Ituano enfrentou seu melhor adversário neste Paulista

Postado em 23/02/2023
Eduardo Person mesmo marcado, foi um dos destaques.

O Ituano fez na noite desta quarta o jogo atrasado da 8ª rodada por causa da tempestade. Desta vez sem chuva, o Ituano pode jogar com o São Bernardo com outra expectativa. Com a vitória contra o Santo André no fim de semana e com os outros resultados da rodada, o time subiu para a 2ª posição. O técnico Gilmar Dal Pozzo conseguiu mandar a campo a mesma formação da última partida. Um resultado positivo deixaria o clube numa situação muito favorável. Só que o time demorou para entrar no jogo e sofreu dois gols até a metade da primeira etapa. “Nós enfrentamos um adversário muito qualificado. A sensação do Campeonato Paulista. Junto com o Palmeiras, é a equipe que mais compete. Tem um padrão de jogo bem definido. Estão jogando juntos há dois anos. Faz por merecer esta campanha e hoje fez por merecer o resultado. Claro que houve erros individuais nossos. Mas nos primeiros 25 minutos nós competimos muito pouco. Foi onde o adversário competiu e jogou. Quando você não consegue competir, você também não consegue jogar porque você não recupera a posse de bola. Fico muito triste pela derrota e principalmente pelos primeiros 25 minutos que comprometeu o resultado. Nós perdemos para um adversário que tem muita qualidade. Vamos juntar os cacos, servir de lição e pensar no próximo jogo já no sábado’ comentou Gilmar Dal Pozzo. Apesar da derrota por 2x0, o Ituano não perdeu a segunda colocação no grupo. Tem os mesmos 9 pontos do São Bento e o mesmo saldo negativo de 6 gols. Porém marcou 7 gols contra 5 da equipe de Sorocaba. Faltam duas rodadas para terminar a 1ª fase e definir o segundo classificado no grupo. O Corinthians já garantiu a primeira colocação.  

Com 7 minutos de jogo, o São Bernardo pressionou e provocou o erro da saída de bola do Ituano. Ágil, Matheus Régis aproveitou e abriu o placar. Aos 23, outro erro na troca de passes. O time do ABC recuperou a bola e após um passe preciso, Matheus Régis cara a cara com o goleiro Jeferson Paulino, ampliou para 2x0. Passado o duro golpe, o Ituano conseguiu equilibrar as ações. Mesmo assim, as melhores chances foram do São Bernardo. O goleiro Jeferson Paulinho fez 5 defesas no segundo tempo. Aos 5 em finalização da entrada da área. Aos 10 desviou uma finalização à queima roupa. Aos 13 fez outra boa defesa e aos 15 fez dois milagres seguidos. Após cabeceio quase na pequena área, ele evitou o gol de mão direita e ainda defendeu o rebote. Com qualidade e personalidade, Jeferson falou ao final da partida. "Acho que houve um erro técnico meu que culminou no primeiro gol. Sabíamos que eles subiam com bloco alto muito forte. Naturalmente eles continuaram fortes na marcação, acharam o segundo gol numa transição. Voltamos melhores para o segundo tempo, mas não foi o suficiente para fazer o primeiro gol e depois buscar o segundo. É continuar com esse trabalho importante do Gilmar. Temos dois jogos para conseguir uma vitória. Agora é levantar a cabeça. Temos um jogo dificílimo sábado, precisamos dar a volta por cima" lembrou Jeferson Paulino. O técnico Gilmar Dal Pozzo avisou na coletiva. “Não temos tempo para lamentar. Vamos encontrar solução neste grupo que já demonstrou qualidade. Nós oscilamos hoje. Quando a equipe não produz, ela não merece o resultado. Uso muito esta palavra, merecimento. O adversário mereceu o resultado pela qualidade e pela sequência do trabalho na campanha” disse Gilmar.

Dos 9 pontos conquistados na competição, o Ituano somou 6 com duas vitórias nos últimos quatro jogos. Inclusive com uma vitória fora de casa contra o Botafogo que lidera o grupo A com 14 pontos, junto com o RB Bragantino. Justamente o adversário de sábado em Bragança Paulista. “Nós temos que voltar a fazer o que já estávamos fazendo. Contra o Botafogo, antes da minha chegada, fizemos um grande jogo e merecemos o resultado. Contra o Mirassol foi um jogo mais equilibrado e teve a influência da arbitragem. Era para ser empate. Fizemos um grande jogo contra o Santo André. Jogamos bem e merecemos a vitória. Hoje ficamos abaixo, e o adversário soube aproveitar. Nos três jogos que eu citei, jogamos em alto nível porque nós temos esta capacidade. Vamos fazer sábado um jogo de excelência, competir mais e este é o meu grande desafio. Manter o nível de competitividade e com a posse de bola ter personalidade para jogar. Desta forma que nós queremos jogar. Não só o próximo adversário, mas na temporada” deseja Gilmar Dal Pozzo. O Ituano que nesta temporada tem a Copa do Brasil. Sua estreia será na próxima semana no Amazonas. E depois faz o último jogo da 1ª fase do Paulista contra o Santos em Itu, “Vamos jogo a jogo. Costumo trabalhar desta forma. Não projetar futuro e viver intensamente o presente. Vamos no nosso silêncio encontrar solução. Tudo é muito rápido. Sábado temos um jogo muito difícil pela frente. Não dá para lamentar ou ficar projetando o futuro. Não gosto de perder e os atletas também não. Temos que reerguer os atletas e eles também têm que ter esta responsabilidade. Esta mudança de comportamento. Procurar estar mais equilibrado, evitar a oscilação, e consequentemente atingirmos os objetivos” explicou Dal Pozzo.

Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol

Fotografia

23/fevereiro

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.