O Ituano foi a Ribeirão Preto e conquistou pela quarta vez seguida a vitória contra o Botafogo no estádio Santa Cruz. Com um gol marcado pelo zagueiro Gui Mariano, nascido na própria cidade, o Ituano conquistou sua 10a vitória no Campeonato Brasileiro Série B. “Foi só um passo dado aqui em Ribeirão Preto. Continuamos na luta. Vamos buscar mais resultados positivos para sairmos desta situação difícil” lembrou Gui Mariano que fez 16 jogos. Todos como titular. O Ituano subiu uma posição. Está em 18º, mas com 10 vitórias, coloca 6 clubes atrás, caso termine empatado em número de pontos. O número de vitórias é o primeiro critério de desempate. Esse resultado positivo reforça a motivação de todos no objetivo de permanecer na divisão para a próxima temporada. Além do autor do gol, a vitória teve outro personagem destacado. O técnico Chico Elias, interino, que assumiu o lugar de Alberto Valentim. “Eu comecei aqui há 6 anos como analista da base. As coisas foram acontecendo. Me tornei o auxiliar no profissional. Trabalhei como treinador no sub 20, em algumas mudanças, assumi o sub 15. E essa é a terceira vez que assumo o profissional. Então é natural dentro do clube. Eu conheço os jogadores, tenho uma relação muito boa com a diretoria. Então não é nenhuma novidade” explicou Chico Elias. Esse foi o seu terceiro jogo comandando o Ituano. E se mantém invicto. Em 2022 voltou de Belo Horizonte com um empate diante do Cruzeiro na Série B. E no ano passado, Chico Elias comandou o Ituano na vitória contra esse mesmo Botafogo, neste mesmo local. O próximo compromisso do Ituano será na segunda, contra o Santos, no Novelli Júnior. Faltam 5 rodadas para terminar a Série B.
Com cinco novidades em relação ao último jogo, o Ituano começou melhor a partida. O objetivo era claro. Vitória. “Estamos pensando em fazer jogo a jogo. De trabalhar pensando única e exclusivamente neste jogo com o Botafogo. Nossa preocupação era ganhar esse jogo, porque se não ganhasse não adiantaria fazer uma previsão ou projeção. A única ideia foi vir a Ribeirão e buscar a vitória” afirmou Chico Elias. As duas primeiras oportunidades foram do Ituano com Gui Lazaroni cobrando falta e um cabeceio de Bruno Xavier que o zagueiro tirou em cima da linha. Jefferson Paulino fez uma defesa importante aos 13 e aos 29 aconteceu o lance que modificou o panorama da partida. Vini Paiva escapou em contragolpe e antes de entrar na área, foi derrubado por trás pelo zagueiro Carlos Manuel. O árbitro Paulo Zanovelli não teve dúvidas. Vermelho direto! A partir daí só o Ituano atacou. Na cobrança de falta, José Aldo obrigou o goleiro Victor a colocar para escanteio. Aos 38, Vini Paiva finalizou da entrada da área e novamente o goleiro colocou para escanteio. "Temos que usar explorar mais o meio-campo. Se conseguirmos, teremos mais qualidade de bola no ataque e consequentemente conseguiremos fazer o gol", disse o atacante Salatiel na saída do intervalo. O meia atacante Neto Berola entrou para o segundo tempo e foi peça importante no gol da vitória. “Nós viemos aqui para ganhar o jogo. E quando tivemos um jogador a mais, a gente se lançou mais ao ataque. Coloquei o Neto Berola para jogar mais solto. Eu troquei os atacantes e fui fazendo as alterações. Tirei o Paiva e o Bruno, e colocando os outros atacantes. Para ter sangue novo e continuar com o mesmo nível de intensidade” explicou Chico Elias.
Antes do gol, foram quatro oportunidades de gol do Ituano. Aos 3 com Bruno Xavier na direita que driblou e finalizou. Com Leozinho cobrando falta colocada aos 22. Com Yann Rolim aos 25 ajeitando e chutando rasteiro da entrada da área. E com Gui Lazaroni cobrando falta para nova defesa do goleiro colocando para escanteio. Até que aos 35, na direita, Neto Berola virou o jogo, levantando a bola no segundo pau para o cabeceio de João Carlos para o meio. A bola passou por dois atletas e encontrou Gui Mariano que empurrou para o gol. “Num momento como esse não existe gol bonito ou gol feio. O importante é fazer o gol e sair com a vitória. Precisávamos desta vitória para sair do Z4 e agradeço a Deus pelo gol” contou Gui Mariano que natural de Ribeirão Preto, foi comemorar com a família que estava na arquibancada. “Minha família toda na arquibancada e consegui comemorar com eles. Isso ficará marcado na minha memória e na minha carreira. Passa um filme na cabeça. A gente luta para chegar onde estamos chegando. E quando a gente é honrado com um gol assim é um momento inexplicável. Uma sensação maravilhosa e ainda mais perto da família que a gente ama tanto” agradeceu Gui Mariano que marcou seu primeiro gol pelo Ituano. Após a partida, Chico Elias destacou o que será importante nesta reta decisiva. “Coragem e agressividade. Ser agressivo todo e quando estiver com a bola. É isso que a gente conversou. Ter um time de guerreiros. Porque é isso que vai fazer a diferença neste momento. Não adianta eu tentar mudar alguma coisa em pouco tempo de trabalho. Não tem como. Precisamos de transpiração e coragem para jogar. É isso que o Ituano veio e continuará até o final da competição” finalizou Chico Elias.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Miguel Schicnariol
Fotógrafo
24/outubro