Começou a reformulação para 2024

Postado em 03/12/2023
O zagueiro Claudinho foi o segundo atleta a renovar contrato para a próxima temporada.

De férias a partir do encerramento da Série B, o Ituano começa o planejamento para 2024. O Ituano terá novamente três competições. O Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e a Série B. “Nós temos o nosso planejamento. Nós sabemos até onde podemos chegar, em termos de contratação e em termos de buscar jogadores no mercado. Mas nós vamos iniciar o ano de 2024 já com uma identidade, já com uma maneira de atuar. Internamente, todos os atletas já entendem a maneira de como o Ituano vai jogar. Então, isso já é um passo importante para 2024. E aí, pontualmente, a gente vai poder contratar atletas no perfil que eu entendo. Com potência ou então jovens dentro do perfil que a gente busca, para que possamos fazer um 2024 melhor e buscar aí, porque não, um acesso ou de sempre pontuar e estar ali em cima da tabela. Mas eu acredito que esse ano de 2023 nos trouxe muitos ensinamentos para que em 2024 a gente não erre” explicou Márcio Freitas detalhando os ensinamentos aprendidos nestes 6 meses. “Primeiro que, quando eu falo em relação a ensinamento ou o que trouxe o Márcio treinador para o Ituano nesses 30 jogos que nós fizemos, é de implementar um trabalho, uma ideia e uma maneira de jogar. Processos aqui internamente e estimular os atletas a poder entender mentalmente, que primeiro, a gente consegue jogar da maneira que a gente vem jogando em qualquer lugar. Então isso, na soma de todos os jogos, o Ituano em nenhum momento deixou daquilo que eu sempre pontuo para eles que é de deixar de ter a nossa identidade. Negociar a nossa identidade. Em nenhum jogo a gente fez isso. Então, eu carrego e vejo o quanto isso é importante para uma sequência de 2024. E aí sim, trazer os atletas que com certeza vão ter uma adaptação mais rápida já naquilo que é o Ituano. E a gente sabe também que no ano que vêm, nós vamos jogar contra equipes que estudam a gente e vão ver como nós terminamos esse ano bem. A gente vê treinadores elogiando. A gente vê treinadores de Série A, que são meus amigos, vendo o quanto o Ituano mudou em relação a ideia, a propor. Então isso são frutos que a gente está colhendo em pouco tempo. E acredito que ano que vem nós iremos colher mais” afirmou Márcio Freitas.

 

O executivo de futebol, Beto Souza, logo nesta primeira semana, renovou o contrato de dois atletas titulares na campanha deste ano. O goleiro Jefferson Paulino assinou contrato até o final de 2025. “Fiquei muito feliz em ver o projeto que me foi apresentado. Dois anos de contrato me deixou muito lisonjeado. Hoje em dia é muito difícil você ter uma identificação com o clube. Passa por muitas coisas. E nas minhas entrevistas sempre frisei a forma que como eu me sentia vestindo a camisa do Ituano. As pessoas sempre me respeitaram muito. Essa renovação para mim e para minha família é um motivo de muito orgulho. De poder estar juntos nestes próximos dois anos e planejar o futuro. Que as próximas temporadas sejam menos sofridas como foi esse ano. E que possamos ter muitas coisas boas para celebrar. Pelo trabalho do Márcio e também pelo retorno do Juninho. São várias coisas positivas que me fizeram não pensar em outra coisa. O Ituano está na frente de muitos outros clubes. Espero que nestes próximos dois anos sejam de muita alegria e que a gente possa entregar tudo aquilo que o clube espera e também o nosso torcedor” comentou Jefferson Paulino que chegou ao Ituano há um ano e meio. O zagueiro Claudinho também renovou o seu contrato por mais uma temporada. “Quando cheguei ao clube tinha objetivos pessoais. Acho que consegui atingir os meus. O Ituano chegou às semifinais do Paulistão e às 4as de finais da Copa do Brasil. Na Série B foi um ano pesado, difícil, mas nos mantemos na competição. Fico feliz de ter ajudado ao time e também feliz de ter renovado o meu contrato. Espero que no próximo seja um ano próspero para todos nós” comentou Claudinho que chegou no início da temporada e fez 38 jogos, marcou um gol e fez uma assistência.

 

Como acontece em todo o final de temporada em todos os clubes, os atletas que vieram por empréstimos, acabam retornando aos seus clubes de origem. Os reforços que chegaram na atual temporada com o final de contrato, buscarão novas oportunidades em outros clubes. Três atletas que entraram na história recente do clube se despedem do Ituano após um longo período, com títulos e acessos. Um deles é o lateral Pacheco que chegou em 2015 e retornou em 2019. Conseguiu o acesso da Série D, foi campeão da Série C, e do Troféu do Interior. “Quero agradecer a Deus por todo esse tempo no Ituano. Onde fui muito feliz. Tivemos muitas conquistas. Quero agradecer a todos do Ituano. Sem exceção. Desde a tia da cozinha até o presidente. Muito obrigado” se despediu Pacheco que fez 159 jogos, marcou 5 gols e fez 9 assistências. O zagueiro e capitão Rafael Pereira é outro que muito colaborou com o Ituano nestes últimos dois anos. Foram 81 jogos, um gol e uma assistência. Foi dele um dos gols na final do Troféu do Interior contra o Botafogo em Ribeirão Preto. “Fim de mais um ciclo. Nesses dois anos foram muitas alegrias, amigos e muito aprendizado. Muito obrigado! ”, agradeceu. E Lucas Siqueira também chegou no início do ano passado e muito colaborou com o time. Dentro e fora de campo pela sua liderança. “Sentimento de muita gratidão por tudo o que eu e minha família vivemos em Itu. Conhecemos pessoas que ficarão para sempre em nossos corações. Aproveito para agradecer ao Ituano e a todas as pessoas que movimentam o clube. Nos encontraremos nesse “mundão” do futebol”. Siqueira fez 73 jogos, marcou um gol e fez 3 assistências. O Ituano agradece a todos os atletas que vestiram a nossa camisa, e contribuíram de alguma forma para a melhoria e crescimento do clube. 


Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol

Fotografo

3/dezembro


Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.