O Ituano sub 15 conquistou uma classificação inédita. Está nas semifinais do Campeonato Paulista e vai enfrentar o Palmeiras, atual tetracampeão Paulista seguido na categoria. A vaga veio após o empate em 1x1 com o Desportivo Brasil no Tatizão que recebeu um bom público. Foi uma simbiose com a alegria dos torcedores e familiares na arquibancada com os atletas e comissão técnica no gramado. “Foi algo sensacional. É uma forma de desfrutar tudo que estamos vivendo. Estamos amadurecendo durante a competição. A gente viu essa possibilidade e falávamos: dá para chegar. A gente viveu esse momento nos jogos contra o Guarani e Red Bull e percebemos que havia essa chance. Hoje foi como uma cereja do bolo com essa classificação. Só que queremos mais. O adversário será muito difícil. Está todo mundo acreditando e confiante nestas semifinais” comentou o técnico Chico Elias com um sorriso no rosto. O sub 15 igualou o sub 20 que em duas oportunidades chegou às semifinais. Em 2014 e 2019. Ituano e Palmeiras jogam a primeira partida das semifinais em Itu neste sábado, dia 12.
A campanha do Ituano em 24 jogos, conquistou 17 vitórias, 4 empates e sofreu apenas 3 derrotas. O time marcou 51 gols e sofreu 16 gols. Nunca um time sub 15 do Ituano superou a marca dos 50 gols. E na defesa, com os times do sub 15 que chegaram a 2ª fase no mínimo, somente a equipe de 2014 sofreu menos gols. Foram 10 gols em 20 jogos daquele time que chegou às 4as de finais. Portanto esse sub 15 está entre os melhores do Ituano desde 2011. “Tenho que destacar todo o trabalho da base do Ituano. O sub 17 também chegou nas quartas do Paulista. O próprio sub 20 fez uma boa campanha. Então temos que destacar que toda a base tem feito bom trabalho e não chegamos por acaso” lembrou Chico Elias. Nas semifinais, o Corinthians vai enfrentar o Santos, enquanto o Ituano vai enfrentar o Palmeiras que fez a melhor campanha e tem o ataque mais positivo com mais de 100 gols. “Vamos enfrentar os grandes. O Palmeiras é o grande da competição. Vamos encarar. A responsabilidade é deles. Vamos fazer dois bons jogos. Vamos entrar leve e pronto para desfrutar esse momento” avisou Chico Elias.
O sub 17 que repetiu a melhor campanha realizada em 2019 quando chegou nas quartas de final, foi eliminado pelo Santos no CT Rei Pelé. Venceu no Tatizão, mas não suportou a pressão no jogo de volta. Com o 6º ataque mais positivo do Campeonato Paulista, o Ituano não mudou a forma de jogar. “A chave desta campanha foi acreditar em tudo que trabalhamos durante o ano todo. A ideia de jogo e a forma como jogamos. Propondo o jogo e mantendo a nossa identidade ofensiva. Isso foi trabalhado no dia a dia com os atletas. Assim pudemos alcançar essa campanha chegando até as quartas. Os atletas puderam evoluir mentalmente, taticamente e fisicamente. Eu valorizo o coletivo. Os atletas estão todos de parabéns, assim como toda a comissão técnica e diretoria” comentou o técnico Vanderlei Domingos. A campanha do Ituano sub 17 em 24 jogos, teve 14 vitórias, 3 empates e 7 derrotas. O time marcou 56 gols e sofreu 35 gols. Rodrigo Haruki foi o artilheiro com 13 gols. O meio-campo Pietro jogou 23 das 24 partidas. E o goleiro Pantera fez 20 jogos. Foi o 7º colocado e muitos destes atletas devem subir para o elenco sub 20 na próxima temporada.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Fabio Pinto
Fotógrafo
8/outubro