O experiente Ituano

Postado em 04/11/2022

O Ituano disputou seu primeiro Brasileiro em 1994. Foi a Série C quando terminou na 5ª posição. Perto de subir para a Série B. O clube subiu em 2003 quando foi campeão da Série C. Em 4 disputas de Série B, esteve perto de subir em 2004 quando foi 6º colocado. Depois das quedas ao final da primeira década, teve que disputar 5 Séries D durante 10 anos até conseguir o acesso em 2019 para a Série C. No ano passado conquistou pela segunda vez o título da Série C. Agora realiza sua melhor campanha em 19 participações de Brasileiro. Está a uma vitória em casa para conseguir o inédito acesso para a Série A. “Será um jogo diferente. Consideramos como uma final. Acredito que eles também. Será um jogo de total concentração nos 90 minutos. Temos que entender o jogo o mais rápido possível. E nem podemos nos atirar para cima do Vasco que tem uma excelente equipe. O jogo será decidido no detalhe. Por isso temos que estar concentrados para fazer o nosso melhor em campo” explicou o capitão Rafael Pereira. O segundo capitão do time concorda. Lucas Siqueira, que jogou no clube carioca, aponta o favoritismo para o adversário. “O Vasco é o favorito. Mas, estamos credenciados neste jogo pela nossa campanha no 2º turno. Estamos jogando bem. E isso nos credenciou para chegar nesta disputa do acesso. No domingo serão 11 contra 11 e dentro de campo, iguala muita coisa. Vamos jogar concentrados. Sabemos que podemos vencer o jogo e conseguir o acesso” afirmou Lucas Siqueira

Os dois capitães do Ituano fazem parte do grupo mais experiente do elenco. São 6 atletas com mais de 31 anos. Além deles, estão neste seleto grupo o goleiro Jefferson Paulino, o lateral esquerdo Roberto, o zagueiro Carlão e o meia Gerson Magrão. A média de idade do atual elenco de 30 atletas é de 27,1 anos. Pereira e Siqueira procuram passar esta longa vivência no futebol para os mais jovens. “Com a experiência que nós temos, conseguimos controlar a ansiedade. Procuramos passar esta visão para os mais jovens. Para que a gente continue fazendo o que fizemos no 2º turno com a chegada do professor Pimentel. Esse é o caminho. Chegamos até aqui por méritos. Nada muda. Vamos continuar fazendo o que fizemos, com humildade, para no domingo conseguirmos nosso objetivo” contou o catarinense Rafael Pereira que no próximo dia 18 completa 38 anos de idade. Lucas Siqueira repete a receita para o jogo decisivo, acrescentando outros aspectos. “Manter o que estamos fazendo. Evoluímos demais dentro da competição. Dentro de casa estamos muito fortes. Nosso mental também está forte. Taticamente estamos fortes. Não temos que inventar nada. Temos que fazer o que estamos fazendo. Com o nosso nível de concentração que estamos jogando. O jogo vai ser decidido nos detalhes” lembrou Siqueira, que tem 34 anos e nasceu em Bom Jardim no estado do Rio de Janeiro.

O Ituano chegou a esta decisão na última rodada da Série B pela campanha do 2º turno. Foram 11 vitórias em 18 jogos com 68% de aproveitamento. “Difícil explicar esta ascensão no returno. É algo histórico o que nós fizemos. Fomos campeões no 2º turno. Foi isso que nos fez chegar na última rodada brigando pelo acesso. Situação pouco provável. Não sei se já havia acontecido antes. O que posso dizer é que o trabalho, desempenho, nossa evolução, os resultados foram acontecendo, pegamos confiança e fizemos este 2o turno que conquistamos” comentou Siqueira que fez 45 jogos na temporada. Ele junto com Rafael Pereira e Kaio, jogou 32 das 37 rodadas da Série B. São os três que mais jogaram. O mais experiente do elenco e com espírito de um garoto, Rafael Pereira quer conseguir mais um acesso na carreira. “Tenho 4 acessos para a Série A. Com Juventude, Ceará, Sport e Avaí. Deus tem me abençoado muito. Agora estou na luta pelo Ituano. No ano passado tivemos êxito na última rodada com o Avaí de conseguir na última rodada precisando ganhar. E deu certo. Espero que neste ano seja igual novamente que será maravilhoso” lembrou Rafael Pereira. Ituano e Vasco jogam neste domingo, às 18h30 no Novelli Júnior com todos os ingressos vendidos. O Ituano precisa da vitória para conseguir o acesso. O Vasco joga pelo empate. No turno em São Januário os dois empataram em um gol. 

Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Fernando Roberto

Fotografia

04/novembro

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.