Ituano vence o CRB e assume a liderança do grupo

Postado em 07/01/2023
Capitão Madison cobra o pênalti e marca seu 15o gol na base.

Após a vitória do Desportivo Brasil por 2x1 contra o Camboriú na preliminar, o Ituano sabia que a vitória contra o CRB seria fundamental para seguir na Copa São Paulo. Do contrário, ficaria para trás no grupo que se classificam os dois primeiros para a próxima fase. Sendo assim, o time começou o jogo pressionando em busca do gol, que veio logo aos 18 minutos com o artilheiro Matheus Maia que marcou seu primeiro gol na competição. Maia tem 21 gols na base do Ituano em Campeonatos Paulistas. Agora marcar na Copa é diferente. “É muito diferente! É uma sensação inexplicável. A gente trabalha o ano inteiro para disputar a Copinha. Tem ansiedade e quando chega, e ainda faz o gol. É uma sensação que não dá para explicar em palavras” contou Matheus Maia. O Ituano teve chances de ampliar ainda no primeiro tempo. Não fez, e cedeu o empate aos 27 minutos. O jogo ficou perigoso com o CRB ameaçando o gol de Wesley. Antes do intervalo, Wesley fez uma bonita defesa em chute de fora da área no ângulo. “Começamos bem no jogo, fizemos o gol, tivemos chances de ampliar o placar. Depois que tomamos o gol, o jogo ficou tenso. O principal ponto para o segundo tempo foi o equilíbrio. Ajustar o que foi o necessário e voltarmos para fazermos o nosso jogo, com a nossa proposta” comentou o técnico Guilherme Talamoni.

Para a segunda etapa, o técnico Guilherme Talamoni fez duas alterações, colocando em campo o zagueiro Erik e o atacante Cristhian. O Ituano retornou melhor e após uma tabela entre Maia e Felipe Fonseca, Maia foi calçado na área e o pênalti foi marcado. O capitão Madison cobrou e fez o 2x1. O jogo foi ficando mais disputado, inclusive com algumas jogadas mais ríspidas. Nos acréscimos, boa jogada pela direita com o toque para trás de Cristian já dentro da área, e Matheus Maia fechou o placar em 3x1. Para quem ainda não tinha marcado na Copa, fez dois gols e o Ituano conquistou a primeira vitória é ainda melhor. E qual gol foi o mais emocionante? “Acho que foi o do acréscimo. Porque o time deles estava em cima de nós, nos pressionando em busca do empate. E conseguimos sair no contra-ataque, conseguimos fazer o gol da vitória. Foi mais emocionante” afirmou Matheus Maia que nasceu em Cabreúva, perto de Itu. E nos dois gols demonstrou uma calma característica de goleador na frente do goleiro. “A gente sempre trabalha estas bolas para trás. Nós treinamos este tipo de jogada. O Guilherme sempre pede para termos confiança e tranquilidade, sem nervosismo. Foi isso que eu pensei. Consegui colocar a bola dentro do gol e foi só alegria”

As alterações que o técnico Guilherme Talamoni surtiu o efeito desejado. E também a mudança de postura. A reação do time na própria partida foi importante para deixar o time numa situação favorável no grupo. “Foi o conjunto de tudo. Difícil de falar o que foi o principal. Foi o entendimento deles de voltarem a nossa proposta inicial de jogo, e o comprometimento deles de fazerem o que tinha que ser feito” explicou Talamoni. Com a vitória o Ituano assume a liderança do grupo, com 4 pontos, mas com dois gols de saldo. Enquanto o Desportivo tem saldo de um gol. Embora esteja numa situação favorável, na 3a rodada, o Ituano enfrenta o Camboriú que precisa da vitória para se classificar. Ninguém vai relaxar, o jogo de terça é decisivo.  “Uma competição assim você nunca fica calmo. Fica mais confiante pelo resultado que conseguimos. Nós sabemos que o jogo de terça feira é decisivo e vale a classificação para ambas as equipes. Temos que manter o foco, para jogar melhor e vencer conseguindo a classificação” lembrou Talamoni. O Ituano joga pelo empate. A rodada que define os classificados do grupo de Porto Feliz será na próxima terça com o Ituano e Camboriú jogando as 13hs. Depois jogam Desportivo Brasil e CRB.


Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol

Fotógrafo

7/janeiro

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.