilidade total é minha. Sei que é ruim para o atleta sair antes do intervalo, mas, era necessário naquele momento. Temos que bater muito em cima dos detalhes. Temos que ser muito fortes, porque sei que esse período sem vitórias atinge muito o lado emocional. Nós da comissão, todos que trabalham no clube e principalmente os atletas que estão dentro de campo. Isso pesa sim. Quando as coisas estão mais leves, eles vão conseguir mais e melhor. É um elenco que pode dar muito mais. Temos que ser fortes para quebrar essa sequência negativa. Tem que servir de alerta mesmo. Apesar do campeonato estar começando. Ainda faltam 36 rodadas. Vamos seguir trabalhando e corrigindo. Não gosto de falar de fase. Temos que fazer a nossa parte. É nisso que eu acredito. Só trabalhando vamos reverter essa situação de adversidade que nos incomoda” comentou Alberto Valentim. Um dos três zagueiros no jogo, e o atleta mais experiente do elenco falou após o jogo. “A gente trabalhou com uma proposta de jogo. Não conseguimos encaixar no começo da partida. O professor trocou antes do intervalo e houve uma melhora. Mas, dentro do nosso domínio temos que nos impor mais. É isso que estamos buscando. Temos que melhorar e podemos melhorar. Precisamos. Temos que ter mais volume dentro de nossa casa e ter a bola. Isso que precisamos fazer” comentou o zagueiro Claudinho.
O início da partida deu a entender que o cenário mudaria. Person fez um lançamento primoroso para Salatiel que avançou pela direita e quando entrou na área, cruzou para a chegada de Bruno Xavier. O zagueiro se antecipou e colocou para escanteio. Foi uma boa jogada que agradou os torcedores. O Operário respondeu com duas jogadas perigosas iniciadas por Felipe Augusto. Aos 25 minutos, numa jogada desenvolvida pela direita, Cirino finaliza rasteiro, a bola bate na defesa e sobra para Ronaldo fazer 1x0 para o Operário. Aos 35, Valentim tira o zagueiro Marcel e coloca o atacante Vinicius Paiva. No segundo tempo, o Operário ainda ameaçou duas vezes. Na segunda tentativa, Claudinho salvou em cima da linha. A partir daí começou a reação do Ituano. Leozinho finalizou com muito perigo após receber passe de Salatiel. Person cobra escanteio e Léo Oliveira acerta o cabeceio para a defesa do goleiro Rafael Santos. Aos 34, o estreante Zé Eduardo finaliza no canto e o goleiro coloca para escanteio. Na cobrança de Person, Miqueias desviou do primeiro pau, e Zé Eduardo mergulhou de peixinho e a bola vai no poste esquerdo. Person recebe na meia e finaliza no ângulo, para boa defesa do goleiro Rafael. E já aos 46, Lipe Gadol finalizou com perigo, mas a bola passou por cima do travessão. Com 7 minutos de acréscimo, e no último minuto, no contragolpe, Ronald fez 2x0 para o Operário. Ao final, os 1.268 torcedores vaiaram o time. “O torcedor está magoado. E nós também. Todos nós. Eles estão no direito de cobrar. O que posso falar é que estamos fazendo um trabalho sério. Tenho certeza que vamos voltar a jogar melhor e voltar a vencer” afirmou Claudinho.
Com menos de dois meses de trabalho, o técnico Alberto Valentim tem valorizado os jogadores e o trabalho realizado durante a semana. Ele tem consciência que a sequência negativa afeta o elenco. Mesmo com alguns jogadores experientes. A solução é seguir em frente. Trabalhando. “Só nós sabemos o quando a gente trabalha todos os dias aqui. Ninguém brinca durante a semana. O nosso foco é em nosso trabalho. Tenho orgulho de vir aqui no Ituano. Não vejo ninguém insatisfeito. Vejo todos trabalhando. Tenho certeza que a vitória virá. Precisamos desta alegria de uma vitória” afirmou Claudinho. “São 4 pilares no futebol de alta performance. Físico, tático, técnico e mental. Temos que estar bem em todos. Pesa o fato de estarmos um período grande sem vencer. O Claudinho falou uma coisa muito importante. Aqui todos estão trabalhando muito sério. Saio daqui após os treinos muito satisfeito com a entrega de todos. Claro que com os ajustes que temos que fazer. Nesta semana teremos o retorno de alguns jogadores importantes que poderão nos ajudar nesta próxima partida em casa” disse Valentim projetando o próximo compromisso do Ituano. No próximo sábado à noite, novamente em casa, contra o Novorizontino. “Primeiro vamos analisar qual deve ser o nosso desenho tático e quais as peças que vamos utilizar para o próximo jogo. Vamos analisar com calma durante essa semana. Vamos pensar no onze que inicia a próxima partida para melhorar. Primeiro qual será o desenho e depois os jogadores que vamos utilizar” explicou Alberto Valentim.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Fernando Roberto
Fotógrafo
FICHA TÉCNICA
ITUANO 0x2 Operário PR
Jefferson Paulino;Walber, Marcel (Vinicius Paiva aos 35) e Claudinho; Léo Duarte (Leo Oliveira no intervalo), Miqueias (Lipe Gadol aos 82), Rodrigo (Leozinho no intervalo), Person e Eduardo Diniz; Salatiel (Zé Eduardo aos 70) e Bruno Xavier. DT: Alberto Valentim.
Gols: 0x1 Ronaldo aos 25 do 1o; 0x2 Ronald nos acréscimos do 2o tempo.
Árbitro: Bruno Nogueira Prado/BA
Público: 1.268
27/abril