O meio campo Lucas Siqueira entrou no lugar de Marthã ainda no primeiro tempo do último jogo. O autor do 2x0 contra o Londrina saiu lesionado. Com a experiência dos seus 34 anos, Siqueira ajudou em campo o Ituano a manter a vantagem no placar, e garantir a vitória por 3x1 com a reabilitação na Série B. “A gente estava numa sequência ruim de resultados. Conseguimos uma vitória, que foi importante que nos dá tranquilidade. Principalmente neste momento de mudança de comportamento e mentalidade que o Marcinho está passando para nós. É um momento importante do campeonato para retomar o caminho das vitórias e sair da parte debaixo da tabela. É um campeonato longo, mas ao mesmo tempo, você não pode deixar para depois. Temos que focar sempre na próxima partida. Vamos jogo a jogo. Para conseguir os nossos pontos, atingir o primeiro objetivo e na parte final da competição estarmos brigando lá em cima. Como fizemos no ano passado quando chegamos até a última rodada brigando pelo acesso. Vamos tentar repetir” lembrou Siqueira que chegou ao Ituano no início do ano passado. Neste um ano e meio, Lucas Siqueira jogou em diversas funções. Mostrando em campo sua importância e versatilidade. “A gente mudou a forma de jogar. Eu posso fazer várias funções. Posso jogar de volante ou médio, como chamam agora. Já joguei como zagueiro e até de lateral esquerdo. Estou preparado e estou aqui para ajudar e posso jogar onde o Marcinho precisar e colaborar com a equipe” afirmou.
Experiente e um dos líderes do elenco, Siqueira minimiza os efeitos negativos da troca de treinador, lembrando a importância de cada um. “Cada treinador tem sua ideia de jogo e suas convicções. Com o Dal Pozzo deu certo naquele momento difícil e desafiador no Paulista. Agora é um outro momento que a gente torce para encaixar o mais rápido com o Marcinho. Assim como foi com o Mazola e com o Pimentel. A forma que vamos jogar tem muito a ver com o que o treinador nos pede. Queremos fazer grandes jogos e conquistar as vitórias. Como disse, com o Mazola deu certo, assim com o Pimentel, e também com o Dal Pozzo. São formas diferentes de jogar e esperamos encaixar o mais rápido com o que pede o Marcinho. Importante são os resultados” comentou Siqueira. O Ituano volta a jogar na próxima sexta, em Salvador, contra o líder Vitória. O time ainda busca o primeiro ponto fora de casa. Até aqui foram três derrotas jogando longe de Itu. Lucas Siqueira reconhece o valor do clube baiano. Um empate não é ruim. “O Vitória está num grande momento. Claro que o nosso primeiro objetivo é vencer a partida. Depois do apito final vamos analisar, dependendo das circunstâncias, se o empate foi bom ou não. Mas, o primeiro pensamento é vencer e conquistar os três pontos. Vencemos no último jogo e demos uma respirada. Ainda precisamos melhorar nossa classificação na tabela” explicou.
Eclético dentro de campo, Lucas Siqueira também tem feito diferença fora dos gramados. Na próxima quinta, será lançado em Alphaville, na grande São Paulo, o livro “Evolução Financeira” pela editora Chave. Siqueira é coautor da publicação. “Desde 2019 me tornei mentor financeiro para atletas. Estudei bastante o tema. Minha ideia é passar conhecimento para os jogadores saberem como planejar, economizar e investir. Já fiz palestras e montei cursos também. É um trabalho paralelo ao futebol. No início deste ano, a editora Chave me convidou para escrever este livro junto com outros especialistas do mercado financeiro. É uma realização. Fazer parte de um livro. Estou realizando um sonho. Há alguns anos não cogitaria que pudesse participar de um momento como esse. Está sendo uma experiência fantástica. Espero poder ajudar o máximo as pessoas neste assunto tão importante para todos”, contou Lucas Siqueira. “Desde o início de minha carreira fui adquirindo conhecimento, estudando bastante e colocando em prática. Todos os atletas podem fazer isso. E poderão ter melhores resultados na sua vida financeira. Já escutei muitas histórias de atletas que não passam sérias dificuldades financeiras se não tiverem essa consciência e não cuidarem do seu dinheiro. Decidi por isso e quis ser transformador passando conhecimento para meus companheiros”.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Miguel Schincariol
Fotografia
30/maio