Ituano reencontra a vitória

Postado em 20/02/2023
Eduardo Person marcou o 2x0 no acréscimo do primeiro tempo.

Justamente no final de semana mais triste dos últimos anos, o Ituano reencontrou a vitória no Campeonato Paulista. Com o time já concentrado na noite de sábado, chegou a informação da morte do goleiro Jian Kayo, de apenas 21 anos. Terceiro goleiro do elenco em sua primeira temporada após dois anos como titular no sub 20, o corpo de Jian Kayo foi encontrado no seu apartamento. Coube ao técnico Gilmar Dal Pozzo a missão de dar a informação ao elenco da tragédia. e decidirem juntos pela manutenção da partida. "Foi uma maneira diferente para este jogo. Ontem a noite estávamos jantando no hotel quando recebemos a notícia. O técnico tem que ser o líder. Fui o porta voz para passar esta notícia para os atletas. Foi um choque para mim, mas ao mesmo tempo, o líder tem que ser forte para passar força para o elenco naquele momento. Fizemos uma oração e conduzimos da melhor forma possível. A gente sabia que de ontem para hoje só o silêncio acalmaria o nosso coração. Hoje pela manhã nós tivemos uma conversa muito franca com os atletas para tomarmos uma decisão em conjunto sobre a realização da partida. Respeitando o sentimento dos atletas. Alguns deles têm uma afinidade maior. E a gente tomou uma decisão sobre aquilo que imaginávamos que o Jian queria que nós decidiríamos naquele momento. Já tínhamos um problema que era a tristeza. Ou a gente abaixamos a cabeça, e nós deixaríamos o Jian mais triste onde ele está neste momento. Ou a gente enfrentava o problema de frente, fazendo um grande jogo. Foi o que nós decidimos que é assim que o Jian gostaria. Com um vestiário feliz. Ele era muito feliz, ele era guerreiro. Foi esta mensagem que procurei passar para o elenco, apesar do pouco tempo que o conheci. Foi assim que a gente conduziu. Fui abençoado, fui iluminado. E os atletas tiveram uma aceitação muito boa. Claro que hoje a tarde montamos a estratégia do jogo. Aí já não era mais emoção, e sim a razão. Se quiséssemos ser feliz com o resultado, teríamos que produzir mais que o adversário. E fizemos um jogo muito seguro" explicou Gilmar Dal Pozzo. Com dois gols ainda no primeiro tempo marcados por Rafael Silva e Eduardo Person, o Ituano venceu o Santo André por 2x0 e conquistou sua segunda vitória na competição.

O jogo deste domingo não foi simples. Além da tragédia com o Jian, o time estava mal colocado na classificação. E o Santo André é o adversário que o Ituano mais enfrentou na história. Este foi o de número 57. E mais, o time começou com três atletas que jogaram recentemente no Ituano. Zagueiro Matheus Mancini, meia Gerson Magrão e o atacante Dudu Vieira. Depois entrou Léo Ceará. E toda a comissão técnica trabalhou muitos anos no Galo de Itu, comandados por Vinicius Bergantin. Após o absoluto silêncio de um minuto no início da partida, o Ituano foi a frente. Usando a velocidade de Yago, proporcionou dois lances de perigo com Rafael Silva. Aos 15, após escanteio cobrado na direita, o zagueiro do clube do ABC toca com a mão na bola e o árbitro Salim Fende marcou o pênalti. Rafael Silva pela primeira vez começando como titular, bateu muito bem. No canto para abrir o placar. O Ituano seguiu mandando na partida. Yago soltou uma bomba aos 32 para a defesa do goleiro Lucas. Aos 39 foi a vez de Marcelo Freitas acertar a lateral da rede, pelo lado de fora. Aos 45, Person lançou Yago na direita que cruzou rasteiro para a entrada de Person que chegou finalizando. Lucas deu rebote e Person, espero conseguiu tocar para o fundo do gol. No segundo tempo, o Ituano teve chance de ampliar. Paulo Victor finalizou com perigo pela esquerda aos 5. A dupla Person e Yago proporcionaram um bom ataque aos 18 com duas finalizações seguidas após o rebote da zaga. E aos 36, boa jogada de Felipe Saraiva e Diego Quirino que tinham entrado no jogo. Quirino deixou Saraiva livre para finalizar. A bola bateu no zagueiro e no rebote nova finalização de Gabriel Barros. No apito final, os 1.120 torcedores comemoraram a vitória, gritando o nome de Jian Kayo. Eduardo Person, eleito o melhor em campo, dedicou a vitória ao amigo. “É muito importante ter esse troféu, mas o mais importante é a vitória. Eu faria qualquer coisa para trocar esse troféu, superficial, para poder ter o Jian de volta. Eu acho que todos os dias a gente tentar ser um filho melhor, dizer às pessoas que ama. O mais importante é falar com o pai, com a namorada, saber que estou dando o meu melhor", falou o artilheiro do time com 3 gols.

O técnico Gilmar Dal Pozzo está há 10 dias no Ituano e já enfrentou de tudo. Jogo adiado por causa de uma tempestade, derrota na estreia em Mirassol e a preocupante situação do time na tabela de classificação. Ele explicou o que fez para reverter a situação. “Esta parte mental procurei trabalhar bastante. Disse a eles que precisava de um grupo de guerreiros, jogadores com personalidade para enfrentar o problema de frente. O Campeonato Paulista é muito difícil. A outra situação é o trabalho tático. Este é o grande desafio quando o técnico chega porque não tem tempo para treinar e não vai ficar lamentando.  Temos que encontrar maneiras de convencê-los da nossa ideia. Ficamos abaixo no jogo em Mirassol e no pré-jogo de sábado, usamos os 30 minutos, colocamos os conceitos bem definidos. Fomos bem incisivos e convictos. Repetindo os movimentos. A gente mereceu esta vitória” afirmou Dal Pozzo. A situação se inverteu. Agora com 9 pontos, o Ituano está junto com o São Bento na segunda posição do grupo. Perde no saldo de gols. Tem um a menos. Com um jogo a mais para fazer, na quarta em casa contra o São Bernardo, o Ituano visualiza a possibilidade de classificação. Gilmar prefere neste momento, após a sua primeira vitória, uma pequena pausa. “Hoje? Hoje quero tomar um vinho! Quero me dar este direito de comemorar. Tem sido muito duro. Não temos tempo para treinar e tudo o que tem acontecido. Falei para os atletas, vão comemorar. Amanhã (segunda) a gente pensa na sequência do campeonato. Disse a eles para nós trabalharmos duas situações. A humildade e a ambição. Estávamos numa situação ruim antes do jogo, agora não podemos achar que somos os melhores. É um centímetro por cada vez. Foi um golpe muito duro, estamos falando de um ser humano. Perdemos um colega. Vamos nos dar o direito de comemorar a vitória e ficar no nosso silêncio. E depois começar a projetar o próximo jogo”. Bom vinho! Merecido!   

Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol

Fotografia

20/fevereiro/2023

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.