Antes de começar o 2º turno do Brasileiro da Série B, todos no Ituano, elenco, comissão técnica e diretoria, falaram e concordaram que seria um novo campeonato. O pacto de recuperação na competição segue firme. Jogando no Novelli Júnior, venceu o Goiás, um clube e elenco de Série A, que joga nesta temporada na divisão debaixo. Portanto, um dos times candidatos ao acesso. “Uma vitória extremamente importante. Nós estamos fazendo um 2º turno muito bom. Dentro daquilo nós esperávamos. Uma vitória difícil contra um adversário que busca o acesso e que investiu para isso. Como disse antes, nas outras vitórias, temos que valorizar muito esses resultados. Porque foram vitórias contra equipes muito fortes. Vitórias difíceis pelo que aconteceu no jogo. Estão todos de parabéns. Estamos sim nos aproximando das equipes que estão acima. Esse foi mais um passo para atingirmos o nosso objetivo principal” comentou o técnico Alberto Valentim. O Ituano não vencia um clube goiano desde 2022. Em 7 jogos foram 3 empates e 4 derrotas. O capitão Claudinho completou: “Nós sabíamos que era um jogo chave, porque na próxima rodada jogamos fora de casa. É o nosso recomeço. Estamos fazendo um 2º turno de respeito. Na última partida deixamos escapar o empate em Novo Horizonte. A gente segue em frente, com os pés no chão. Ainda estamos numa zona desconfortável”. Com essa terceira vitória em 4 jogos, o Ituano tem 75% de aproveitamento no returno. Na classificação geral está com 22 pontos na 17ª posição.
Logo com 7 minutos de jogo, Vini Paiva recebeu de Guilherme Lazaroni e devolveu na frente. Lazaroni ganhou na corrida do marcador, entrou na área e cruzou rasteira para Bruno Xavier de canhota, marcar seu 3º gol em 4 jogos do returno. O Ituano ainda teve outras duas boas chances de ampliar com Thonny Anderson. Na primeira, ele finalizou forte para o goleiro Tadeu espalmar para escanteio. Na outra, ele cortou o zagueiro e bateu por cima do goleiro que estava saindo do gol. A bola subiu e passou por cima do travessão. “Começamos muito bem o jogo. Nós criamos essa oportunidade no início que foi muito parecida com o jogo anterior. Em jogada do Thonny com o Bruno Xavier, eles estão fazendo muito bem. O Bruno Xavier está sendo muito aplicado naquilo que estamos pedindo. Depois tivemos uma outra chance claríssima com o Thonny que não conseguiu converter em gol. O gol no início nos deu tranquilidade. Fizemos um jogo ofensivo de qualidade e sem pressa. Procurando verticalizar e as coisas aconteceram” explicou Alberto Valentim. No segundo tempo, o Ituano teve outra boa chance de ampliar com José Aldo aos 33 minutos. O placar de 1x0 se arrastou até os acréscimos. O Goiás que não finalizou nenhuma vez no gol de Jefferson, teve a chance de empatar aos 50 minutos. Cruzamento da direita, cabeceou para o chão e depois da bola quicar no gramado, Jefferson Paulinho com um tapa, desviou a trajetória, colocando a bola para escanteio. Uma defesa cinematográfica que garantiu a vitória.
“Essa defesa posso dizer que é praticamente um gol meu. Porque nós temos poucas condições como essa, a não ser numa disputa de pênaltis como já vimos contra o Corinthians e contra o Ceará também. A importância dessa defesa e na partida que completo os 100 jogos. Foi um momento especial. A representatividade na minha vida em completar esta quantidade de jogos no Ituano. Hoje não merecíamos perder. Com todo o respeito ao Goiás, nós merecíamos vencer por um placar maior. Nós criamos para isso. E se olhar a partida, essa foi a única defesa que fiz. Se naquele momento eu tomasse o gol, seria uma injustiça muito grande. Eu não me lembro de uma defesa tão representativa. Acho que posso colocar essa defesa junto com a camisa 100 e a placa que recebi das mãos do Beto. Veio para coroar esse jogo 100 e estou muito feliz com essa vitória tão especial. Nós trabalhamos muito. Quero agradecer a todas as pessoas que fizeram parte do meu dia a dia no clube desde a minha chegada em 2022” comentou Jefferson Paulino que recebeu antes do jogo, uma placa de comemoração ao centésimo jogo e a camisa com o número 100. “Dei os parabéns ao Jefferson logo após o jogo. Ele é um jogador muito representativo aqui. Eu estou há 12 anos entre auxiliar e treinador. Durante esse período tive muitos líderes positivos. Líderes com faixa de capitão e líderes sem a faixa de capitão. O Jefferson já exerceu a função de capitão e hoje está com o Claudinho. Mas, o que ele representa para o grupo é muito importante e o quanto é um cara espetacular. O Jefferson nos ajudou e ajuda muito” contou Alberto Valentim. O Ituano só volta a campo na próxima segunda, dia 2, em Recife, contra o Sport, na Arena Pernambuco.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Paulo Pinto
Fotógrafo
25/agosto