Novo Ituano e novo empate no Novelli

Postado em 17/07/2022

Com Carlos Pimentel no comando técnico do Ituano, a intenção de todos era quebrar a sequência sem vitórias jogando no Novelli Júnior. Sem poder contar com o goleiro Pegorari, que só não atuou na abertura do Paulista, e o lateral Córdoba, ambos lesionados, Pimentel mandou a campo uma formação inédita e com duas novidades no ataque. João Victor e Gabriel Barros jogaram ao lado de Rafael Elias. Apesar do novo, a vitória não veio. E pela 4ª vez empata com o Londrina em 5 confrontos. Detalhe: são três empates sem gols entre os dois times. “Hoje o nosso maior desafio era mudar uma matriz de jogo em apenas 4 dias de trabalho. Isto não é fácil. O coletivo se empenhou ao máximo. Tenho que exaltar o empenho e a dedicação dos jogadores, ainda mais num jogo às 11 horas. E a fidelidade à proposta apresentada. É evidente que qualquer estruturação demanda tempo. Para os ajustes. Em determinado momento do jogo é natural a oscilação, até de fugir um pouco da proposta. Eu disse na entrevista durante a semana que quem assistisse hoje a partida, identificasse uma ideia de jogo. E isso aconteceu. Os números mostram a predominância de posse bola ao Ituano. De um jogo mais propositivo. De um jogo mais no campo do adversário e uma marcação mais alta. Isto me traz satisfação. O fato de não tomar gol e é bom que se diga sobre a qualidade do Londrina e da expertise do seu treinador, eles só tiveram uma única chance de gol. Os números são favoráveis ao Ituano. Mas só isso não basta. Temos que concretizar para o gol. É assim o futebol. O Ituano tem que manter a tranquilidade e seguir o trabalho” comentou Pimentel. Mesmo sem vencer, o Ituano manteve a 14ª posição no Brasileiro Série B. Agora com 19 pontos.

Apesar do gramado excelente e tempo bom, o jogo não teve muitas oportunidades de gol. A primeira boa oportunidade do Ituano foi aos 24. Passe de Dudu da direita para Neto Berola que driblou o marcador, entrou na área, driblou o segundo zagueiro e bateu para o gol. Lance que mereceu aplauso! Outro lance de perigo foi após cruzamento rasteiro de Roberto buscando Gabriel Barros que entrou pelo outro lado. Ele chegou finalizando, mas o goleiro Matheus evitou o gol. O Londrina só ameaçou em chute de Gegê de fora da área que o goleiro Filipe fez a defesa colocando para escanteio. No início da segunda etapa, Gabriel Barros recebeu em velocidade pela esquerda e de fora da área bateu cruzado pelo alto. Para fora. Em outro lance, João Victor desceu pela esquerda, driblou para dentro e bateu rasteiro. O goleiro do Londrina fez a defesa. Este foi o terceiro 0x0 no Novelli nesta Série B. "Não vejo como preocupação, mas sim como alerta no geral. Hoje não perdemos, foi um empate. Estamos em um momento de reconstrução, tivemos quatro dias com o Pimentel que trouxe uma metodologia diferente. É um alerta para que a gente saia dessa situação" explicou Kaio que jogou improvisado na lateral direita. “Foram 4 dias de trabalho exaustivo na parte tática. Dentro da metodologia que sou adepto. Evidentemente a conversa, o mental, o emocional, o olho no olho, existem. Os ajustes não são feitos apenas dentro de campo. Temos um trabalho com a análise de desempenho feito com vídeos, edições, elaborações de trabalhos individuais e coletivos. Disse que temos que trabalhar 40 dias, que é o tempo que normalmente precisa para a estruturação de uma plataforma de jogo, em 4. Acho que deu para perceber alguma coisa” justificou Pimentel.

O 1º turno do Brasileiro Série B termina na rodada do próximo meio de semana. A 19ª rodada começa na segunda e até quarta vão acontecer os 10 jogos. O Ituano volta a campo na terça, às 21hs30 contra o Vasco. Será um jogo inédito num estádio onde o Galo de Itu nunca jogou. Assim como os outros 19 treinadores. Carlos Pimentel terá pouco tempo para preparar o time. “O jogo com o Vasco será em menos de 72 horas. Vamos descansar os atletas, não teria outra coisa a ser feito. Vamos trabalhar nas imagens, nos ajustes da equipe. Temos que entender que do outro lado há um clube enorme que ainda jogou neste sábado. Vamos estudá-los. Cada jogo tem sua história e seu contexto. O que vimos hoje aqui, não necessariamente será o que vamos ver em São Januário. Em relação aos atletas fui totalmente abraçado por eles. Viraram rapidamente a chavinha e colocaram em campo o que eles têm de melhor. Sou muito grato a eles” agradeceu o apoio recebido neste momento de transição de comando técnico. Pimentel é interino, mas trabalha com a convicção de um treinador. “Tenho muita convicção naquilo que tenho como objetivo de vida e profissional. Minha preparação não se dá repentinamente. Isto é um processo de longos anos. E há 4 anos estou canalizando a minha formação profissional neste sentido. Eu estou há 29 anos ininterrupto no futebol. É uma sequência. Eu não atropelo etapas. Tudo no seu tempo certo. Tudo no seu tempo. Minha preparação é contínua e constante. Se algum dia eu for efetivado, esta preparação vai continuar. Claro que tenho minhas pretensões particulares” afirmou.

Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Paulo Pinto

Fotografia

17/julho

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2022 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.