Ituano está na 3a fase da Copa do Brasil

Postado em 16/03/2023
Quirino fez o gol de empate ainda na etapa inicial

O Ituano conquistou a quarta classificação seguida em quatro jogos. No Campeonato Paulista venceu o Santos no Novelli e eliminou o Corinthians nas quartas de final em Itaquera nos pênaltis. Na Copa do Brasil, eliminou o Princesa dos Solimões no interior do Amazonas e nesta quarta venceu o Ceará nos pênaltis, avançando para a 3ª fase da competição. “A gente não tem como dimensionar os resultados e as classificações. Mas é muito notório a mudança de comportamento deste grupo. É desafiador para um técnico chegar num clube e encontrar uma situação muito difícil. A gente teve que buscar o resultado com pouco tempo de trabalho. Conseguimos com esta gestão do grupo. Tivemos esta sabedoria e competência para convencer os atletas para ter primeiro o desempenho e depois o resultado. As coisas foram acontecendo. Primeiro com a classificação na Copa do Brasil, depois a outra classificação contra o Santos, depois com o Corinthians e agora com o Ceará. É desempenho. Foi a mudança de comportamento deste grupo que comprou a ideia do técnico, e para mim os resultados não são surpresa. Estamos vencendo, passando de fase e convencendo. Estamos sabendo jogar este tipo de competição. Foram 4 decisões e este grupo entendeu. Por isso conseguimos estes resultados” comentou o técnico Gilmar Dal Pozzo. Após o empate em um gol nos 90 minutos, a classificação veio nos pênaltis. O goleiro Jefferson Paulino pegou a primeira cobrança e fez o gol na sua cobrança. Depois de José Aldo e Rafael Silva marcarem nas suas cobranças, Rafael Pereira fez o gol da classificação fechando em 4x2. "O segredo é treinamento e trabalho. É uma semana que não esperava nem nos meus melhores sonhos. Agradeço muito a Deus por isso e estamos no caminho certo. Mais uma classificação e, agora,. a partir de amanhã é pensar no Palmeiras” disse o goleiro Jefferson Paulino.

Os primeiros 15 minutos não foram bons para o Ituano que foi castigado com um gol de Castilho após troca de passe dentro da área. Aí o Ituano entrou no jogo. Raí Ramos cruzou da direita, a bola sobrou para o outro lateral Iury que finalizou com um chute forte. O goleiro Richard deu rebote e Gabriel Barros tentou marcar no rebote. Em outro lance, agora pela esquerda, Quirino finalizou cruzado para defesa de Richard. O empate só saiu aos 43 do 1º tempo. Person cobrou escanteio, a defesa tentou tirar, André Luiz deu um toque de cabeça para o meio e Quirino completou de primeira. “A gente entrou um pouco abaixo do esperado em termos de concentração. Em um jogo como esse, que vale muita coisa, não podemos entrar assim. Depois acordamos, encurralamos o Ceará e criamos muitas oportunidades. Agora é descansar um pouco, ver o que temos a acertar para conseguirmos mais um gol e a classificação" disse Quirino na saída do intervalo. O segundo gol veio aos 41 do 2º tempo. Person fez um lançamento para Rafael Carvalheira que saiu de trás do zagueiro e bateu de primeira. Mal posicionada, a assistente Luiza Naujorks levantou a bandeira e o árbitro Leandro Vuaden anulou o gol. “Acho que nós técnicos temos que mudar o comportamento. Não falando da arbitragem, mas cobrando profissionalismo. Um jogo deste peso, porque não tem o VAR? Eu conheço o Vuaden. Ele sai lá do interior do Rio Grande do Sul para fazer este jogo e amanhã ele já tem que trabalhar na sua atividade. Nós temos que profissionalizar a arbitragem. Já parei de falar de erros da arbitragem. Levanto uma bandeira para que o futebol melhore. Para a profissionalização da arbitragem. Espero que outros técnicos possam fazer o mesmo. Já fui beneficiado, já fui prejudicado. Mas ali, tem um ser humano que é passível de acerto e erro. Quando alguém erra, tem que ser punido. Não pode passar despercebido” afirmou Gilmar Dal Pozzo.

Em quatro dias o Ituano foi para sua segunda decisão por pênaltis. E novamente foi vencedor. Desta vez sem perder nenhuma cobrança. “O entrosamento neste momento, a parte coletiva tem feito a diferença. Por isso para nós a classificação não é surpresa. Estas duas classificações que tivemos contra o Corinthians e Ceará são fruto de muito trabalho. O fato de eu ter sido goleiro, eu dominava bem a questão de disputa por pênaltis. Eu defendia e fiz 11 gols de pênaltis na minha carreira. Montei uma estratégia quando me tornei técnico e a gente faz na véspera dos jogos este tipo de trabalho. Tem feito a diferença. Posso dizer que 80 / 90% das vezes que disputei em cobranças de pênaltis fomos vencedores” lembrou Gilmar Dal Pozzo que terá no próximo domingo mais uma decisão. Enfrenta o Palmeiras pela semifinal do Paulista no Allianz Parque. “Prego muito o equilíbrio. No jogo contra o Santos para mim não foi desesperador. Eu tinha que encontrar solução para vencer o Santos. Só isso. Ter equilíbrio. Depois passando e conseguimos as classificações é a mesma coisa. Manter o equilíbrio. Pois agora vem a euforia. Nós fizemos 15 minutos abaixo hoje. Tinha euforia porque tinha vencido o Corinthians. Eu cobrei duramente os atletas. Esquecer o passado, não projetar o futuro e viver o presente. O presente é esse. Degustar esta vitória nesta quinta e na sexta começar a pensar no Palmeiras. No domingo temos que fazer um jogo de excelência. Vamos jogar o nosso máximo para tentar passar de fase” explicou Gilmar Dal Pozzo que deu folga nesta quinta. “Neste momento está sendo desleal o calendário de jogos. Nós conseguimos uma classificação heroica no domingo e hoje tivemos outra decisão. O time foi à exaustão. Não estamos reclamando. Estamos muito felizes e buscando soluções para este momento e sequência. Estamos sabendo fazer um jogo de superação” finalizou.

Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol

Fotografo

16/março

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.