Ituano iguala sua melhor campanha na Copa São Paulo

Postado em 17/01/2023
A alegria no vestiário

O Ituano venceu nos pênaltis o Internacional de Porto Alegre por 5x4 e está nas 4as finais da Copa São Paulo. A disputa foi para as penalidades máximas após empate em dois gols no tempo regulamentar. Empatar com o Internacional, campeão Brasileiro sub 20 há dois anos, é um grande resultado. Só que o Ituano fez 2x0 no primeiro tempo e cedeu o empate nos acréscimos. Detalhe, os dois gols sofridos foram em falhas individuais. O elenco demonstrou equilíbrio e personalidade para buscar uma classificação valiosa. “Esta emoção acho que só o futebol traz para a gente. Mesmo sofrendo dois gols por falhas individuais, não nos entregamos. A gente não perdeu a concentração e o comprometimento em nenhum momento. E fomos premiados com a classificação nos pênaltis. Foi sofrido. Mas merecemos! ” afirmou o técnico Guilherme Talamoni. Uma das falhas foi do goleiro Wesley. Ele largou uma bola nos pés do atacante colorado que empatou o jogo. Nos pênaltis, fez a defesa decisiva no 5º pênalti cobrado pelo Internacional garantindo a vitória por 5x4. Já experiente, aos 20 anos e com 73 jogos disputados, Wesley não esperava que a classificação fosse tão sofrida. “Não esperava que fosse desta forma. Pensei que nós fossemos manter o controle do jogo. Tomamos um gol no segundo tempo, e depois tive a infelicidade de errar. Conseguimos classificar nos pênaltis, e Deus me honrou na última cobrança” disse Wesley que no domingo já havia defendido duas cobranças contra o Desportivo Brasil garantindo a classificação do Ituano para as 8as. Agora o Ituano já está nas quartas de final.

Jogando no gramado sintético do bonito estádio de Santana do Parnaíba, o Ituano começou melhor que o Internacional. O artilheiro Matheus Maia recebeu na direita aos 7 minutos e partiu para cima do marcador driblando. Entrou na área, mas foi desarmado. Foi a primeira chance de ataque. Aos 18, Aluísio cobrou com precisão uma falta no primeiro pau, para o desvio de cabeça do zagueiro Erik que marcou seu segundo gol na competição. Novamente de cabeça. Antes do intervalo, nova falta na direita. O garçom Aluísio cobrou desta vez no segundo pau, para a entrada de Matheus Maia cabecear e ampliar o placar. Maia chegou a 4 gols na Copa São Paulo e Aluísio a sua terceira assistência. O jogo parecia controlado. Quando o Internacional conseguiu chegar ao gol, encontrava a segurança do goleiro Wesley. Quando recuperava a bola, o Ituano saía rápido. Muitas vezes com o lateral Madison que completou 100 jogos na base. Foram justamente os dois atletas mais antigos do elenco que erraram. Madison perdeu a bola e Lipe, ex-atleta do Ituano, fez o gol em chute cruzado. Nos acréscimos, aconteceu o descuido do Wesley. O elenco não se abateu e demonstrou muita resiliência para manter o foco na vitória. “Eu trabalho muito minha cabeça e o psicológico e pude demonstrar hoje nesta partida” contou Wesley que agradeceu a psicóloga Carol. Nos pênaltis, Madison abriu a cobrança fazendo 1x0. Depois bateram Gabriel Rodrigues, Zé Carlos, Victor Vieira e Éder para fazer 5x4. No último pênalti, Wesley voou para fazer a defesa e garantir a classificação. “Nós temos um potencial alto. Nível de concentração alto. Vimos isso também nos pênaltis. E nos classificamos. Graças a Deus”

Emocionado no final, Guilherme Talamoni que chegou ao Ituano há um ano, destaca a diferença que faz a diferença no clube. “Como o Pimentel, treinador do profissional, fala muito, o Ituano é um clube com pessoas ajudando pessoas. Quando o Wesley falhou todos os outros foram até ele, abraçaram, passaram confiança. O Wesley é um grande goleiro. Sabíamos que ele iria pegar um pênalti” disse Talamoni. O Ituano iguala a campanha de 2016 quando o time também chegou a esta fase da competição. Porém com um detalhe superior para a atual campanha. Em 2016 o Ituano também chegou às 4as de final com 6 jogos disputados. Mas, com uma derrota na 3a rodada da 1a fase. Desta vez o time comandado pelo técnico Guilherme Talamoni chegou invicto. Com 3 vitórias e 3 empates. A invencibilidade de 6 jogos iguala a maior sequência do clube conquistada entre 2019 com 4 jogos e 2020 com mais dois jogos até perder para o Fluminense. Agora o Ituano vai enfrentar o América Mineiro querendo ir mais longe. “A gente sabia que o Ituano só chegou às quartas uma vez. E ficamos muito felizes em igualar essa marca. Claro que a gente sempre quer mais. Fico feliz em poder contribuir com o Ituano. É um clube muito bem gerido. Na figura do Paulo, do Edney, do executivo Beto Souza, do diretor Jhonatan e do Pimentel, comandante do time principal. Fico feliz em fazer parte de um grupo tão seleto de pessoas e poder contribuir um pouco para o crescimento do Ituano” agradeceu Guilherme Talamoni. Ituano e América jogam já nesta quinta, na Arena Barueri, às 19 horas. Mesmo quase sem folga, o grupo quer mais. “Estamos trabalhando bem. O grupo está evoluindo. Vamos buscar mais” afirmou o goleiro Wesley.


Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol

Fotografia

17/janeiro

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.