De ponto em ponto. Quase lá!

Postado em 18/11/2023
Yann Rolim finalizou duas bolas no ângulo para grande intervenção do goleiro da Chape.

O jogo que abriu a penúltima rodada foi dramático. Ituano e Chapecoense precisavam da vitória para garantir vaga na Série B do ano que vem. Os três pontos garantiriam matematicamente o Ituano na Série B 2024. Os três pontos poderiam tirar a Chapecoense da zona de queda, mas não garantiria o clube catarinense para 2024. No 50o jogo do Ituano contra clubes catarinenses, o Galo de Itu repetiu pela 14a vez o resultado no Campeonato Brasileiro, repetindo a performance de 2006. Naquele ano, o time somou 14 empates e terminou na 10a posição. Desta vez, o quinto empate sem gols na competição, mantém o time na 14a posição. “Em relação ao jogo, sabíamos que seria difícil, até mesmo pela situação que a Chapecoense está na classificação. Seria um jogo tenso. Quero dar os parabéns para os torcedores que vieram ao Novelli. Nos motivaram. Seria um jogo de detalhe. Mais uma vez fizemos uma grande partida. E o goleiro deles fez grandes defesas. Poderíamos ter trabalhado um pouco mais a bola, quando ficamos com um homem a mais. Enfrentamos naquele momento uma Chapecoense se defendendo. Onde um empate naquela circunstância estava bom. O Ituano sempre vai propor o jogo. Não negociamos nossa identidade. Continuamos sendo verticais e intensos na partida. A bola teria que ter entrado” comentou o técnico Márcio Freitas. O goleiro Jefferson Aquino, que foi o capitão na partida, comemorou o resultado e aguarda o final da rodada. “Finalizamos muito mais na partida. Esse zero no placar passou pelo goleiro Airton que fez grandes defesas. Agora vamos aguardar o jogo de segunda. Dependendo do resultado, já estaremos garantidos para 2024” afirmou o goleiro Jefferson Aquino. O Ituano se despediu do Novelli Júnior com o melhor público da Série B. Foram 3.294 torcedores que apoiaram o time durante os 90 minutos e cantaram no final: “É Ituano!”

O jogo no primeiro tempo foi ofensivo com os dois clubes buscando o gol. A Chape teve as duas primeiras oportunidades no cabeceio de Henrique Dourado. O Ituano respondeu com mais precisão. Yann Rolim ajeitou da entrada da área e acertou o ângulo. O goleiro Airton fez a primeira boa defesa. Em seguida foi a vez de Person finalizar de fora da área. A bola desviou na defesa e saiu pela linha de fundo. O jogo ainda teve dois lances plásticos. Primeiro com Bruno Nazario da Chape acertando uma bicicleta. A bola foi na rede pelo lado de fora. Na sequência, foi a vez de Wesley Pomba tentar um voleio. A passou por cima. O primeiro tempo ainda teve outras três boas oportunidades do Ituano. Iury cruzou para o cabeceio de Cadorini. Mário Sérgio entrou na área pela esquerda e bateu cruzado. E aos 46, Saraiva recebeu na esquerda, tirou o marcador e bateu forte. Nestes últimos dois lances, o goleiro Airton fez a defesa. “Criamos muito volume no jogo, não faltou entrega. Fizemos um bom jogo. Tivemos muitas oportunidades. Faltou a bola entrar” explicou Cadorini na saída para o intervalo. No segundo tempo, a Chape só teve uma boa oportunidade de gol. Num contragolpe com Henrique Dourado para defesa segura do goleiro Jefferson Paulino que estava bem posicionado. Na parte final só deu Ituano. Com Hélio Borges finalizando de fora da área. Com Yann Rolim após receber passe de Emerson Urso. Ele ajeitou e bateu forte. Aos 45 com José Aldo que chutou forte da entrada da área. E no último minuto, novamente com Saraiva, que cortou para dentro e bateu. Em todos os lances, a participação do goleiro Airton que evitou o gol. “Hoje o goleiro deles estava numa noite bem inspirada. Nas nossas finalizações acertamos o gol. Eles estão treinando e fazendo o melhor que eles têm. Tivemos finalizações com Cadorini, Person, Saraiva, Wesley e o Yann. Vamos continuar trabalhando. O volume que estamos criando e o número de finalizações é bom. Mas, a efetividade não é aquilo que nós esperávamos” explicou Márcio Freitas.  

Com o empate, o Ituano chegou a 41 pontos. Se mantém na 14a posição. O jogo contra a Chapecoense abriu a penúltima rodada. Ao contrário da última, onde os dez jogos acontecem no mesmo dia e horário, a 37a rodada foi distribuída em 4 dias. O jogo que fecha a rodada será entre Sampaio Corrêa e Avaí na segunda à noite. O empate neste jogo, garante o Ituano na Série B em 2024. Após a partida com a Chapecoense, ficou o sentimento de missão “meio” cumprida. “Foi um jogo bem disputado, com as duas equipes precisando do resultado positivo. Ficamos chateados com o empate. Jogando em casa no último jogo do ano com mais de três mil torcedores. Não gosto de empatar, eu gosto de ganhar. Infelizmente saímos com o empate. Ainda temos a possibilidade de escapar nesta rodada, temos que torcer por resultados. Tem tudo para dar certo” afirmou Eduardo Person na zona mista. O técnico Márcio Freitas também falou sobre esse misto de sentimento. “Foi um jogo tenso onde ninguém poderia errar. Acredito que quem marcasse o primeiro gol, sairia vencedor. Fizemos um grande jogo e espero que a gente continue nesse caminho” prometeu Márcio Freitas. A última rodada está marcada para o próximo sábado, dia 25, às 17 horas. O Ituano jogará em Florianópolis, contra o Avaí no estádio da Ressacada. “A confiança que tenho nos atletas e o que eles vêm fazendo durante os treinos da semana, nos proporciona a jogar desta forma contra o Sampaio, contra a Chapecoense e contra o Avaí em Florianópolis. Mais uma vez naquilo que entendo que o Ituano deva jogar forte, para frente, vertical e pressionando. Somos a equipe que mais pressiona no campeonato. Não é fácil jogar assim. E ainda mais num momento de insegurança porque o resultado não acontece. Isso me dá segurança. Não será diferente nessa semana. Vamos seguir trabalhando também os detalhes para fazer a bola entrar” afirmou o técnico Márcio Freitas.

Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol

Fotografo

18/novembro


Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.