Após três anos, o Ituano voltou a perder para o Guarani. Neste período foram 6 jogos com 4 vitórias. Tanto no Novelli como no Brinco de Ouro. Mesmo na derrota desta sexta à noite em Campinas pela Série B, teve uma similaridade com os outros jogos. O Ituano jogou sempre melhor. Só que desta vez perdeu por 1x0, em pênalti marcado nos acréscimos da primeira etapa. Nem sempre a performance está aliada ao resultado. “Nós tivemos o jogo controlado. Do começo ao fim. Controlamos todas as ações. Fico muito feliz quando a equipe tem desempenho. Hoje só não tivemos o resultado porque faltou a precisão na finalização. Nós criamos inúmeras oportunidades, fomos melhores que o Guarani. Sim. A gente merecia a vitória, não era nem o empate. Mas, não tivemos a capacidade no momento da finalização para fazer o gol. Saio em paz porque a equipe desempenhou um bom futebol, e me dá muita confiança, para mim, para os atletas e para a diretoria e torcedores na sequência da competição” comentou Gilmar Dal Pozzo. Ao final da partida, foram 23 finalizações do Ituano contra 8 do Guarani. “Criamos muito volume de jogo. Foi a melhor partida desde que cheguei ao Ituano. Estamos no início do campeonato. Ainda tem muitos jogos pela frente. Acredito que o time está se encaixando, melhorando cada vez mais. Agora são os detalhes. Caprichar um pouco mais nas finalizações para sairmos com a vitória” afirmou o atacante Bruno Xavier. Esta foi a segunda derrota no Brasileiro. As duas foram fora de casa.
O lance que definiu a partida aconteceu aos 47 do primeiro tempo. Numa disputa dentro da área, o zagueiro Carlão conseguiu interceptar a finalização do atacante do Guarani que caiu. O árbitro marcou o pênalti e o lateral Diogo Matheus cobrou para marcar o único gol da partida. Se o Ituano já tinha o controle do jogo, a partir da segunda etapa aumentou a pressão. Logo no primeiro minuto em finalização de Paulo Victor após cruzamento de Person. Em falta ensaiada, Person tocou para Paulo Victor que recebeu dentro da área. Finalizou cruzado e o zagueiro colocou para escanteio. Aí veio a lesão do goleiro Tony. O que poderia melhorar para o Ituano, não aconteceu. Estreou o goleiro Pegorari que terminou como destaque. Ele evitou em dois lances seguidos com Quirino e Bruno Xavier o gol de empate. Em outro momento, o zagueiro salvou o gol em finalização de Paulo Victor. Até num cabeceio para o chão, na tentativa de surpreender não deu certo. O ex-goleiro do Ituano recebeu elogios do atual goleiro Jefferson Paulino. “A gente precisa se apegar ao desempenho que não foi ruim. Entregamos empenho, técnica e competitividade. O futebol é imprevisível, muitas vezes não conseguimos explicar, mas quero deixar os meus parabéns ao Pegorari, que entrou no segundo tempo e fez defesas importantes. Vamos buscar reencontrar o caminho das vitórias” falou Jefferson Paulino ao final da partida.
O Ituano volta a campo na próxima quarta contra o ABC de Natal. O Galo de Itu volta a jogar no Novelli Júnior onde estreou na Série B com uma vitória contra o Ceará. Voltar a jogar em casa e voltar a vencer para subir na tabela de classificação é o pensamento de todos. Sem esquecer a performance. “O desempenho é muito importante. Claro que todos querem a vitória e começar pontuando bastante. Só que ao longo da competição o que vale mesmo é a consistência. Você atuando bem, estando melhor no jogo, você estará mais próximo da vitória. E com as vitórias você terá consistência” lembrou Bruno Xavier. O técnico Gilmar Dal Pozzo, satisfeito com o desempenho em Campinas, confia no crescimento do time. “Vamos pensar jogo a jogo. Primeiro vamos buscar os 45 pontos, que é o primeiro objetivo do clube. A permanência na Série B. Hoje eu queria muito o resultado, mas também queria o desempenho. Então é um processo. Avançamos mais alguns centímetros. E isso nos dá confiança. Para o técnico, mas também para os jogadores. Faltam 35 rodadas. Jogando desta maneira, e melhorando ainda mais, principalmente no último terço do campo, a probabilidade é grande de fazermos um bom campeonato e seguro que é o que queremos” afirmou o treinador. Para os atletas, o pensamento é igual. “Houve uma melhora muito grande hoje. Acredito que demos um passo muito importante em questão de produção. As derrotas fazem mal, mas o nosso grupo é trabalhador e competitivo. Com o tempo e nosso trabalho, as vitórias vão vir” disse Bruno Xavier que marcou seu gol na estreia da Série B.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Miguel Schincariol
Fotografo
29/abril