Neste sábado começa a fase de quartas de final do Campeonato Paulista nas categorias sub 15 e sub 17. Dos 8 clubes, cinco classificaram as duas equipes. Além do Ituano, Palmeiras, Corinthians, Santos e Ferroviária. O Ituano chega pela segunda vez com as duas categorias. O sub 15 chegou em 2014 e o sub 17 chegou em 2019. Agora a definição será em dois jogos. O conhecido mata mata. É outra realidade para os jovens times que jogaram as três fases anteriores em grupos. “Estou conversando com eles desde a reapresentação. Devemos mudar a chave porque será um outro campeonato. Serão dois jogos decisivos. Os detalhes farão a diferença. Não se permite erros. Temos que ser eficientes. E eficazes. Temos que aproveitar as oportunidades para marcar para conseguirmos um bom resultado em Itu. Mesmo que seja um empate” lembrou Vanderlei Domingos, técnico do sub 17 que recebe o Santos, no Tatizão, a partir das 10 horas. O sub 15 faz sua estreia fora de casa, em Porto Feliz, contra o Desportivo Brasil. Adversário tradicional na base desde 2011. Mesmo no sub 15, há um clima de rivalidade. “Tem sim esse clima. Temos alguns jogadores que no ano passado estavam no Desportivo. Até pela proximidade das duas cidades. Há sim um clima de rivalidade. Precisamos estar atentos para não ter exagero” lembrou Chico Elias, técnico do sub 15.
O Ituano sub 17 fez 42 pontos e a 7ª melhor campanha no geral. Vai enfrentar o Santos que fez 55 pontos e a 2º melhor campanha no geral. O ataque do Ituano é o 6º mais positivo com 55 gols marcados. Enquanto o Santos tem o 3º melhor ataque com 74 gols. “Acredito que será um jogo muito disputado. Os dois times jogam ofensivamente. O Santos é uma equipe eficiente e de qualidade. Tem um time perigoso. Nós também temos qualidades individuais com um coletivo forte” comentou Vanderlei Domingos. Dentro do atual elenco, são 4 atletas que começaram no sub 15 e tem mais de 40 jogos na base do Ituano. Lateral direito Gui Alves (46 jogos), zagueiro Gabriel William (47 jogos), meio campo Marcos Renan (43 jogos), e o artilheiro Gabriel Haruki com 43 jogos e 22 gols. Neste Paulista, Haruki marcou 13 gols em 20 jogos. Ele é o 5º artilheiro na lista do campeonato. “Somos uma equipe ofensiva e não vamos mudar o jeito de jogar. Eles já estão com essa mentalidade. Há uma sincronia. É uma equipe que propõe o jogo. Mas, sem esquecer que será uma decisão” afirmou Vanderlei Domingos.
O Ituano sub 15 fez 51 pontos e a 4ª melhor campanha no geral. Vai enfrentar o Desportivo Brasil que fez 48 pontos e a 5ª melhor campanha. Mesmo sendo pequena a diferença entre os dois clubes, a boa campanha na competição com 16 vitórias em 22 jogos até aqui, fortalece o elenco. “O time chega com uma confiança muito grande. Conquistamos bons resultados não só em casa, mas também fora de Itu. Isso fortaleceu mentalmente o grupo. Eles estão mais maduros. Vamos jogar em Porto Feliz sem medo” afirmou o técnico Chico Elias, técnico do sub 15. O Ituano marcou 47 gols e tem o 6º ataque mais positivo. Enquanto o Desportivo Brasil marcou 62 gols e tem o terceiro melhor ataque. Só que a defesa do Ituano sofreu apenas 14 gols em 22 jogos. O goleiro Kauan Peres fez 19 jogos e em 9 jogos não sofreu gol. “Eu vejo um time muito equilibrado. Nosso ataque faz muitos gols. Quando assumi, minha preocupação era dar esse equilíbrio para que parassemos de sofrer gols. E tem funcionado. O time agora sofre poucos gols” explicou Chico Elias que assumiu o time na 5ª rodada da 2ª fase.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Fábio Pinto
Fotógrafo
25/setembro