O Ituano desde 2014 participa todos os anos da principal competição de base do futebol brasileiro. Será a 10ª participação seguida na Copa São Paulo, a conhecida Copinha. Lembrando que em 2021 não houve o campeonato por causa da pandemia. A estreia do Ituano aconteceu em 1996. Foram 5 anteriores a 2014. Em 1996, 1997, 2000, 2001 e 2005. As melhores colocações aconteceram após 2014. O Ituano chegou duas vezes às 4as finais. Em 2016 foi eliminado pelo Corinthians e no ano passado quando foi eliminado pelo América Mineiro. Esses dois clubes chegaram à decisão final. Outras duas vezes, o Ituano chegou às 8as de final. Em 2015 quando foi eliminado pelo Palmeiras e em 2017 quando foi eliminado pela Chapecoense. Nesta próxima edição, que começa em 2 de janeiro, o Ituano quer novamente avançar de fase, buscando alcançar suas melhores participações.
O Ituano ficará na sede de Itapira, no grupo 14, com o anfitrião Itapirense, Criciúma e Atlético Cearense. Será a 7ª vez que o Ituano jogará fora de Itu. O clube já ficou em Americana, Indaiatuba, Votorantim, Sumaré, Suzano e no ano passado disputou em Porto Feliz. Se o Ituano vai enfrentar pela primeira vez um clube cearense no sub 20, o jogo contra o Criciúma será a 6ª vez que haverá um confronto com um clube catarinense. É o Estado que o Ituano mais enfrentou. Tanto no profissional, como na base. Em 2005, empatou com o Figueirense em 1x1. Perdeu para a Chapecoense nas 8as finais de 2017. E venceu o Avaí em 2016, Concórdia no ano passado e neste ano de 2023 o Camboriú. O Ituano vai enfrentar pela primeira vez o Itapirense no sub 20. São 15 jogos contra clubes do interior paulista. Soma 8 vitórias, 6 empates e apenas uma derrota em 1996 para o Rio Branco em Americana.
O técnico Chico Elias, que foi auxiliar do profissional nos últimos dois anos, assumiu o time sub 20 para a próxima temporada. Ele já está treinando o elenco de 30 atletas inscritos na competição. São 11 atletas que disputaram a Copa São Paulo do ano passado, sendo que 5 vão participar pela terceira vez. São eles Aluísio, Felipe Fonseca, Stefanello, Zé Carlos e Vinicius Oliveira. Não por coincidência, esses atletas já treinam no profissional e fizeram alguns jogos na última Série B. Os zagueiros Vinicius Poz e João Pedro também treinam no profissional e foram relacionados para alguns jogos no Brasileiro. Se um terço do elenco é mais experiente, outro terço, 12 atletas vieram do sub 15. Sendo que três disputaram o Paulista sub 15 deste ano. Inclusive o atacante Dudu, convocado para a seleção brasileira da categoria. Completam o elenco, dois atletas que vieram esse ano para o Ituano. O meio campo Victor Reis que veio do Ibrachina e o lateral esquerdo Marcelo Maia que veio do Corinthians.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Fernando Roberto
Fotografia
6/dezembro