Ituano vence o Corinthians nos pênaltis e está na semifinal

Postado em 12/03/2023
Raí Ramos acerta uma bomba de fora da área no ângulo

O Ituano está na semifinal do Campeonato Paulista após 9 anos. Em 2014 chegou a esta fase da competição após eliminar o Botafogo em Ribeirão Preto nos pênaltis. Desta vez o adversário é mais forte e tradicional. Após empatar em um gol com o Corinthians na NéoQuímica, o Ituano venceu por 7x6 nas cobranças de penalidades máxima. Foi a terceira classificação do time em 10 dias. E estes momentos estão interligados. “Nós já tínhamos classificados na Copa do Brasil, e depois conseguimos a classificação contra o Santos. Isso gera mais confiança em todos. O desempenho também gera mais confiança ainda. E nós vencemos o Santos jogando bem. Chegamos muito fortalecidos para este jogo contra o Corinthians. Por tudo aquilo que passamos nestes 32 dias no Ituano. Desde que chegamos passamos por muitas adversidades, inclusive com a morte do Jian. Foi uma situação muito difícil. Na sequência perdemos dois jogos seguidos. Tivemos que fazer um ajuste, fortalecer o mental. Uma das conversas foi neste sentido. Eles estão demonstrando que estes atletas não têm limite” comentou o técnico Gilmar Dal Pozzo que completou na sexta, 30 dias no comando do Ituano. O goleiro Jefferson Paulino que defendeu dois pênaltis e fez o dele na quarta cobrança também relembra este período de superação. “Estou muito feliz pela classificação. O futebol nos proporciona momentos únicos. Em uma semana fomos ao Amazonas pela Copa do Brasil e ali foi o início de nossa reação como grupo. Foi uma viagem desgastante, com uma classificação difícil e voltamos de lá mais fortes. Depois tivemos o jogo do Santos e fomos muito fortes mentalmente. Em nenhum momento falamos de rebaixamento ou risco de queda. O Gilmar sempre falou em merecidamente. Fizemos um grande jogo contra o Santos, vencemos bem e isso nos deu uma confiança muito grande. Tivemos uma semana longa de trabalho, a primeira do Gilmar. Ele pode colocar algumas coisas nos treinamentos, e inclusive nas cobranças de penalidades. Eu treinei após a conversa com o Gilmar. Tive bom aproveitamento e estaria entre os 5 batedores. Bati como treinei e fomos muito felizes. É um momento histórico para nossas carreiras e também para o clube, O Gilmar foi muito firme em aceitar este desafio e dedicamos também esta vitória e classificação ao Gilmar e ao auxiliar Emerson” lembrou Jefferson eleito o melhor em campo na partida.

Logo no início da partida, o Ituano criou as duas melhores oportunidades de gol. Uma com o artilheiro Person que conseguiu tocar antes da dividida do Cássio. Na outra, o goleiro do Corinthians fez grande defesa na finalização de Gabriel Barros. Nestes dois lances dentro da área, o assistente levantou a bandeira anotando o impedimento. Então o negócio foi chutar de fora da área. Aos 25 minutos, Raí Ramos livre na direita, adiantou a bola, e soltou uma bomba que viajou e entrou no ângulo. Um golaço! O Corinthians respondeu com Adson que acertou a trave logo depois. O empate saiu aos 34 com Adson levantando a bola para a área. Paulinho se posiciona e sobe para desviar de cabeça. Na saída para o intervalo, Raí Ramos que marcou seu primeiro gol, lembrou da família. "Primeiro quero agradecer a Deus por esse gol. Também quero homenagear minha esposa, que está grávida do meu primeiro filho, o Davi. O Corinthians teve mais chances de gol. Vamos voltar ligados e concentrados para conquistar a classificação aqui" afirmou o lateral direito. E foi o que aconteceu. Apesar da pressão do Corinthians, que chegou a colocar a bola na trave com Yuri Alberto, o Ituano segurou o empate e a definição foi nos pênaltis. Jefferson Paulinho que tinha evitado o gol em chute de Yuri Alberto aos 45, começou pegando a primeira cobrança de Fábio Santos. Person, José Aldo e Rafael Pereira marcaram. Raí acertou o travessão. Jefferson e Claudinho marcaram e a disputa terminou em 4x4. Nos alternados, Lucas Siqueira fez, Mário Sérgio e Fágner tiveram seus pênaltis defendidos. Gil acertou a trave e Felipe Saraiva bateu forte e no canto para determinar a vitória por 7x6. “Foi uma semana cheia de trabalho. Conseguimos recuperar os atletas e conseguimos repetir nossos conceitos e nossas ideias. A gente mudou um pouco nossa forma de jogar. Procuramos neutralizar as ações do Corinthians. E nos dois primeiros lances foram do Ituano. Depois veio o nosso gol. Ainda no primeiro tempo sofremos o empate. No segundo mudamos um pouco nossa postura, conseguimos controlar o jogo e nos pênaltis conseguimos nossa vitória. Foi merecida sim a nossa classificação! ” afirmou o técnico Gilmar Dal Pozzo.

Na comemoração pela classificação a semifinal, o goleiro Jefferson Paulino, eleito o melhor em campo, dedicou a memória do goleiro Jian Kaio, morto há 20 dias. “Faço parte de um todo. Sou uma parte do esqueleto do clube. Precisamos pensar em todas as partes. Os jogadores que entraram durante os jogos também têm sua importância. O Claudinho também com sua liderança, jogando ou não jogando. Tivemos potenciais neste clube que nos ajudaram nesta volta da confiança e de recuperação. Agora um pouco mais tranquilo posso falar que era o atleta mais próximo do Jian. Estávamos todos os dias juntos. Foi uma perda muito grande. Pude conhecer o seu irmão que veio do Paraná para me agradecer por tudo aquilo que o Jian sempre falou de mim para eles. Por isso este troféu que ganhei dedico a ele. Fiz uma promessa de jogar sempre com uma tarja preta no braço em homenagem a ele. Foi especial poder dedicar esta classificação a ele e a família dele” falou emocionado. Outro sentimento após a classificação, era de ter dado uma resposta a aqueles que duvidaram da capacidade do atual elenco do Ituano. “Falaram um monte de coisa. Inclusive falaram de quanto seria o placar. É preciso respeitar o Ituano que já conquistou dois títulos Paulistas. Faltou este respeito. Ficamos calados. Trabalhamos e focamos no jogo e na classificação” afirmou Gilmar Dal Pozzo. Tranquilo e equilibrado, Jefferson Paulino explicou. “O futebol oferece momentos únicos. Em todos os veículos de comunicação, em todos, queriam acertar o resultado do jogo. Porque já era um fato, porque o Corinthians já tinha passado. O Gilmar falou isso para nós, mas disse que não precisava usar isso como motivação por tudo que o grupo está construindo. O futebol sempre tem os altos e baixos. No ano passado fizemos uma grande campanha na Série B, com quase acesso. Depois houve uma mudança de elenco e precisa de um tempo para se adaptar. Por isso, hoje coroando com a classificação, é um sentimento de muito orgulho para todos nós. E gratidão ao nosso treinador. O futebol paulista é muito disputado, com clubes bem organizados, com folhas salariais altas. Foi um dia importante, mas a partir de agora viramos a chave porque na quarta temos um jogo muito importante pela Copa do Brasil”. O Ituano recebe nesta quarta o Ceará no Novelli Júnior às 19hs pela Copa do Brasil. O jogo da semifinal com o Palmeiras será no domingo no Allianz Parque.  

Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Paulo Pinto

Fotografo

12/março

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.