Apesar do empate, Ituano segue melhorando

Postado em 24/07/2024
Lateral Marcinho fez sua estreia como titular no Novelli Júnior

O Ituano repetiu em casa contra o América Mineiro, clube que está no G4, a mesma atuação competitiva que teve em Maceió contra o CRB. Diferente do jogo do último sábado, quando perdeu nos acréscimos, desta vez somou um ponto com o empate sem gols. “Nós fizemos um bom jogo. Como fizemos em Maceió, hoje repetimos um jogo muito consistente. Teve uma dedicação e obediência tática muito forte. Onde criamos muitas chances e o adversário teve pouca chance de gol. Fizemos um primeiro tempo muito bom. A nossa cobrança é de termos um comportamento único. De não alternarmos neste comportamento. De ser um time com obediência tática, de força física com qualidade. Fizemos isso muito bem. O que faltou, infelizmente, foi a bola não ter entrado. Tivemos três chances claríssimas no primeiro tempo contra um time muito forte. Estamos repetindo, mesmo contra o Santos, no segundo tempo, essa consistência de jogo” lembrou Alberto Valentim. Mesmo com o ponto conquistado, o Ituano permanece na 19ª posição. Pelo volume de jogo e a quantidade de oportunidades criadas, ficou um gosto ruim ao final do jogo. “Fizemos duas boas partidas do nosso time. Como lá em Maceió tivemos volume de jogo e muitas chances de gol. Por isso fica um gosto amargo por não ter conseguido a vitória” afirmou o atacante Zé Eduardo que teve um gol anulado por impedimento. Esse é o terceiro empate do Ituano na Série B. E o segundo Novelli Júnior. O Ituano volta a campo na próxima sexta, novamente em casa, desta vez para enfrentar o vice-líder Vila Nova de Goiânia.

No primeiro tempo, o Ituano criou 6 oportunidades de gol. Sendo que em cinco foram com o Zé Eduardo. Duas em cabeceio para o gol, disputando com o zagueiro. Uma que ele se livra do marcador e bate cruzado e o goleiro faz a defesa. E na outra que foi gol, o assistente anotou o impedimento. A quinta finalização foi após cruzamento de Marcinho e Zé Eduardo chega finalizando. O zagueiro Ricardo entrou de carrinho e evitou o gol. Talvez a melhor oportunidade foi iniciada pelo próprio Zé Eduardo. Ele tocou para Miqueias na direita que cruzou rasteiro e Salatiel chegou batendo no canto, tirando do zagueiro que se atirou na frente. A bola passou raspando o poste. “Vocês sempre vão me ouvir falar de equilíbrio. Quando você não cria situações de gol, é preocupante. O que não é o nosso caso. Temos criado chances de gol. Temos que fazer com que as nossas tomadas de decisões sejam as melhores possíveis. Porque as jogadas estão saindo” explicou Alberto Valentim. No início do segundo tempo, num dos poucos ataques do América, marcaram o gol. O VAR chamou o árbitro e foi anulado pelo impedimento na origem da jogada. O Ituano voltou a atacar com a entrada de Neto Berola. Logo no primeiro lance, ele pegou de voleio um cruzamento de Miqueias. E num contragolpe pela esquerda, Berola fez boa jogada, tocou para Salatiel no segundo pau. Walber devolveu para a área e Vini Paiva finalizou de primeira. A bola passou por cima. “Estamos nos fortalecendo. Esses jogos estão mostrando que a confiança no grupo voltou. Estamos evoluindo. Temos que manter a guarda alta e repetir as coisas boas que estamos fazendo. Hoje (terça) nós treinamos pela manhã. Fomos para o campo pela manhã. Treino leve, mas executando as jogadas que tínhamos em mente. E elas saíram. Mentalizar e transferir muito do nosso dia a dia para os jogos. Nós vamos surpreender” afirmou Alberto Valentim.

Após o empate, o gestor Juninho Paulista corroborou com a ideia da evolução do time nos últimos jogos. Mesmo reconhecendo o mal 1º turno na Série B. “O momento é ruim, mas não nestes últimos jogos. Desde o segundo tempo contra o Santos, o time reagiu. Principalmente na parte de comportamento. De ser competitivo. Nós fomos nestes jogos. Somente com esse espírito que vamos sair desta situação que nós nos colocamos. Nós fizemos algumas mudanças. Alguns jogadores saíram. Entendemos que para trazer o jogador temos que ter segurança que vai dar certo. Estamos sendo bastante criteriosos nas escolhas. Foi assim com Marcinho, Guilherme e Xavier. São jogadores que chegam para ajudar. Hoje tivemos a oportunidade de ver o Marcinho e o Guilherme que fez uma boa estreia. Ainda temos os jogadores que estão no DM se recuperando e estão voltando. A expectativa para o 2º turno é bem mais otimista que nós estávamos” comentou o gestor Juninho Paulista.  O atacante Zé Eduardo, autor de dois gols na competição, concorda. “Se você observar em campo é outro jogo. Estamos com a confiança lá em cima. Vamos manter ela e conseguir a vitória na sexta feira” afirmou Zé Eduardo. Faltam dois jogos para terminar o 1º turno. Vila Nova nesta sexta no Novelli e na semana que vem o Amazonas em Manaus. Com a volta da confiança, a expectativa é de recuperação no 2º turno. “Isso já aconteceu aqui em 2022 quando fizemos um 1º turno horroroso e depois chegamos na última rodada brigando com o Vasco pelo acesso. A gente pode repetir isso. É uma questão de confiança. Nos últimos jogos a confiança está retornando. Temos esperança para o 2º turno que será bem diferente do que foi até aqui. Tem que ser diferente” afirmou o gestor Juninho Paulista.

Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol

Fotografia

24/julho


Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.