Conheça o Ituano para a Copa São Paulo

Postado em 26/12/2022
Aluísio em último jogo treino de preparação.

O Ituano fez quase dois meses de preparação para disputar a Copa São Paulo 2023. O time encerrou sua participação no Campeonato Paulista sub 20 em 22 de setembro ao final da 3ª fase. O time foi o 10º colocado. No sub 17, o Ituano também chegou a 3ª fase e terminou na 11ª posição. Depois de um mês de férias, o elenco com atletas das duas categorias iniciou os treinamentos no final de outubro. Neste período realizou 10 jogos treinos. O último na sexta feira. Para o técnico Guilherme Talamoni, o Ituano está pronto. “O Ituano está preparado. Fizemos uma boa campanha no Paulista, e nesta fase de preparação, pudemos reforçar o elenco. Fizemos bons jogos treinos, principalmente contra clubes grandes de São Paulo. Inclusive com o profissional do Ituano” comentou Guilherme que está há um ano no clube. Ele começou a temporada no sub 17 e no meio do ano assumiu o sub 20. Sendo assim, ele trabalhou com todo o elenco. Tanto os atletas sub 20 como aqueles que subiram de categoria. Isso será importante para mesclar o time, pois serão jogos a cada três dias. “Com certeza! Os garotos estão bem fisicamente e muitos deles já conhecem a competição, porque disputaram a Copa em janeiro deste ano. Temos a base que disputou o Campeonato Paulista. Então muitos deles têm uma boa sequência de jogos e estão preparados” afirmou Talamoni.

No elenco de 30 atletas, tem 10 jogadores que disputaram a Copa São Paulo deste ano de 2022. Esta experiência de competição ajuda os dois terços restante do elenco que disputaram os Paulistas sub 20 e sub 17. “Além destes terem jogado a Copa São Paulo, eles também jogaram o Paulista. Chegamos na 3ª fase e fazendo bons jogos, inclusive contra os grandes. O goleiro Wesley retornou do Corinthians sub 20 e ele traz esta bagagem de experiência para cá. Também temos o Madison que está aqui desde o sub 15. Com muitos jogos e experiência. São garotos que trazem segurança e confiança para a equipe” explicou Guilherme Talamoni. São 17 atletas que disputaram o Paulista sub 20, 6 atletas que disputaram o 17 e fizeram jogos no sub 20. E mais três atletas que subiram do sub 17. Fora esses, o Ituano ainda contou com os retornos do goleiro Wesley do Corinthians, onde foi vice-campeão Brasileiro sub 20. E do atacante Kayque Nabesina, emprestado ao Flamengo e que retorna com boa experiência de intercâmbio. E mais dois atletas chegaram ao Ituano como reforço para a temporada, há tempo da inscrição. O zagueiro Renan que jogou na Ponte Preta. E o meio campo Pedro Barbosa, que jogou no Santos.

O Ituano participou pela primeira vez da Copa São Paulo em 1996 na sede de Americana. Foram mais 4 participações até que a partir de 2014 passou a disputar consecutivamente. Esta seria a 10ª participação seguida se não fosse o ano de 2021 que não foi realizado por causa da pandemia. No ano passado, o Ituano jogou em Suzano contra o time local do União, o Fortaleza, clube do Nordeste, e encerrou contra o catarinense do Concórdia. Em 2023 há algumas coincidências. O Ituano vai jogar em Porto Feliz e faz sua estreia contra o clube local do Desportivo Brasil no dia 4. Depois enfrenta o nordestino CRB de Maceió, e encerra contra o catarinense Camboriú. “É um grupo muito difícil. Vamos estrear contra o Desportivo Brasil que tem muita tradição nas categorias de base. Sempre montam bons times e é um clube que sempre chega. Nós já o conhecemos. O CRB é um dos maiores clubes das Alagoas e acreditamos que vão entrar forte na competição. E o Camboriú que é uma novidade. Mas sabemos que é um clube organizado e fez um bom Campeonato Catarinense. Estamos preparados para a Copa São Paulo” comentou o técnico Guilherme. Em 13 participações, a melhor colocação do Ituano foi em 2016 quando chegou as 4as de final. Em 2017 foi eliminado nas 8as. E desde 2018 o Ituano sempre chegou a 2ª fase.  

Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426

Ângelo Bernardes

Fotografo

26/dezembro

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.