Foram dez jogos sem vitória. Mesmo jogando bem e em alguns jogos merecendo um resultado melhor, o Ituano acumulou nestes dez jogos, 5 empates e 5 derrotas. Faltando duas rodadas para terminar a Série B deste ano, a vitória veio em um momento importante. Pois pela primeira vez ocupava a 15ª posição na classificação. O time, mesmo nesta sequência sem vitórias, alternou entre 13º e 14º lugares. Com gols de Mário Sergio e Eduardo Person, o Ituano venceu o Sampaio Corrêa por 2x1. “Na segunda feira estava em casa, e comecei a pensar no que houve no jogo com o Juventude. E veio uma voz. Se você retornasse agora como atleta para um jogo tão importante, o que gostaria de ouvir do seu treinador? Eu respondi para mim mesmo. Eu confio em você. Foi isso que fiz a semana toda com eles. E o que venho fazendo. Se existe mudança na escalação é porque confio no grupo. Hoje na preleção, disse para cada um deles, eu confio em vocês. Não somente eu, mas toda a comissão técnica também. Isso faz com que psicologicamente eles entrem em campo e possam suportar a pressão. Diante de um jogo tão importante. Os grandes vencedores são disciplinados até o último minuto. Falei para eles também, a mente forte faz com que o corpo reaja cada vez mais forte. Mais intenso e mais dinâmico. Tenho uma confiança muito grande neste grupo, o quanto antes essa vitória saísse seria melhor. Mas, saiu num momento importante. Fizemos um excelente primeiro tempo. Não é fácil estar no momento em que estamos e entrar com o time do jeito que a gente joga. Nosso ambiente é muito saudável” afirmou Márcio Freitas na coletiva após o jogo. O Ituano chegou a 40 pontos e retornou à 14ª posição. Repete neste 2º turno os mesmos 20 pontos do 1º turno. E ainda faltam dois jogos. “Embora a gente tenha dado um passo importante, a luta continua. O objetivo que temos ainda continua. Precisamos de mais uma vitória, de mais um bom resultado para colocar o Ituano na melhor posição possível neste campeonato” afirmou Mário Sérgio.
O jogo em Itu começou às 15hs30 com a temperatura nos 35 graus. Mesmo jogando contra um clube do Nordeste, acostumado ao forte calor, o Ituano começou atacando. Aos 15, Cadorini cabeceou para o gol após um cruzamento de Wesley Pomba. No minuto seguinte, Rafael Pereira lançou Pacheco na direita que preparou e fez um cruzamento no segundo pau para a entrada de Mário Sérgio voar de peixinho e marcar o gol. “Foi um gol no meu ponto de vista, do grupo. Consegui chegar na área no segundo pau como o Márcio quer. Divido esse gol com o pessoal da fisiologia, nutrição e da preparação física. Pois com um jogo às 15hs30 só consegue jogar se estiver bem fisicamente e bem preparado. E isso é graças ao Walmir, Farinha, Vinicius e o Uriel” disse Mário Sérgio dividindo a responsabilidade do gol. Aos 36, Wesley Pomba recebeu na direita, driblou o marcador e bateu cruzado. Na rede, pelo lado de fora. Aos 37, Person cobrou escanteio para o cabeceio de Rafael Pereira com muito perigo. Até que aos 41 saiu o segundo gol. Felipe Saraiva recebeu em velocidade, na esquerda, e puxou o contragolpe. Quando a defesa chegou, ele tocou para o outro lado onde estava o Person que ajeitou e antes de entrar na área, acertou de pé direito, uma bomba no canto. “Sempre bom fazer gol e dar assistência. O 10 vive disso. Sempre tem que que estar evidência. O número 10 te obriga a isso. É o número que o Pelé usava. Temos que saber da responsabilidade de usar esse número. Tenho 6 assistências e 5 gols e espero poder continuar ampliando meus números nestes dois jogos que faltam e ajudar o Ituano” explicou Person na zona mista com um sorriso pelo gol e pela vitória.
O segundo tempo começou ainda com forte calor e a temperatura dos 32 graus. Logo no início, Ytalo em jogada individual, conseguiu marcar o gol para o Sampaio Corrêa. O técnico Márcio Freitas junto com a comissão técnica, observou quem sentia mais o calor e começou as alterações. Até aos 23 minutos ele fez as 5 alterações autorizadas. O time do Maranhão, embora tivesse mais posse de bola na segunda etapa, não criou oportunidades claras de gol. A melhor chance aconteceu aos 35 quando Robinho finalizou de fora da área, para defesa segura de Jefferson Paulino. “O pessoal do Sampaio falou para nós que aqui está mais quente que em São Luís. O que fizemos durante a semana foi encurtar os treinos. Tem momento que não precisa ter excesso. Era importante ter o descanso. A parte nutricional fez sua parte. Tudo isso coopera para chegarmos aqui bem para este jogo. Quem coloca o jogo neste horário das 15hs30 não entra em campo. No segundo tempo eu falei para o Guilherme, o quarto árbitro, porque vocês não vão parar para hidratar? Ele disse que não havia necessidade porque estava 26 graus. Onde estava 26 graus? Corremos riscos em colocar o jogo neste horário. Felizmente conseguimos suportar e importante, conseguimos a vitória e vamos agora pensar no jogo com a Chapecoense” lembrou Márcio Freitas. “Pude fazer um gol numa partida decisiva e importante para a gente. Individualmente é um dos melhores anos de minha carreira como atleta. Vamos continuar firmes, porque ainda não estamos livres da parte debaixo da tabela. Mas, demos um importante passo com essa vitória/’ afirmou Eduardo Person. O Ituano volta a jogar na próxima sexta, num melhor horário, às 19 horas, contra a Chapecoense, no Novelli Júnior. Novo resultado positivo, e o time estará garantido na Série B do próximo ano.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Miguel Schincariol
Fotografo
12/novembro