Nesta década o Ituano estreou no Campeonato Paulista com duas vitórias e um empate. Em 2021, venceu o Guarani por 3x0 em Campinas. Em 2022 venceu o Novorizontino por 2x0 no Novelli Itu. E no ano passado, mesmo jogando no Morumbi, empatou sem gols com o São Paulo. Estreando mais uma vez fora de Itu, desta vez o resultado foi amargo. Perdeu para o São Bernardo no estádio 1º de Maio debaixo de chuva. “Não era a estreia que nós esperávamos. Ficamos chateados pela derrota. A gente precisa entender que esse time tem 20 dias de treino. Atletas novos chegaram. Temos uma plataforma de jogo que vem do ano passado. Isso ajuda. Tivemos coisas positivas. Temos que ser frios para analisar o todo. Não podemos pegar o resultado da partida e resumir só na derrota. Temos coisas positivas que vamos levar para o jogo de quarta. E tivemos coisas que não fomos bem, que culminaram nos dois gols do São Bernardo. Vamos minimizar os erros para que a gente na quarta possa fazer uma grande partida. Ter um pouco mais de poder de fogo e colocar o goleiro deles para trabalhar. São ajustes. Essa é só a primeira rodada e temos que pensar positivo” lembrou o capitão Jefferson Paulino. O Ituano sofreu um gol em cada tempo e criou poucas oportunidades de gol. Todos tinham consciência de um desempenho abaixo do esperado. “Os números mostram isso. No primeiro tempo até conseguimos ter um pouco mais de posse de bola e algumas ações ofensivas que levaram perigo. Depois perdemos esse controle. Não fizemos algumas ações. O campo pesado também prejudicou um pouco o jogo. Dentro do que eu esperava, uma das coisas que não deixamos ter é o nosso comportamento de pressionar e ser vertical. Acredito que neste jogo, desfizemos mais da bola, isso faz com que você corra mais atrás do adversário. Eles também têm qualidade e estão há um bom tempo juntos. Nós nos desgastamos bastante. Foi um jogo onde na parte ofensiva, a gente perdia a bola e nos complicamos. Por isso tivemos poucas chegadas no ataque”, analisou o técnico Márcio Freitas.
O técnico Márcio Freitas promoveu as estreias de três reforços. O zagueiro João Vialle e os atacantes Pablo pela direita e o centroavante Salatiel. Da equipe do Paulista do ano passado, jogaram o goleiro Jefferson Paulino, o meio campo José Aldo e Eduardo Person. E ainda contou com os titulares da Série B, o zagueiro Marcel e o meia Yann Rolim. Apesar da derrota, Márcio Freitas tira aspecto positivo da partida. “Tiro de positivo o compromisso dos atletas. Eles entendem aquilo que nós fizemos na pré-temporada. O como o Ituano vai ser ofensivo e vai buscar atacar o gol adversário. Falei no vestiário. Houve um pouco de precipitação, mas, esse é o caminho. Não há dúvida. Todos os atletas que coloquei para jogar e entrar na partida. A cada partida vamos aumentar o nosso entrosamento. Claro que o campeonato é curto. Os nossos gols vão acontecer” afirmou Márcio Freitas. O primeiro gol do São Bernardo saiu aos 44, após cruzamento da direita e domínio e voleio de Lucas Tocantins. Salatiel buscou o gol no cabeceio. Aos 72, Yann Rolim escapou pela esquerda dentro da área e bateu forte para o gol. A bola foi na rede pelo lado de fora. Experiente e ponderado, Yann também imaginava outro jogo do Ituano nesta estreia. “Com certeza! Trabalhamos bem nestas duas semanas. Nós imaginamos um outro jogo aqui. Claro que o São Bernardo é um time experiente e difícil. O campo prejudicou um pouco, mas jogamos abaixo do que podíamos e o São Bernardo mereceu a vitória. Temos muito que melhorar”, avisou Yann Rolim. O goleiro Jefferson fez duas importantes defesas, evitando uma derrota maior. Uma delas no ângulo. Mas, aos 81 minutos, o atacante Kayke foi derrubado na área e o árbitro Raphael Claus marcou pênalti. O próprio Kayke cobrou e fechou o placar em 2x0. Essa é a terceira derrota seguida para o São Bernardo. Perdeu em 2022, 2023 e agora em 2024. Duas no 1º de Maio e no ano passado no Novelli Júnior.
No Campeonato Paulista não há tempo para lamentar. Na quarta já tem um grande jogo contra o Corinthians. Será o primeiro jogo do Ituano no Novelli Júnior neste ano. Estádio que estará lotado. “Um jogo como esse contra o Corinthians todos querem jogar. Já avisei os atletas, vamos manter a cabeça, vamos nos concentrar ao máximo. O Corinthians é uma grande equipe. Vamos aproveitar também esse momento de muitas mudanças do lado de lá. Onde podemos dentro do nosso comportamento, se desfazer menos da bola, ser mais intenso e poder controlar mais o jogo. Vou procurar dentro deste pouco tempo, criar as oportunidades, para que na quarta possamos ganhar” afirmou Márcio Freitas. O goleiro Jefferson Paulino que no ano passado defendeu dois pênaltis contra o Corinthians nas quartas de final, espera um jogo igual. “Assim como nós, o Corinthians também está em formação. Vamos analisar o jogo deles para que nós possamos estar preparados. O jogo será dentro do nosso domínio e precisamos pontuar. Para mim será 50 a 50, porque eles estão também em formação. Antes de pensarmos no Corinthians, temos que pensarmos em nós mesmos. Isso é primordial. Claro que a gente respeita o time do Corinthians, mas temos que pensar no que precisamos fazer para realizarmos um grande jogo na quarta feira” explicou Jefferson Paulino. O meia Yann Rolim também espera um bom jogo. “O Corinthians é grande. Sabemos que quarta será outro jogo difícil. Vamos trabalhar muito nestes dois dias, para minimizar os erros e melhorar na parte da frente para fazer os gols. O estádio cheio com a torcida nos apoiando nos ajuda. Dá uma motivação maior. Vamos dar o máximo para ganhar do Corinthians” afirmou Yann Rolim. Ituano e Corinthians jogam às 19hs30, no Novelli Júnior, na próxima quarta.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Miguel Schincariol
Fotografia
22/janeiro/2024