Ituano se classifica no Paulista pelo segundo ano seguido

Postado em 05/03/2023
Ao final do jogo, jogadores foram agradecer o apoio dos torcedores que compareceram em bom número.

Pelo segundo ano consecutivo o Ituano se classifica para as quartas de final do Campeonato Paulista. Esta é a terceira vez que avança desde 2017 quando a competição passou a ter 16 clubes e este formato de disputa. A outra vez que se classificou foi em 2019. Nas duas vezes anteriores a classificação veio na penúltima rodada após uma vitória contra o Bragantino. Desta vez a situação foi mais difícil após sofrer uma goleada em Bragança Paulista e deixar o clube numa situação delicada. E ainda com jogo da Copa do Brasil, na quarta, no interior do Amazonas. “Foi uma mudança de comportamento. Nos jogos que perdemos, ficamos muito abaixo. A gente sentou após o jogo de Bragança e tivemos uma conversa mais incisiva. Falando na nossa linguagem do futebol. E falando da importância desta semana para o clube. Claro que eles entraram bem. Mas foi o comportamento de toda a equipe que potencializou a classificação na Copa do Brasil e no Paulista contra o Santos” lembrou o técnico Gilmar Dal Pozzo. O Ituano após se classificar na Copa do Brasil em Manacapuru, recebeu o Santos que também brigava por classificação. Diante de mais de 8 mil torcedores, segundo maior público no Novelli nesta temporada, o Ituano venceu por 3x0. Gols do capitão Claudinho, titular nos dois últimos jogos, Gabriel Barros e Quirino. Os dois marcaram seus primeiros gols na temporada e no momento mais importante. Ao final do jogo, Eduardo Person que cobrou escanteio que originou o primeiro gol, e fez as assistências para os outros dois gols, foi eleito o melhor em campo. “Estávamos desacreditado por muitos, né? Sabíamos do nosso potencial e confirmamos hoje com o 3 a 0”, desabafou Person. Artilheiro e garçom do time neste Paulista com três gols e três assistências. Na fase de quartas de final, o Ituano vai enfrentar o Corinthians, que terminou em primeiro no grupo. Será em jogo único, na NéoQuímica Arena, na capital.

Com todos os jogos marcados no mesmo horário nesta última rodada, cada jogo interferia na classificação de outra partida. Aos 11 minutos, o Red Bull Bragantino abriu o placar contra o São Bento. Abria-se a chance de classificação para o Ituano. Aos 18 minutos veio o gol marcado por Claudinho. Person cobrou escanteio, Rafael Silva finalizou, o zagueiro tirou a bola que sobrou para Claudinho abrir o placar. O segundo gol só veio aos 45, antes do intervalo. Person lançou Gabriel Barros entre os zagueiros. Ele bateu de esquerda para ampliar o placar. “Feliz pelo gol e pelo nosso primeiro tempo. Importante a equipe estar bem e controlar o jogo. Acertar os pequenos detalhes para voltar para o segundo tempo mais ligado” avisou Claudinho na saída para o vestiário. Sem ser ameaçado, o Ituano chegou ao tranquilizador terceiro gol aos 22 minutos. Em jogada parecida do segundo gol. Person enfiou a bola entre a defesa e Quirino teve tranquilidade para desviar do goleiro João Paulo. Com a vaga garantida no Paulista, não teve como se dissociar da classificação da Copa do Brasil na mesma semana.  “A classificação na Copa do Brasil, como foi conseguida, a questão de logística, a gente fez hoje um jogo de superação. Claro que a classificação gera confiança nos atletas. A partir de quinta foi um trabalho de recuperação dos atletas. E ontem fizemos um trabalho técnico tático de 30 minutos, convencendo os atletas da importância deste jogo. Nós tínhamos que produzir, neutralizar as coisas boas do Santos, mas tínhamos que propor o jogo. E fizemos com muita sabedoria. Nós controlamos o jogo do começo ao fim. Demorou para sair o segundo gol e isso estava me incomodando. Porque quando você enfrenta um adversário de qualidade, em vários momentos a gente baixou as linhas e bloqueou por dentro, fechando os espaços. Nossos atacantes queriam receber a bola no pé. Quando o Barros fez uma infiltração por dentro, saiu o gol. No segundo tempo a gente veio administrando, e com posse de bola, agredindo o adversário. Da mesma forma que o gol que o Quirino fez com esta jogada. Transitando, mas com sabedoria, para chegar aos 3x0 e definir a classificação” explicou Gilmar Dal Pozzo.

O Ituano venceu o Santos pela terceira vez seguida no Novelli Júnior. Em 2019 goleou por 5x1, o maior placar conquistado pelo Ituano na competição e contra este tradicional adversário. Em 2020 venceu por 2x0 e agora faz o segundo maior placar, ao vencer por 3x0. Um placar inesperado. “O placar nós não temos como dimensionar antes. Pela confiança que tenho nos meus atletas, pela minha capacidade como treinador, pelo estudo que fizemos do adversário, é lógico que acreditava em vencer a partida. As coisas foram acontecendo. Só fiquei incomodado por não ter feito o segundo gol antes. Era para ter feito o segundo gol e definido o resultado. No segundo tempo nós administramos. Eu entendia que só com desempenho para vencer o Santos. Tendo a humildade de fazer uma marcação mais forte. E eventualmente fazer um bloco mais alto, e depois bloco mais baixo. E com posse de bola ter ambição. Nós precisávamos do resultado. Então nós não ficamos reféns da marcação. Nós também jogamos. E jogamos muito. Tivemos uma postura muito boa. Tanto que o Jeferson não sujou o calção hoje” comentou Gilmar Dal Pozzo que no momento não quer falar sobre o próximo adversário. O Ituano enfrenta o Corinthians nas quartas de final em Itaquera. “Avisei meus atletas no vestiário. Estão proibidos de falar do adversário até terça-feira. Nós temos que degustar este momento. Foi uma semana muito dura. Nós viemos de dois resultados negativos. Tomamos de 5 em Bragança. Valorizamos muito o jogo de quarta na Copa do Brasil. Qualquer time que fosse lá no Amazonas, iria ter dificuldades, por todas as adversidades. E logo em seguida tivemos que projetar este jogo. Então vamos nos dar o direito de comemorar até terça-feira. Tenho duas palavras que andam muito junto comigo. Se você ver minha trajetória como atleta pegando pênalti de Ronaldinho numa final de campeonato, e os bons trabalhos na Chapecoense levando o clube da Série D até a Série A. Você vai perceber que não há limite para sonhar. A partir de terça feira vamos começar a planejar o próximo jogo. O adversário tem muita qualidade. Mas, agora vamos comemorar e depois a gente retorna na terça”, finalizou.


Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol

Fotografo

5/março

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.