O jogo que abriu a 13ª rodada da Série B agradou a todos no estádio Rei Pelé, em Maceió. O empate com 4 gols e o futebol ofensivo do anfitrião CRB e do visitante Ituano fez com que o torcedor não soubesse até o apito final quem seria o vencedor. Com o empate, o vencedor foi o bom futebol das duas equipes. “Eu esperava uma grande partida e realmente foi. Pela maneira que as duas equipes jogam. Pela intensidade e pela maneira de propor o jogo. Conseguimos fazer um gol, sair na frente. Infelizmente depois pela velocidade do jogo, até pela maneira que nós jogamos e também alguns erros nossos, acabamos proporcionando o primeiro gol deles e logo em seguida o segundo. A nossa visão foi continuar jogando para frente e buscando o gol. Foi isso que fizemos, melhoramos na partida e conseguimos empatar. É um ponto muito importante. Saio satisfeito daqui pelo comportamento da minha equipe” analisou o técnico Márcio Feitas na coletiva após a partida. O Ituano saiu na frente com gol do artilheiro Paulo Victor. Sofreu a virada no final da primeira etapa e buscou o empate na metade do segundo tempo com o atacante Quirino. “Sempre é muito difícil jogar contra o CRB aqui em Maceió. Nossa equipe conseguiu jogar mais na frente, pressionando, mesmo dentro da casa deles. Mesmo sofrendo dois gols, não deixamos de correr e partir para cima. No segundo tempo seguimos igual, conseguimos o empate, e tivemos até chance de sair com a vitória. Nosso time está de parabéns pelo ponto conquistado fora de casa” comentou Quirino. Com um ponto conquistado, o Ituano subiu uma posição. Agora está em 12º com 15 pontos. Um a mais que o CRB que também tem a mesma pontuação.
O Ituano viajou para Maceió sem o meia Eduardo Person, suspenso pelo 3º cartão amarelo. Além desta alteração obrigatória, Márcio Freitas promoveu mais duas mudanças que deixaram o time mais ofensivo. Começaram jogando os meias José Aldo e Carvalheira, com três atacantes à frente. E claro, um período para treinar e aprimorar. “Tivemos 11 dias de treinos, e comento sempre com eles. Todos têm que estar preparados porque a oportunidade vai acontecer. Hoje por exemplo optei pelo Alejandro Viniegra. Independentemente de quais atletas estão fora, importante é que aqueles que entram devem continuar fazendo aquilo que vimos hoje. Entrar com a mesma intensidade, velocidade com bola ou sem bola, para continuarmos jogando da mesma forma” explicou Márcio. O primeiro gol saiu aos 13 minutos. José Aldo tocou na direita para Hélio Borges que fez o cruzamento. O goleiro Diogo rebateu e Paulo Victor esticou o corpo no ar e conseguiu tocar para dentro do gol. Ele marcou seu 4º gol na Série B. Logo depois o Ituano teve a chance de fazer o segundo gol. Iury fez o cruzamento, o goleiro Diogo desviou e Viniegra pegou o rebote e finalizou por cima. Antes do intervalo, em dois contra-ataques, o CRB conseguiu trocar passes rapidamente e chegou aos dois gols e a virada. O primeiro com Renato após cruzamento rasteiro pela esquerda. E depois com Renato devolvendo a tabela para João Paulo que conseguiu fazer o segundo gol do time de Maceió.
Para o segundo tempo, o lateral Pacheco, voltando de lesão, entrou e já incomodou o goleiro do CRB. Aos 9 acertou uma bomba no gol. Um pouco antes, Saraiva tinha finalizado, para outra defesa do Diogo. O time alagoano também incomodava. O goleiro Jefferson Paulino fez duas grandes defesas aos 13 e 14 minutos. O primeiro num chute de fora da área, numa finalização que tentou encobri-lo. Com um tapa conseguiu desviar. E a outra num cabeceio para o chão. Jefferson teve a percepção exata para evitar o gol. Foi neste momento que entrou Quirino para jogar ao lado de Paulo Victor na frente. “São situações que a gente trabalha nos treinamentos para que a gente continue com ofensividade. Paulo Victor e Quirino são dois atacantes rápidos e que sabem pressionar. São dois jogadores que sabem fazer o segundo atacante do time. Estas mudanças no segundo tempo nos ajudaram. No meio tínhamos o José Aldo e o Carvalheira que são meias, com qualidade e força. Foi assim que chegamos ao empate. Nosso jogo sempre será para frente. Poderíamos ter feito o terceiro, mas também podíamos também ter sofrido o terceiro gol” disse Márcio Freitas. O gol de empate saiu aos 21 após um passe de três dedos de Saraiva. A bola passou no meio dos zagueiros e encontrou Quirino. Ele ajeitou e bateu forte no canto. Jogo empatado com os dois gols dos artilheiros do Ituano. “É uma ideia do professor. Vamos jogar num sistema mais ofensivo. Trabalhamos durante a semana. Eu junto com o Quirino lá na frente. Demos uma boa movimentação a equipe. Vamos continuar evoluindo” disse Paulo Victor que chegou ao seu 6º gol na temporada. Ele também comemorou o ponto conquistado. “Numa competição como a Série B, jogando fora de casa, e ainda mais como foi a partida. Temos que valorizar este ponto conquistado” disse Paulo Victor.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Francisco Cedrim
Fotografia
22/junho