Goleada da eficiência

Postado em 10/08/2022

O Ituano aplicou no Sport Recife o maior placar entre os 19 confrontos contra clubes pernambucanos. Venceu por 4x1. Esta é a maior goleada da atual temporada. O time não marcava quatro gols desde outubro do ano passado, quando venceu o Paysandu por 4x1 na Curuzu pela Série C. Os gols marcados foram demonstrações de eficiência de toda a equipe. Kaio com assistência de Gabriel Barros. Rafael Elias fez dois gols de cabeça após cruzamentos de cada lateral. Na esquerda com Mário Sérgio e na direita com Raí Ramos. Para completar, o outro lateral esquerdo, Roberto entrou e fez o dele após passe do estreante Léo Ceará. “Hoje foi o jogo que menos tivemos posse de bola e desenvolvemos os princípios que eu passo para eles. Só que a gente foi extremamente efetivo. E efetividade tem muito a ver com a confiança do atleta. De saber explorar o local certo no momento certo, e de ter tranquilidade e lucidez na execução do seu gesto motor” explicou Carlos Pimentel falando sobre a eficiência do Ituano que chegou a 50 vitórias no seu 5o Brasileiro Série B. E a eficiência do ataque ultrapassou a barreira dos 50 gols em 2022. Agora são 51 gols em 38 jogos. Na Série B tem 27 gols e o 4º ataque mais positivo. Atrás de Cruzeiro com 29, e Grêmio e Sampaio Corrêa com 28 gols. Faltando 3 jogos para terminar a 23ª rodada, o Ituano dormiu na parte de cima da tabela, na 9ª posição com 30 pontos. A última vez que o Ituano figurou na parte de cima foi na 7ª rodada após empate com o Grêmio.

Foi o Sport Recife que começou atacando. A primeira finalização foi com dois minutos através de Kaike. Para fora. E foi assim em boa parte do jogo. Foram 16 finalizações do Sport contra 8 do Ituano. Porém somente 3 no alvo. A eficiência do sistema defensivo impedia o ataque pernambucano de entrar na área. O Ituano quando finalizou, chegou com perigo. Rafael Elias pegou de primeira bola levantada por Gabriel Barros e bateu para o gol. A bola bateu no zagueiro e saiu para escanteio. Na outra vez, Gabriel Barros recebeu passe em profundidade de Siqueira, foi ao fundo e levantou na cabeça de Kaio que testou forte para fazer 1x0. O Sport conseguiu o empate após cinco minutos. Falta da esquerda, a bola ricocheteou na defesa e sobra para o Kaike que acerta uma bomba. Na terceira vez que o Ituano foi ao ataque, outro gol. Mário Sérgio levanta a bola ainda no meio de campo para Rafael Elias com precisão colocar a bola no canto. A bola toca no poste e entra. O jogo foi eficiência contra oportunidades. No início do segundo tempo, falta na direita. Raí Ramos cobra na cabeça de Rafael Elias que faz o seu segundo doblete nesta Série B. Ele chegou a 9 gols na competição e 14 na temporada. O Ituano mostrava em campo a eficiência dos dois laterais com duas assistências. Uma de cada, com Mário Sérgio e Raí Ramos. Também demonstrou eficiência com os estreantes. O goleiro Jefferson Paulino fez duas boas defesas pelo alto em chutes da entrada da área. E Vinicius Jaú puxou um contragolpe pela direita, fez jogada individual e a bola foi para o Léo Ceará, outro estreante que só rolou para Roberto encher o pé e fechar o placar em 4x1.

O Ituano promoveu as estreias de 6 reforços neste 2º turno. E o técnico Carlos Pimentel aproveita o grupo todo a cada partida.  Com eficiência. A lateral esquerda é um exemplo. Mário Sérgio e Roberto disputam palmo a palmo a posição com assistências. E cada uma já marcou um gol. “A boa fase traz confiança para o treinador também. Satisfação e contentamento. Confiança principalmente quando faço uma leitura e o grupo abraça. Este é um valor inalienável que nós temos. Um senso do coletivo. Esta é uma conversa que nós temos diariamente com eles. O mental deste grupo é muito forte. Gente cuidando de gente. É a tônica do nosso trabalho. Assim, quando um atleta sai, ele não fica de `bico` ou insatisfeito. Um torce pelo seu companheiro. Tem o exemplo da lateral esquerda. Em todos os setores, tem um torcendo pelo outro. Com uma disputa leal” explicou Pimentel. Outra palavra muito falada no Novelli Júnior é a regularidade. “Chegamos à regularidade com efetividade. Você troca as peças e o princípio continua, ainda que cada atleta tem sua característica. Hoje tivemos a entrada do Jefferson no gol. Muda sim, pois são pessoas diferentes. Mas a harmonia do sistema e os encaixes devem continuar com regularidade. Estamos com regularidade independente de quem joga” finalizou Pimentel. O próximo compromisso do Ituano será já nesta sexta em Salvador. Na Arena Fonte Nova contra o Bahia, 3º colocado na competição.

Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol

Fotografia

10/agosto

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.