Até aos 44 minutos do segundo tempo, o Ituano perdia para o Santo André no estádio Bruno Daniel por 2x0. O clube do ABC tinha o controle da partida debaixo de um sol escaldante, num gramado sintético, que potencializa o calor. Três minutos depois, os jogadores e comissão técnica do Ituano comemoravam o empate heroico em 2x2. “Pelo espírito que a gente apresentou no jogo, o empate foi merecido. Mesmo com um a menos, o time seguiu buscando o gol. Isso enaltece esse empate. Foi sofrido sim. O resultado veio nos acréscimos. Quando a placa levantou os 4 minutos, estávamos atrás do placar. O empate foi merecido”, explicou o técnico Chico Elias, quase sem voz. O experiente zagueiro Luiz Gustavo foi o autor do gol de cabeça, que determinou o empate na partida aos 47 minutos. “Com certeza o empate foi justo. Quero parabenizar pela entrega do grupo. Pela garotada que entrou. Esse é o espírito que a gente cobra todos os dias nos treinamentos. Que cheguem no jogo e que estejam mais preparados possível, para que deem conta do recado. Todos que entraram estão de parabéns. Jogaram juntos com quem estava no banco. Isso é muito importante nesta reta final para que possamos buscar a classificação”, explicou o zagueiro Luiz Gustavo, que terminou como capitão da partida, na substituição de Neto Berola. Com o ponto conquistado, o Ituano chega a 14 pontos após 10 rodadas. E está na 8ª posição.
O Ituano começou ameaçando com o jovem Razera, titular pela primeira vez. De um lado, Razera incomodava a defesa do Santo André, do outro o veloz Neto Berola incomodava ainda mais. Aos 29, ele bateu uma falta venenosa, que quase surpreendeu o goleiro. Só que aos 32, Rafael de cabeça, abriu o placar para o Santo André. O segundo tempo começou pior para o Ituano. Com 5 minutos, o zagueiro Erik fez uma falta, impedindo um contragolpe. Recebeu o segundo amarelo e foi expulso. O técnico Chico Elias teve que arrumar o time. Colocou o jovem Nathan, no lugar do volante Daniel. E substituiu Razera por outro jovem, Matheus Maia. Aos 33, veio o segundo gol do Santo André com Alexiel. Mesmo com o placar adverso, Chico Elias colocou mais um atacante. Promoveu a estreia do Nicolas que veio do sub 20. Aos 44, ele cobrou escanteio e Nathan diminuiu. Uma jogada treinada na Copinha. “Ali é algo muito treinado desde a Copinha na bola parada O Chico sempre pediu para bater fechado no primeiro pau. A gente sempre trabalha isso. Já tinha acontecido no primeiro tempo. Quando eu entrei, acreditei no lance, antecipei o goleiro e pude fazer o meu primeiro gol no profissional”, contou Nathan. Aos 47, outro escanteio, agora pela direita. Dal Pian cobrou na cabeça de Luiz Gustavo que antecipou dois zagueiros. “Um jogo assim, com dois gols no finalzinho, motiva ainda mais. Podem ter certeza que a gente vai lutar até o fim para estarmos entre os 8 melhores e conseguir o acesso que é o que almejamos na competição”, disse Luiz Gustavo.
O empate foi conquistado com muitas situações adversas. A expulsão aconteceu no início do segundo tempo. E o técnico Chico Elias só teve dois minutos para falar algo na parada para hidratação e com as alterações. “A gente viu durante o segundo tempo que o cansaço bateu. É difícil correr com um a menos com esse sol. A entrega dos jogadores foi incrível. O que motivou também foram as alterações para frente, ofensiva. Mesmo com um a menos, fomos para cima, colocando atacantes. Os jogadores sentem que não aceitamos o resultado. E que não nos acomodamos. Por isso lutamos até o final”, comentou Chico Elias. Os atletas mais experientes também ajudaram nesta motivação em campo. ”É bem difícil jogar aqui, num gramado sintético, que não estamos acostumados, ainda mais neste horário. Nós tentamos passar o máximo para eles na conversa, para que nós sofrêssemos menos. Procuramos jogar bem postado, fazendo o simples e fomos coroados no final”, afirmou Luiz Gustavo. Os mais jovens vão aprendendo e começam a assimilar. “Sabemos das dificuldades do campeonato. Hoje num campo difícil que nós não estamos acostumados. Um calor forte às 3 horas da tarde. Entramos concentrados, mas durante a partida alguma coisa saiu do nosso controle e sofremos os gols. Seguimos firmes e acreditando. Agora temos um jogo em Itu, contando com o apoio da nossa torcida para conquistarmos os três pontos”, disse Nathan. O Ituano volta a jogar quarta, no Novelli Júnior, a partir das 19 horas, contra o Oeste.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Miguel Schincariol
Fotografia
16/fevereiro