Ituano começa o Paulista com novo empate no Morumbi

Postado em 15/01/2023
Estreante Saraiva finalizou a primeira do Ituano na partida.

O gigante do interior foi a capital para jogar no maior estádio de São Paulo e voltou a Itu como novo empate sem gols. No ano passado, Ituano e São Paulo também no Morumbi, empataram na 2a rodada e significou um bom início de temporada. Principalmente após estrear com vitória em casa contra o Novorizontino. Desta vez o 0x0 foi na abertura do campeonato é encarado por todos como um bom início de temporada. “É um ótimo sinal. Oxalá tenhamos uma boa temporada como tivemos em 2022, quando começamos numa situação semelhante aqui no Morumbi. Jogar contra o São Paulo sempre será um desafio enorme. É um gigante do futebol brasileiro e mundial, e apoiado por quase 50 mil torcedores e que traz dificuldades para qualquer adversário que joga aqui. Nós tivemos um planejamento estratégico para suportar esta pressão. Não conseguimos tirar proveito no sentido de fazer um gol, mas saio satisfeito com este empate. É um pontapé de encorajamento que o Ituano dá” comentou o técnico Carlos Pimentel que vai disputar o Paulista pela primeira vez na nova função. O goleiro Jeferson Paulino, um dos destaques da partida também elogiou o início de competição. “Foi um jogo muito difícil. Trabalhamos durante a preparação com os novos atletas, a metodologia que fizemos na Série B. É uma herança muito boa e temos a responsabilidade de manter o nível. Claro que tem a ansiedade pela estreia, jogando contra um grande clube, num campo pesado por causa das chuvas. Conseguimos suportar bem e o que tínhamos de ideia para o jogo de hoje e conseguimos realizar. Suportamos a pressão. Levamos um ponto importante para casa” disse o goleiro Jeferson Paulino que fez seu 7º jogo sem sofrer gol em 14 partidas disputadas. Esta é a 9ª vez que o Ituano estreia com empate em 29 Paulistas disputados. Jogando fora de casa são 5 empates. Curiosamente foram dois jogos contra o São Paulo. Em 2009 em 1x1 e agora em 2023 com este 0x0.

O Ituano começou a partida com 4 novos atletas que chegaram como reforços. No meio campo Marcelo Freitas e Person e no ataque, Saraiva e Quirino. E não demonstraram dificuldades na partida, jogando com razoável entrosamento. Foi de Saraiva pela esquerda a primeira finalização do Ituano contra a meta do São Paulo. O goleiro Jeferson Paulino que chegou no 2º turno da Série B junto com o lateral Raí Ramos, outro titular, explicou porque o entrosamento no Ituano funciona rapidamente. “O Ituano tem na parte humana um fator diferenciado. Senti isso quando cheguei aqui. Fui muito abraçado e bem recebido pelas pessoas. Quando você chega num ambiente novo e é bem recebido, você se preocupa apenas em jogar. Não em começar um novo relacionamento, porque aqui isso é diminuído porque você já é bem recebido. Naturalmente as histórias vão sendo conhecidas, as conexões vão sendo feitas. Isto é mais facilitado quando há uma boa recepção. Fui bem recibo quando cheguei e naturalmente a minha obrigação é receber bem quando chega alguém. É difícil quando você chega numa casa nova. Os jogadores também chegaram motivados pelo ano de 22 que nós fizemos. Eles sabiam do trabalho do Pimentel. E a gente conseguiu passar para eles a verdade do clube. Que quando vai ao mercado buscar um jogador, o clube também se preocupa com o ser humano. As escolhas são sempre muito acertadas. E hoje conseguimos representar bem o Ituano de uma forma muito importante” detalhou Jeferson Paulino. O técnico Pimentel acrescentou. “Eu divido em dois fatores. Primeiro como nós fazemos nossa metodologia de treino. Existe uma ênfase muito grande na maneira cognitiva e isto facilita o entendimento daquilo que o jogador tem que fazer. Mas não é só isso. O Ituano tem também como princípio, um lema, de gente cuidar de gente. Isto vale do treinador para ao atleta, da instituição para com o time, e dos atletas para com eles mesmos. Então é uma coisa muito peculiar e proveitosa para o clube. O jogador que aqui pisa, percebe uma atmosfera muito boa. E logo se entrosa” afirmou Pimentel.

No Campeonato Paulista há pouca folga. Serão 12 jogos em 50 dias nesta 1ª fase. Já nesta próxima quarta-feira, o Ituano volta a campo. Faz sua estreia em casa, jogando no Novelli Júnior e espera um bom público para o jogo que começa às 20h30. O jogo será contra a Portuguesa que retornou a Série A neste ano. Time comandado pelo técnico Mazola que no ano passado levou o Ituano a 5ª colocação no Paulista e conquistou o Troféu do Interior. “Será um reencontro de dois profissionais do futebol, mas acima de tudo de dois amigos que se respeitam e que se gostam. Sabemos a maneira dele pensar o jogo e como ele consegue extrair do seu atleta o limite, buscando a perfeição. Eu não espero outra coisa. Será a primeira vez que vou enfrenta-lo numa situação de oponente. Quem vai ganhar com isso é quem vai ao estádio na próxima quarta-feira. E conclamo o nosso torcedor que compareça ao Novelli com seu cântico e coro. Agradeço muito a aqueles que aqui estiveram no Morumbi. Pois no meio de quase 50 mil são-paulinos, teve um momento que nós escutávamos era o nosso torcedor. Não tenho dúvida que quem for ao Novelli verá um grande jogo e uma disputa leal entre dois profissionais, duas equipes e dois amigos que sou eu e o Mazola” disse Carlos Pimentel que foi preparador físico de Mazola na primeira passagem em 2009 e 2010, e auxiliar técnico nesta segunda passagem de 2020 a 2021. Ituano e Portuguesa voltam a se enfrentar depois de 5 anos. O último confronto foi na Copa Paulista de 2018 com vitória do Ituano por 2x1 no Novelli, com gols de Martinelli e Moreli. “Vamos fazer o nosso dever de casa. Temos um jogo difícil com a Portuguesa. Uma equipe que teve um resultado adverso em casa na estreia do Campeonato Paulista, e no jogo seguinte busca a reabilitação. Então será um jogo muito difícil. O Mazola tem uma história no Ituano. Ele já foi campeão aqui. Estas histórias fazem parte deste jogo. Vamos jogar em casa e temos que fazer o nosso resultado, em busca da primeira vitória que será muito importante” afirmou o calmo goleiro Jeferson Paulino.

Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol

Fotografia

15/janeiro

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.