Os 1.846 torcedores que foram ao Novelli Júnior no sábado à noite tinham a mesma expectativa. O Ituano vem de uma boa vitória contra o Corinthians e deve repetir a mesma performance contra o Guarani que não havia vencido neste Paulista. E do lado do Bugre, o time tinha um ponto e precisava reagir. Seria um jogo aberto com gols. O Ituano criou, mas os gols só saíram do lado campineiro que venceu por 3x0. Devolvendo um dos dois placares de 3x0 que o Ituano aplicou nos Paulistas de 2021 e 2022. “O futebol é surpreendente. Depois do jogo que fizemos contra o Corinthians, tão bem conectados, com boas tomadas de decisão, com volume e chegando ao ataque, hoje fizemos, principalmente com a bola, exatamente o contrário. Tomamos algumas decisões erradas, nos desfazendo da bola e eu comentei na preleção e no vestiário. O Umberto é um treinador que tem toda a qualidade para construir e fazer as movimentações ofensivas. Eu avisei que quem ficar mais com a bola, vai sangrar o adversário. Infelizmente hoje a gente se desfez da bola e possibilitamos que saíssem os gols. Independente com quem você joga. Com o Corinthians, ou com o Guarani, a gente não pode fazer o contrário daquilo que treinamos para ter volume. Chegamos ao ataque, criamos chances, mas não fizemos os gols. Da minha parte tenho que conscientizar que temos uma equipe técnica, e que não podemos desfazer da bola quando chegarmos na área. Hoje nós pecamos neste aspecto” analisou o técnico Márcio Freitas. O capitão na partida, o meio-campo José Aldo concorda. “Tem certas coisas que a gente não controla. Depois do bom jogo contra o Corinthians, viemos para essa partida com a mesma proposta. Manter o que deu certo. Neste jogo cometemos alguns erros que não são normais e o Guarani foi feliz em aproveitar essas chances” disse José Aldo.
Mais ambientado no time, Thonny Anderson foi o destaque no primeiro tempo ao finalizar três vezes para o gol do Guarani. A primeira aos 8, da entrada da área, para defesa parcial do goleiro Douglas. A segunda, aos 15, quando ele após receber de Kauan na esquerda, entrou na área e bateu cruzado, pelo alto. E a terceira após escanteio, ele cabeceou por cima do travessão. O Guarani também criou chances. Colocou uma bola na trave aos 10 e na sequência, Bruno Mendes finalizou na rede, pelo lado de fora. Até que aos 40, Reinaldo recebeu na entrada da área, e abriu o placar para o Guarani. "Tivemos chances de abrir o placar, mas eles foram eficientes. Vamos para cima” disse Thonny Anderson na saída para o intervalo. No retorno para o 2º tempo, o Guarani fez o segundo gol numa cobrança de falta no ângulo. O técnico Márcio Freitas mexeu no meio campo em busca do equilíbrio com as entradas de Miqueias e Jean Pyerre. A reação não veio e no contragolpe o Guarani fez o 3x0 aos 24 minutos de jogo. “Quem domina melhor a bola no meio-campo, faz com que o adversário se desgaste mais. Hoje o Aldo se desgastou, o Yann se desgastou, o Thonny foi mais lúcido com a bola no pé. O Person chegou a momentos de desgaste. Quando temos o quarteto do meio e com a bola se desfaz, a nossa exigência física será maior. Existem momentos que vamos ser verticais, e existem momentos que vamos obrigar que o adversário venha nos pressionar para rompermos e chegarmos melhor ao ataque. O meio campo do Guarani comandou hoje porque demos a bola para eles” explicou Márcio Freitas. “Eles aproveitaram o nosso erro. A intensidade, os dois times tiveram. Hoje em dia é muito parelho entre as equipes. Acredito que foram os erros que nós cometemos e eles aproveitaram as oportunidades” afirmou José Aldo.
Nesta semana o Ituano ganhou um dia a mais para se recuperar e treinar. O próximo compromisso será na quinta, em Novo Horizonte. “Temos que que pegar o que fizemos melhor contra o Corinthians. Onde entramos mais ligados. Vamos trabalhar isso para o jogo de quinta. Acredito que vamos fazer um bom jogo e buscar pontos” afirmou o atacante Cadorini na zona mista. O técnico Márcio Freitas acredita na reabilitação do Ituano, assim como foi após a derrota na estreia. Há confiança. “Assim como falei em outras oportunidades, nós vamos para Novo Horizonte para buscar a vitória. Isso é do Ituano. Nós tivemos um resultado que não esperávamos contra o São Bernardo, e lutamos e brigamos pela vitória contra o Corinthians. E não será diferente na quinta contra o Novorizontino. Temos um dia a mais para nos preparar. O momento para acertar algumas coisas. Vamos sempre buscar a vitória como fizemos no ano passado. Vocês lembram do jogo contra o Sport e o nosso comportamento sempre foi o mesmo. Não será diferente. Falo cada vez mais internamente para que todos possam entender como é nossa identidade” avisou Márcio Freitas. Nesta 3a rodada do Campeonato Paulista, ninguém venceu no grupo A. Apenas o Santo André somou um ponto. Santos tem 6 pontos, com Portuguesa e Ituano empatados com 3 pontos. Novorizontino e Ituano fecham a 4ª rodada na próxima quinta, às 19 horas, no Jorge Ismael di Biasi, em Novo Horizonte. “Vamos nos reapresentar a mil por hora. Virar a chavinha. A conversa e o diálogo sempre vão existir para que o quanto antes a gente possa corrigir e assim a gente voltar a vencer” afirmou Márcio Freitas.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Miguel Schincariol
Fotógrafo
28/janeiro