O Ituano foi a Ribeirão Preto para fazer o segundo jogo seguido fora de casa pela Série B. O time ainda não havia pontuado em 5 rodadas fora de Itu. Fazia mais de 4 meses que o clube não vencia fora do Novelli Júnior. A última vitória foi em 8 de fevereiro contra o Botafogo em sua casa, no estádio Santa Cruz. Nesta partida pelo Paulista, o atacante Felipe Saraiva, ex-atleta do Botafogo, fez um dos gols da vitória por 3x2. "Na última passagem aqui fui feliz, mas esse é outro jogo, outro campeonato”, disse o atacante Saraiva. E a história se repetiu neste confronto pelo Campeonato Brasileiro. Com gols de Saraiva e Marcel no segundo tempo, dois ex-atletas do Botafogo, o Ituano venceu por 2x0. “Nós sabíamos que seria um jogo difícil. Até pelo bom momento do Botafogo que briga pelas posições de cima. Havia uma ansiedade de vencer fora de casa, o que ainda não tinha acontecido no campeonato. Eu conversei com eles que o nosso comportamento teria que ser igual ao do jogo contra o Vitória. Ser intenso para frente e com esforço até o último minuto. Hoje a entrega do grupo foi excepcional. Por isso aconteceu a nossa vitória. Quero este nível de competitividade em todos os jogos, independente onde estaremos jogando” comentou o técnico Márcio Freitas logo no início da coletiva após a partida. O Ituano quebrou o jejum fora de casa na competição. Com os três pontos chegou a 13, subindo para a 12ª posição na classificação. E detalhe histórico. Foi a terceira vitória seguida do Ituano contra o Botafogo em Ribeirão Preto. Venceu no ano passado na final do Troféu do Interior, no Paulista deste ano e agora na Série B.
O jogo começou com um susto para o Ituano. Salatiel abriu o placar para o Botafogo com 7 minutos. O árbitro Luiz Augusto Silveira foi avisado pelo VAR que havia impedimento no início da jogada e o gol foi anulado. Embora houvesse equilíbrio neste primeiro tempo, o Ituano ameaçou mais. Com Thiaguinho em chute de fora da área, com Person em chute para fora, mas que assustou o adversário. Numa finalização de Hélio Borges num chute forte e logo em seguida em outra finalização de Felipe Saraiva. Nos dois lances, o goleiro Victor Souza fez a defesa. “A gente tem que continuar com essa garra, assim vamos chegar mais fácil ao gol”, disse o atacante Saraiva. Ele tinha razão. Aos 5 da segunda etapa, em bola virada da direita para esquerda, Saraiva tocou de cabeça para Person e correu para próximo da área. Person dominou, passou pelo marcador e só rolou para Saraiva acertar um chute forte e colocado da entrada da área e abrir o placar. O Botafogo tentou a reação em cabeceio forte de Osman. O goleiro Jefferson Paulino fez grande defesa colocando para escanteio. Até que aos 23, após uma triangulação pela direita, a bola vem para Iury que faz um cruzamento aberto. O zagueiro Marcel, que tinha entrado no time há 4 minutos, subiu no meio dos dois zagueiros e cabeceou para o chão e fez 2x0. Antes do apito final, Saraiva tentou o terceiro gol em chute forte de fora da área. O goleiro Victor Souza fez boa defesa evitando que a derrota fosse maior.
O técnico Márcio Freitas em 10 dias de comando da equipe, comemorou sua segunda vitória. “Estamos no caminho. Até pelo pouco tempo de trabalho e de treino, já vejo uma equipe mais agressiva. Sem a bola, procura ser rápido em recuperar a posse. E com a bola ser ofensivo em busca do gol” afirmou. O zagueiro Marcel, após cumprimentar os antigos companheiros e receber os parabéns dos atuais, comemorou o gol. “Sabíamos da importância do jogo, fico feliz de entrar e acabar fazendo o gol. Temos que continuar trabalhando com os pés no chão. Agora é tentar embalar mais vitórias para subir na tabela” disse Marcel. A quarta vitória do Ituano ainda não tirou o Ituano da parte debaixo da tabela de classificação. “Primeiro a gente sabe que o nosso primeiro objetivo é não brigar na parte de baixo. A outra coisa que foi conversado é a maneira de como vamos jogar. A maneira agressiva e como vamos buscar os gols e a vitória. Temos um longo caminho para percorrer. Nosso comportamento será sempre o mesmo. Buscar o gol e a vitória. Nosso primeiro passo é ficar na parte de cima da tabela. Para depois pensarmos no outro objetivo” afirmou Márcio Freitas que promoveu a estreia do lateral Kauan Richard contra o Vitória e neste jogo do atacante Vinicius Oliveira de apenas 16 anos. Outros jovens como Aluísio e Felipe Fonseca também entraram nos últimos jogos. “Eu já conheço alguns, porque em 2018 eu os acompanhei quando assumi o sub 15 do Ituano. Fico feliz por vê-los como cresceram e como ficaram fortes. Eu aprovei o Kauan para o Ituano. São atletas que conheço e que confio. Eu também fui jovem e comecei a jogar com 17 anos. Eu acredito nos jovens, tenho que passar confiança para eles e oferecer a oportunidade para jogarem” comentou Márcio Freitas que também repete o histórico de clube revelador do Ituano.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Fernando Roberto
Fotografia
07/junho