Galo preparado para o desafio do acesso

Postado em 10/01/2026
O Galo fez os últimos preparativos no estádio Caetano Peretti, em Presidente Prudente

Pouco mais de 4 meses ou 133 dias ou 19 semanas depois, o Ituano Futebol Clube está de volta aos gramados para uma partida oficial. Começa em Presidente Prudente, neste sábado, 18h, a busca pelo acesso para a Série A1 do Campeonato Paulista, divisão que não frequenta desde 2024. Foram 23 campeonatos seguidos na primeira desde 2002.


O Galo precisa subir apenas um degrau em relação ao campeonato do ano passado para triunfar. Foi semifinalista e terceiro colocado em 2025. Para isso, manteve o técnico Mazola Júnior no comando da equipe e trouxe oito reforços escolhidos a dedo pelo treinador. “Tudo o que foi solicitado para a diretoria, foi cumprido. Quem ficou, ficou porque eu quis, quem veio, veio porque eu quis”, comentou o treinador.


Permaneceram no elenco os goleiros Saulo e Wesley, os zagueiros Carlão e Matheus Mancini, os laterais Thassio, Dal Pian e Tiaguinho, os volantes Lipe Gadol e Victor Reis, os meias Canesin e Felipe Muranga e os atacantes Bruno Alves, Neto Berola, Osman, Gabriel Razera e Zé Carlos. Da base, foram incorporados o lateral Lucas Dias, os meio-campistas Leo Souza e Stefanello, hoje disputando a Copa São Paulo, e o atacante Marlon Yan. O lateral-esquerdo Kauan Richard voltou de empréstimo ao Fortaleza e também compõe o grupo.


O Galo começou a reforçar o elenco no final de novembro, quando apresentou os volantes Marthã, de volta ao time após passagem pela Série B em 2024 e Nelsinho, que veio do vice-campeão da Copa Paulista, Primavera, além do zagueiro Leandro Sergipe, que chegou do Comercial. No final do mês e início de dezembro, mais três atletas integraram o elenco: o goleiro Lucas Wingert, o zagueiro Leo Coltro e o artilheiro Bruno Mezenga.


Perto do Natal, integraram o elenco o volante Guilherme Xavier, campeão da Série C pelo Amazonas, onde jogou duas séries B e o atacante Alason Carioca, que veio do Athletic, onde também teve um acesso na série C e jogou a última Série B. Xavier jogou a Copa Paulista de 2018 pelo Ituano.


“Estamos muito satisfeitos com os jogadores que trouxemos. Todos quiseram vir para o Ituano, alguns até com redução salarial”, contou o técnico Mazola, que procurou atletas que pudessem dar respaldo aos jogadores mais novos e também desempenhassem em alto rendimento nas competições que se iniciam. “Temos a certeza que esse equilíbrio nós conseguimos alcançar. Agora resta o time performar em campo”.


Além dos atletas, a comissão técnica do Ituano também teve reforço. Após subir o Paulista de Jundiaí em duas divisões do Estadual como treinador principal, o técnico Fausto Dias será o auxiliar de Mazola Júnior na temporada.


LONGA PRÉ-TEMPORADA


Do dia que Juninho Paulista e Mazola Júnior receberam os atletas no Novelli Júnior para o início dos trabalhos, 3 de novembro, até o último treino em 9 de janeiro, já em Presidente Prudente, passaram-se 67 dias. “A expectativa é a melhor possível. Já tem uns bons meses que estamos sem competição. Na minha visão foram contratados jogadores de qualidade. O grupo montado é muito bom. Vamos entrar com força nos dois campeonatos, na A2 e na C”, analisa um dos capitães do time, Matheus Mancini.


Neste período, o Ituano realizou seis amistosos: Itapirense, Capivariano, Rio Branco, Primavera, São Bernardo e Boavista-RJ mesclaram os desafiantes de diferentes divisões. O time também fez dois jogos-treino contra o Sub-20, que estava em preparação para a Copinha.


A logística da equipe também teve alterações. Nos jogos mais distantes em cidades como Taubaté e Lins, por exemplo, o clube viajará com dois dias de antecedência. Fato ocorrido logo na estreia hoje, em Presidente Prudente. “Isso vai ajudar bastante a amenizar o desgaste dessas viagens. Para não onerar o clube, abriremos mão da concentração dos jogos em Itu”, contou o técnico Mazola.


O Ituano lá atrás já pensava na competição. Tanto que foi o defensor da mudança de regulamento na segunda fase nas reuniões de elaboração do sistema de disputa. Ao invés dos mata-matas, dois grupos de quatro equipes cada se enfrentando em turno e returno vai aumentar o número de disputas. “Foi uma forma de premiar os times mais regulares, evitar o sistema de cobranças de penalidades máximas também”, contou o treinador.


Também fora dos gramados, a Federação Paulista anunciou um patrocínio coletivo da empresa de jogos online de esportes, Rivalo. Todos os times da competição terão a logomarca estampa nas camisas e o campeonato se chamará Paulistão A2 Rivalo.


A estreia do Ituano em seu 56º campeonato paulista – são 15 participações na segunda divisão – terá a transmissão do canal Metrópoles no Youtube. O restante da competição será mostrado pelo canal oficial do Paulistão e pela Ulisses TV.


ELENCO


GOLEIROS – Lucas Wingert, Saulo e Wesley, LATERAIS -Thassio, Lucas Dias, Dal Pian e Tiaguinho.


ZAGUEIROS – Carlão, Leandro Sergipe, Leo Coltro e Matheus Mancini.


LATERAIS – Dal Pian, Kauan Richard, Lucas Dias, Thassio e Tiaguinho .


MEIAS – Guilherme Xavier, Felipe Muranga, Fernando Canesin, Leo Souza, Lipe Gadol, Lucas Stefanello, Marthã, Nelsinho e Victor Reis.


ATACANTES – Alason Carioca, Bruno Alves, Bruno Mezenga, Gabriel Razera, Marlon Yan, Neto Berola, Osman, Gabriel Razera e Zé Carlos.

.



Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2026 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.