Apenas 10 clubes dos 16 classificados para a 3ª Fase do Campeonato Paulista classificaram as duas categorias formadoras, sub 15 e sub 17. O Ituano sub 15 já havia garantido a classificação na penúltima rodada da 2ª Fase. Com mais uma vitória por 3x0, desta vez contra o Brasílis, se classificou em primeiro, deixando o São Paulo com a segunda vaga. Desde 2011, essa é apenas a terceira vez que o sub 15 chega a esta fase da competição. “Poucas vezes isso aconteceu de avançar o sub 15 para a 3ª fase. Estou feliz até pela forma como foi deixando o São Paulo para trás. Sem dúvida é um grande feito”, comentou o técnico Chico Elias que assumiu o lugar de Leonardo Pereira que deixou o clube. Chico Elias comandou o sub 20 que foi eliminado na 2ª fase. Chico Elias fala sobre as duas categorias. “Há algumas diferenças sim. Principalmente no dia a dia. No trato, na linguagem e na cobrança. No sub 20 os atletas já são profissionais e muitos já jogaram no time de cima. No sub 15 tem mais amor envolvido. Tem mais coração. É diferente neste sentido. Em relação ao entendimento de jogo e parte técnica, não há diferença. Quando assumi o sub 15 eles já tinham uma forma de jogar, com o Leonardo que estava aqui. Aos poucos fomos mudando alguma coisa e foi bem aceito. O entendimento foi muito bom. Isso mostra cada vez mais a capacidade deles, apesar da idade, de chegarem prontos para desenvolverem um bom jogo” afirmou Chico Elias.
O Sub 17 se classificou em 2º no grupo que teve o Palmeiras como líder da chave. Essa é a quinta vez que o sub 17 avançou para a 3ª fase. Foram dois anos seguidos de classificação em 2018 e 2019, até todo o trabalho na base ser interrompido pela pandemia do Covid. “A pandemia prejudicou bastante os clubes. Vários trabalhos perderam o timing das preparações e crescimento dos atletas. A pandemia prejudicou muitos atletas. Alguns ficaram pelo caminho, infelizmente. Agora estamos nos estabelecendo novamente. O Ituano vem se fortalecendo neste momento. A sequência do trabalho no clube faz uma grande diferença. Trabalhamos com alguns do sub 17 do ano passado, com outros que subiram do sub 15, isso fortaleceu a equipe. Até pelo entendimento da forma que estamos trabalhando. Foi um ponto muito positivo esta sequência por todos da comissão técnica e pela diretoria”, comentou Vanderlei Domingos que no ano passado dirigiu o sub 15, e chegou a 3ª fase. O técnico Chico Elias, que assumiu o sub 20 neste ano, comentou sobre esse momento. “Eu atribuo esse bom momento da base do Ituano a uma série de fatores. De um tempo para cá, tem profissionais de captação de atletas no Brasil inteiro. Monitoramento dos atletas mais jovens, passando um período no clube. São treinadores que aqui passaram e muito também da gestão da nossa base. São fatores que juntos, trazem esses bons resultados” afirmou Chico Elias.
A 3ª fase do Campeonato Paulista já começa neste sábado. O Ituano sub 17 está no grupo com São Paulo, atual vice-campeão, Ponte Preta e Sfera, clube que também se classificou nas duas categorias. “Nesta 3ª fase serão jogos muito mais competitivos. Contra equipes de um nível mais elevado. Vamos enfrentar o São Paulo, a Ponte Preta e o Sfera no nosso grupo. O São Paulo tem uma das melhores bases do Brasil. O Sfera vem se despontando no Estado de São Paulo e tem investimento na base. E a Ponte tem camisa e tradição na base. Vejo um nível alto. Quem acertar mais vai buscar a classificação. Vamos trabalhar muito para que possamos chegar e ficar entre os 8 melhores times. Vamos estrear em casa contra o São Paulo e precisamos começar bem” afirmou Vanderlei Domingos. O Ituano sub 15 não terá um dos 4 clubes grandes no grupo, mas não terá jogos com menos dificuldades. Tem o Red Bull, semifinalista no ano passado, Guarani e São José. “Nesta próxima fase vamos enfrentar o São José na estreia, fora de casa. Depois vamos enfrentar o Guarani, que esteve na nossa chave na 1ª fase. E foi uma equipe que não sofreu gol nesta fase. E depois o Red Bull, clube tradicional. É um grupo difícil. Na 3ª fase não tem o que escolher. Vamos dar sequência ao bom trabalho para irmos mais longe” afirmou Chico Elias. Em 2014, o sub 15 fez sua melhor participação chegando às 4as de final. O sub 17 também fez sua melhor participação, chegando às 8as de final.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Fabio Pinto
Fotógrafo
13/agosto