O Ituano está usando nesta temporada o uniforme que faz alusão ao título Paulista de 2014. Neste período de dez anos, o Ituano acostumou a vencer os grandes clubes de São Paulo. São duas vitórias em 10 confrontos com o Palmeiras, são duas vitórias em 11 confrontos com o São Paulo. E são 4 vitórias em 12 confrontos com o Santos. Embora tenha eliminado o Corinthians nos Paulistas de 2014, na época do Mano Menezes, e nas 4as de final do ano passado, faltava uma vitória para o Ituano para simbolizar esse crescimento. Enfim, a vitória aconteceu depois de 16 anos. A última vitória do Ituano contra o Corinthians tinha acontecido em julho de 2007, no Pacaembu, por 2x1, com dois gols de Sorato. “Marcamos o Corinthians um pouco mais lá em cima. Não deixamos eles saírem jogando. O Person entende melhor seu posicionamento com bola e sem bola. O Jonathan também foi bem. Conseguimos segurar o Corinthians. Quando você joga contra uma equipe como o Corinthians, não pode entregar a bola fácil. Isso ainda aconteceu no primeiro tempo. No segundo tempo tivemos um pouco mais de volume e as coisas começaram a acontecer. E quando tivemos a oportunidade o gol saiu. O Jefferson também foi muito bem. O contexto do jogo foi esse. O Ituano com o elenco de qualidade que tem hoje, possibilita trabalhar assim. Hoje foi bom! ”, explicou o técnico Márcio Freitas. O Ituano venceu por 1x0, com gol do lateral Léo Duarte aos 42 do segundo tempo. “ A gente sabe da qualidade da equipe deles. Isso só deixa a nossa vitória maior. Sabíamos que teríamos que nos superar e conseguimos. Três pontos importantes e principalmente o ânimo após essa vitória” comentou Léo Duarte que marcou seu 3º gol pelo profissional e ganhou o troféu de Craque do Jogo.
O próprio Léo Duarte foi o responsável pela primeira jogada de perigo. Com um minuto ele cruzou na cabeça de Salatiel. Aos 9, Salatiel fez o pivô para Person avançar pela esquerda. Mesmo marcado conseguiu finalizar em diagonal com perigo. Aos 17, Pablo fez um cruzamento da direita, a defesa corintiana rebateu curto e Thonny Anderson pegou de primeira, para fora. Perto do final do primeiro tempo, o lateral Jonathan saiu lesionado para a entrada do atacante Marlon, 18 anos. E foi dele uma finalização com perigo aos 10 da etapa final. A bola sobrou na esquerda, dentro da área. Ele bateu pelo alto e a bola passou por cima do travessão. Logo depois o lance mais perigoso. Cruzamento da direita de Pablo, a defesa não consegue tirar e Salatiel finaliza da marca de pênalti e o goleiro Cássio fez um milagre, evitando o gol. Do lado do Ituano, Jefferson Paulino fez grande defesa aos 33 minutos. Quando o empate sem gols parecia inevitável, Jean Pyerre recebe dentro da área e com visão de jogo toca para trás e o destro Leo Duarte pegou de primeira. Tiro forte para superar o goleiro Cássio e determinar o gol da vitória. “Para ser sincero, eu nem pensei muito. Do jeito que a bola veio eu só acreditei no chute e que daria certo. Graças a Deus, fui feliz e a bola entrou” explicou Léo Duarte que na base já tinha sido o algoz do Corinthians. Nas quartas de final do Paulista sub-20, o Ituano eliminou o Corinthians nos pênaltis, no Parque São Jorge. No jogo de ida, o Ituano venceu por 2x1 com dois gols de Leo Duarte. Ele fez o primeiro de cabeça e no segundo, ele desviou um chute de Matheus Canhota. Além de ser recordista de jogos na base do Ituano, agora Leo Duarte começa a ser o carrasco do Corinthians.
O 7º maior público do Novelli Júnior, 14.688 torcedores puderam ver a vitória do Ituano contra o Corinthians. Ao final havia alegria pelo resultado positivo, e também pelo retorno do meia atacante Jean Pyerre após mais de um ano parado por problemas de saúde. Ele já havia ficado no banco contra o São Bernardo. Contra o Corinthians entrou faltando dez minutos e fez a assistência para o gol de Léo Duarte. “Hoje estou de um jeito que não consigo falar muito ou conversar. Hoje marca algo muito grande na minha vida. É um recomeço. Com relação ao grupo não tenho palavras com relação a tudo que estou vivendo aqui. Todos me abraçaram neste momento. Já vi a imagem dos meus pais chorando muito. Eles não desistiram de mim, quando eu já tinha desistido. Isso é o mais importante de tudo. Eu estou muito feliz aqui” falou emocionado Jean Pyerre após o jogo. “De dentro da área eu pude dar um passe para trás e saiu o gol. Feliz em poder ter participado diretamente da vitória. Não é qualquer equipe que vai tirar um ponto do Corinthians, o que dirá três pontos” explicou Jean Pyerre, de 25 anos. O técnico Márcio Freitas foi perguntado na coletiva sobre o retorno de Jean Pyerre. “Fico feliz porque é um jogador de muita qualidade. Eu tive uma conversa com ele, igual a todos que chegaram agora. Pude ver o quanto ele se sente feliz aqui em Itu. Vejo ele no dia a dia feliz. Disse a ele, que tudo tem o seu tempo para que você possa adquirir o ritmo. Mas, a qualidade ele já tem. Hoje ele demonstrou. Teve um momento que quis colocar antes. Com certeza vai aumentar a qualidade nossa dentro de campo. Espero dar todo esse apoio a ele. E que ele possa voltar a jogar como quando surgiu para o futebol” afirmou Márcio Freitas. No próximo sábado, mais um jogo no Novelli Júnior. Desta vez contra o Guarani, às 20 horas.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Miguel Schincariol
Fotografo
25/janeiro