Após três bons jogos e duas vitórias em casa contra Sport Recife e Ponte Preta, o técnico Alberto Valentim avisou: “Não podemos baixar a guardar”. Jogando novamente no Novelli Júnior contra o Avaí que vinha de 4 vitórias seguidas e briga no G4 foi justamente isso que aconteceu. O Ituano mesmo repetindo a mesma formação das duas vitórias, não repetiu as últimas boas atuações e conheceu mais uma derrota na Série B. Perdeu para o Avaí por 1x0, gol marcado no primeiro tempo. Na etapa final, o Ituano melhorou, mas foi insuficiente. “Conversamos no intervalo que podíamos ter entrado mais fortes no jogo. E também faltou um pouco de qualidade também. Não nos encontramos como nós fizemos nos últimos três jogos. Mesmo fora de casa contra o Mirassol, fizemos um bom primeiro tempo. Hoje faltou sim. Procuramos corrigir no intervalo no sentido de comportamento ser mais agressivo” explicou o técnico Alberto Valentim. O artilheiro e garçom do atual elenco, Eduardo Person concordou. No primeiro tempo nós fomos muito abaixo. Tecnicamente e fisicamente também. O Avaí foi muito superior. No segundo tempo conseguimos equilibrar um pouco mais. O Gilmar até puxou o time dele e fechou a casinha. No segundo tempo fomos para cima. Tivemos mais criações e infelizmente não saiu o gol” comentou Eduardo Person. Com a derrota, o Ituano caiu uma posição e ocupa a 16ª colocação, mas ainda faltam três jogos para fechar a rodada.
Nos primeiros 45 minutos, o Ituano só finalizou uma bola. Com Person aos 41, de fora da área, por cima do gol. O Avaí finalizou três para fora e na quarta, para defesa de Jefferson. No escanteio, bola no segundo pau, desvio de cabeça e com outro cabeceio, Jonathan Costa fez o gol. Para a segunda etapa, Alberto Valentim mexeu no time, tirando Person e Rodrigo. “O Yann entrou bem no jogo. Ele tem características bem parecidas do Person. Nestes últimos dias, o Yann vem treinando bem e já estava merecendo a oportunidade. É importante dar esses minutos para ele que foi bem. Em desvantagem no marcador e ainda mais com o cartão do Rodrigo, me motivou ainda mais a alteração com a entrada de José Aldo para deixar o time mais ofensivo na segunda etapa” justificou Valentim. Logo aos 7, cruzamento da esquerda para Leozinho e o zagueiro desviou com a mão. Thonny Anderson bateu forte no canto. O goleiro Cesar saiu antes e fez a defesa. O lance não foi repetido. Esse é o segundo pênalti que o Ituano perdeu nesta Série B. “No primeiro jogo contra a Chapecoense, o Salatiel entrou no segundo tempo e eu quis que ele batesse aquele pênalti. Ele estava treinando bem e precisava marcar um gol. E fez o gol. Aqui nós temos três bons batedores de pênaltis. Que treinam diariamente. O Person é um grande batedor. O Eduardo Diniz também. O Thonny é o nosso 9 e bate muito bem. Infelizmente hoje a bola não entrou. Acontece mesmo com você definindo uma escala de batedores, tem também o momento da partida. Eles treinam diariamente e são bons batedores” lembrou Valentim.
Depois do pênalti, Thonny Anderson seguiu buscando o gol e finalizando. Com a dificuldade de entrar na área, a solução foi finalizar de fora. O zagueiro Walber subiu ao ataque, abriu um clarão na frente e ele soltou a bomba. Em outro lance, foi a vez de Miquéias finalizar forte. Mas, os chutes foram para fora. No acréscimo surgiu a melhor oportunidade. Em jogada desenvolvida pela esquerda com José Aldo e chute cruzado para o gol. O goleiro do Avaí espalmou. Ruan Carlos aproveitou o rebote, a defesa tirou e Leozinho pegou novo rebote. A bola não entrou. “Nos últimos jogos estamos melhorando. Mas, precisamos oscilar menos no jogo. Ter um primeiro tempo melhor e ter equilíbrio. Para assim conseguirmos ter um campeonato mais tranquilo” afirmou Alberto Valentim. O Ituano volta a campo na próxima sexta-feira, abrindo a 9ª rodada. Vai a Curitiba enfrentar o Coritiba no Couto Pereira. O Ituano retorna a capital do Paraná depois de 3 anos, quando empatou em 1x1 com o Paraná. E retorna ao Couto Pereira após 7 anos, quando perdeu para o Coritiba por 2x0 na Série B 2007. “O campeonato da Série B é muito difícil. Temos que continuar trabalhando e nos preparando como em todos os jogos. Independente se em casa ou fora. Vamos estudar o time deles para buscar o resultado em Curitiba. Precisamos reagir” disse Eduardo Person. Esse é o sentimento de todos. Temos que reagir.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Miguel Schincariol
Fotografo
3/junho