Ituano avança para a 3a fase após 34 penaltis

Postado em 14/01/2025
Pedro defendeu a quarta cobrança. E na última,, a bola foi na trave.

Após um empate sem gols debaixo de um sol forte em Salto, Ituano e Sfera partiram para uma disputa de pênaltis para definir o classificado para a 3ª fase da Copa São Paulo. Foram necessárias 34 cobranças e 31 gols. O Ituano venceu por 16 a 15 com o goleiro Pedro defendendo a quarta cobrança. E na última, o atacante do Sfera mandou a bola na trave. “Sim, sim, foram muitos pênaltis. Eu estava muito concentrado desde o começou do jogo. Muito ligado. O mental estava 100%. Se continuarmos assim, vamos chegar muito longe” afirmou o goleiro Pedro. A mentalidade forte do time do Ituano foi destacada. “Tem treino, mas tem também a psicologia com a Carol. Ela tem feito um trabalho importante. Isso se reflete num jogo como hoje. Equilibrado, focado, com mental bom e convertendo as cobranças”, afirmou o técnico Chico Elias. A psicóloga Carol explicou seu trabalho no Ituano. “Na verdade, o trabalho psicológico vem sendo feito a bastante tempo. Então quando vai começar o campeonato, se inicia o trabalho psicológico juntamente com o trabalho físico e tático. Eles já estão acostumados a trabalhar vários pontos emocionais. Eles precisam e hoje ficou muito claro que eles entendem a importância da saúde mental e do psicológico para o atleta. Hoje colocaram a prova que estão prontos para a pressão do esporte”.

O Ituano foi para o jogo sem o capitão e zagueiro Erik e sem o técnico Chico Elias. Ambos foram suspensos pelo cartão amarelo. Os dois tiveram que assistir o jogo das cabines do estádio Amadeu Mosca. “Hoje nem orientação pude dar. Vim somente para assistir o jogo. Muito difícil. Não podendo estar no campo, contribuindo de alguma forma. Mas, deu tudo certo e conseguimos passar”, comentou Chico Elias. Quem substituiu o Erik foi Matheus Rocha, titular no ano passado e que ajudou o time a manter o segundo jogo sem sofrer gol. Vanderlei Domingos, técnico do sub 17, dirigiu a equipe que conquistou a classificação. “Jamais esperava que fosse uma disputa de pênaltis como foi. Acreditávamos que durante a partida poderíamos resolver. Porque sabemos da nossa capacidade. Mas, também sabíamos que seria um jogo difícil, de muita entrega. Faltou um pouco de eficácia no momento da finalização. Estou feliz demais pela classificação”, comentou Vanderlei. “Temos uma comissão sem vaidade. O Vanderlei é o treinador do sub 17 e auxiliar na Copa São Paulo. Temos um bom relacionamento e uma confiança muito boa. É uma parceira legal. Tinha certeza que ele daria conta, como deu”, explicou Chico Elias.

Do elenco que disputa a Copa São Paulo, 14 atletas disputaram o Campeonato Paulista sub 17 no ano passado. Muitos vieram do sub 15, categoria que Vanderlei dirigiu em 2023. Esse detalhe ajuda o comando. “Vale muito! Porque isso nos dá uma confiança muito grande. Justamente num momento de decisão da competição. Isso para tomarmos a melhor decisão e orientar os meninos. Cada um dentro de suas características. Isso é fantástico”, contou Vanderlei Domingos. O jogo da 3ª fase será contra o Fortaleza, já nesta quarta-feira. O clube cearense também se classificou nos pênaltis, após empate em 1x1 com o América Mineiro. O jogo está marcado novamente para o estádio Amadeu Mosca, em Salto, a partir das 15 horas. Na fase de grupos, o Ituano venceu por 1x0. Mas, agora será outro jogo, porque somente um avança para as oitaves de final. O goleiro Pedro comemora a classificação, mas lembra a responsabilidade no final. “O sentimento é só de alegria. Não tem como explicar. Agradeço a Deus pelo momento. Agora é importante lembrar que amanhã tem mais uma decisão”, avisou Pedro. E para essa partida, o técnico Chico Elias poderá contar com todo o elenco. Inclusive ele volta ao comando.


Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol

Fotógrafo

14/janeiro


Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2025 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.