Ituano venceu novamente em Ribeirão Preto

Postado em 09/02/2023
A alegria da vitória conquistada em Ribeirão Preto

O momento que antecedeu o jogo em Ribeirão Preto foi totalmente diferente de quase um ano atrás quando Ituano e Botafogo disputaram o Troféu do Interior. Com a saída do técnico Carlos Pimentel, o Ituano foi dirigido pelo auxiliar Chico Elias e o objetivo do time era conquistar a primeira vitória no Campeonato Paulista para sair da incômoda posição na classificação geral. Se o momento era diferente, o cenário lembrou do ano passado. Uma verdadeira tempestade caiu durante a partida, encharcando o gramado e criando dificuldades para as duas equipes. O gol marcado pelo Yago logo no início e reforçou a lembrança da partida do ano passado. Ao final, com gols de Eduardo Person e Felipe Saraiva venceu o Botafogo por 3x2 conquistando a primeira vitória da competição. Quem estava no ano passado, lembrou daquele momento de alegria. “Não tem como lembrar. Foi um momento marcante para o clube e para todos nós. Quando começou a chover, a gente sentia no vestiário que a vitória ia vir. Foi crescendo este sentimento. A chuva caindo e pensei comigo. Choveu em momento decisivo e o Galo vai cantar” falou com um sorriso o auxiliar Chico Elias pela vitória conquistada. O atacante Yago que abriu o caminho desta vitória comentou. “A conversa no vestiário foi de acreditar até a última bola. Não estávamos jogando mal. Nos jogos anteriores estávamos jogando bem, e hoje não foi diferente. Graças a Deus desta vez aproveitamos as oportunidades e marcamos os três gols e conseguimos esta vitória importante. Vamos continuar trabalhando com este pensamento positivo” afirmou Yago, autor do primeiro gol. Com esta vitória, o Ituano subiu para 6 pontos, deixando para trás as últimas duas posições da classificação geral.

O Ituano começou no ataque com o Yago. Jogando com velocidade, ele provocou a primeira situação de perigo para a meta do goleiro do Botafogo com uma finalização logo aos 3 minutos. Jogando em casa, o time de Ribeirão Preto respondeu em seguida para boa defesa de Jeferson Paulino. Aos 13, Eduardo Person fez um passe preciso para Yago ganhar na velocidade, tirar o marcador e bater por cima do goleiro abrindo o placar. “Foi um gol muito bonito. Agradeço ao Person pelo passe. Pude fazer a jogada, dar a cavada e fazer o gol que abriu o caminho desta vitória” contou Yago que marcou seu primeiro gol neste Paulista. Novamente a resposta do Botafogo foi rápida, empatando em seguida com Gustavo Xuxa. Já debaixo de uma tempestade, Gabriel Barros recuperou uma bola pela esquerda e fez o passe para Eduardo Person receber da entrada da área e bater colocado para colocar novamente o Galo na frente. Na saída para o intervalo, Person lembrou. "Jogamos bem contra o Palmeiras e a Inter de Limeira também, mas a bola não estava entrando. Hoje entrou", afirma o autor da assistência para o primeiro gol e autor do segundo gol. O Botafogo voltou ameaçando o gol de Jeferson em busca do empate. A chance mais perigosa foi aos 12 minutos, quando Jean recebeu dentro da área e soltou uma bomba pelo alto. Jeferson voou e fez grande defesa. O Ituano aproveitava sua velocidade jogava no contragolpe. Chico Elias trocou os atacantes colocando Felipe Saraiva e o jovem Matheus Maia que criava dificuldades para a defesa do time de Ribeirão. Até que aos 40 minutos, Marcelo Freitas fez um lançamento preciso no meio da defesa para pegar Saraiva sozinho, saindo de traz. Saraiva teve tranquilidade para tocar no canto e fazer 3x1. Nos acréscimos, o árbitro marcou um pênalti a favor do Botafogo que diminuiu. A primeira vitória já estava consolidada. 

Na entrevista após o jogo, Chico Elias lembrou o que todos no elenco afirmam. “´Nós não estávamos jogando mal. Estávamos jogando bem, apresentando um bom futebol. Porem as coisas não estavam acontecendo. Cometemos muitos pênaltis, tomamos muitos cartões. Foram situações que fugiu do nosso controle. Mas repito, nosso time estava jogando. Tinha mais posse de bola, mais controle de jogo. Então neste momento nós dividimos responsabilidades. Os líderes apareceram. Neste momento nós nos abraçamos. Foi uma espécie de união e nos entregamos dentro de campo. Falamos que precisamos sair desta situação. Não há um segredo. Conseguimos fazer com que a vitória aparecesse. Sabíamos que este momento ruim não duraria para sempre. Foi assim que conseguimos uma grande vitória. A equipe se dedicou demais. Correu demais. Com todos indo até o limite. Mostramos que ninguém tem mais raça que a gente, mais brio que a gente dentro de campo para buscarmos o resultado” comentou. O Ituano volta a campo no próximo domingo, no Novelli Júnior para enfrentar o São Bernardo. Depois ainda terá mais dois jogos em casa. Contra o Santo André e o Santos na última rodada. São 5 rodadas para fazer mais 6 pontos e garantir a permanência na Série A1 pelo 23º ano seguido. Mesmo jovem, Chico Elias mantém os pês no chão. “Não podemos dizer que viramos a fase. Nossa situação no campeonato não é simples. Dependemos de nós. Temos 5 jogos. Calma! Não vamos entrar em euforia. Vamos daqui para a frente e entender que esta primeira vitória para uma mudança e dar sequência, saindo desta zona perigosa” afirmou o auxiliar Chico Elias. Para o próximo domingo, o Ituano já terá novo técnico.


Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP


Miguel Schincariol

Fotografo

09/fevereiro

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.