Noite fria. Empate quente.

Postado em 15/05/2023
Carvalheira fez o gol de empate contra o Sport

Em noite com temperatura nos 14 graus, o Ituano empatou com o Sport Recife em jogo quente. Mesmo com o frio, 1.307 torcedores, alguns com suas mamães, puderam assistir um bom jogo pela Série B. Ituano e Sport fecharam a 6ª rodada da competição. Se o Ituano perdeu os 100% no Novelli, o empate em 1x1 não foi criticado pela qualidade do adversário e da partida que teve muitas faltas e cartões amarelos. Foi um jogo muito disputado. “Foi um jogo bastante equilibrado entre as duas equipes. É um adversário que tem muita qualidade. Nós somos bastante fortes em casa. E aconteceram alguns lances que foram determinantes para este empate. E nós tivemos duas situações claríssimas de gol e faltou precisão na hora da finalização. Hoje, especialmente, quem entrou na partida, entrou muito abaixo dos que estavam atuando. Isso faz muita diferença. Eu não quero só os 11 titulares. Quero um grupo forte. E hoje o jogo pedia isso, pois foi um duelo muito forte com o adversário de qualidade. Mesmo assim, tivemos duas chances claras de gol, talvez as mais claras do jogo. E nós não tivemos a capacidade de definição. Se tivéssemos feito o gol, teríamos saído com a vitória. O grupo precisa entender que quando um sai, o que entra tem que fazer a diferença, para mantermos o nível de qualidade” comentou o técnico Gilmar Dal Pozzo. O Thiaguinho que começou como titular, falou sobre o resultado. “Foi um jogo muito pegado contra um candidato ao acesso. Temos que valorizar o jogo que fizemos. Tudo é uma sequência. Vamos embalar no campeonato” afirmou Thiaguinho. Com o empate, o Ituano chegou a 7 pontos, e está na 11ª posição.  

Com dois minutos de jogo, Bruno Xavier deu o cartão de visita do Ituano. Ele recebeu na direita, ajeitou e bateu forte para o gol. A bola saiu à direita do goleiro. Aos 15, Person recebeu a bola e quando foi dominar, o zagueiro chegou por trás fazendo falta. Person foi atendido pelo Dr. Alexandre Santoro. Ele tentou continuar, mas saiu lesionado. “O Person está sendo visado. Nós colocamos ele jogando de costas. Ele entendeu bem a posição e tem feito a diferença nos jogos. Jogando de costas, ele está sujeito a uma exposição dos adversários. Ele recebe marcação forte e intensa. Há algum tempo os adversários já perceberam isso. E temos visto isso também. Percebemos isso principalmente no jogo de volta contra o São Paulo pela Copa do Brasil. Ele recebeu de 7 a 8 faltas na partida. Os adversários fazem rodízio de faltas, prejudicando nosso principal jogador nesta posição. É difícil. Pois perdemos um jogador muito cedo, que vive um grande momento e poderia ter feito a diferença. Temos que ter paciência e pedir para os árbitros serem mais rigorosos. Neste caso, o zagueiro Sabino que fez a falta nem tomou cartão amarelo. Aliás, antes deste lance, o Fabinho já tinha o agarrado. Nos prejudicou porque perdemos um jogador que saiu lesionado” reclamou Gilmar Dal Pozzo que colocou Rafael Carvalheira no lugar do Person. Exatamente neste momento aconteceu o lance decisivo da partida. Em bola lançada na direita, o atacante do Sport fez cruzamento, o Ituano não conseguiu tirar a bola e no rebote, Vagner Love fez de cabeça o 1x0.

No momento da alteração o Ituano perdeu a concentração e sofreu o gol. “Nós temos que conviver com isso. Estas coisas acontecem, você perder um jogador importante durante a partida. É preciso que o time permaneça mentalmente forte. A gente não quer isso, mas em algum momento vai acontecer. Se desconcentrar, o adversário vai aproveitar. Uma tomada de decisão não apropriada para o lance proporcionou o gol. Houve desatenção por parte coletiva, mas também houve a qualidade do adversário” explicou Dal Pozzo. E o mental do Ituano logo se fortaleceu. O meio campo pressionou a saída de bola do Sport, Quirino recuperou a posse de bola, e mandou um chute forte. O goleiro deu rebote e Carvalheira foi rápido para chegar na bola e mesmo sem ângulo, acertar o gol e empatar a partida. O Ituano teve chance de virar antes do intervalo com Bruno Xavier e Carvalheira em chutes de fora da área. E no segundo tempo com Yann Rolim em duas finalizações que a bola passou muito próxima do gol. Foi o primeiro empate do Ituano nesta Série B e o segundo empate com o Sport no Novelli. O outro aconteceu em 2005. “As duas equipes tiveram dificuldades. Em momento algum o Sport teve facilidade para sair jogando porque fizemos um bloco alto. O Sport também não conseguiu sair jogando. E nós também, porque enfrentamos um candidato ao acesso, e ao título. Talvez seja o maior orçamento da atual Série B. Há algum tempo já tinha colocado Sport e Criciúma como candidatos ao acesso por causa do entrosamento. Este time do Sport joga juntos há dois anos. É um time que já está consolidado. Além da qualidade, tem entrosamento. Temos que valorizar este ponto que conquistamos” finalizou Gilmar Dal Pozzo.

 

Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol

Fotografia

15/maio

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.