A 2ª Fase do Campeonato Paulista das categorias sub 15 e sub 17 começa neste sábado. Dos 32 clubes desta etapa da competição, 24 clubes classificaram as duas categorias. Entre eles o Ituano que conquistou as duas classificações antecipadamente. Isso aumentou a confiança do time para a sequência do Paulista. “Com toda certeza isso dá mais confiança para os atletas que estão jogando. E também para os atletas mais novos, do sub 14, com menos minutos, dei a oportunidade na última rodada. Fez muito bem essa classificação antecipada. A entrada dos mais jovens e com o resultado positivo. E ainda subiram 4 atletas para o sub 17. E três jogaram e garantiram a vitória do sub 17. Eles voltam com bagagem e confiança muito alta. Foi o cenário perfeito” afirmou Leonardo Pereira. O mesmo sentimento é do técnico Vanderlei Domingos com essa vaga garantida antecipadamente no sub 17. “De fato com a classificação antecipada, nos proporcionou que déssemos oportunidade para atletas que não estavam jogando, ou que estavam com pouca minutagem. Inclusive subiram atletas para o sub 20, que também está classificado, e jogaram na semana passada ganhando experiência. Destaco também o coletivo que potencializa o individual gerando boa participação individual” comentou Vanderlei Domingos.
O sub 15 está no grupo com São Paulo, Brasilis e Barretos. Há um consenso que o clube do Morumbi, que no ano passado chegou às 4as de final, é o favorito à primeira vaga. Mas, o técnico Leonardo Pereira faz um alerta. “Se olharmos a foto do grupo, com certeza o São Paulo é o favorito. Mas, em momento algum, nós da comissão técnica e os atletas pensamos em disputar a segunda vaga. Hoje o nível é muito igual. Ainda que haja uma diferença grande de estrutura com o São Paulo e os outros clubes do grupo. Nós temos trabalho e atletas para competir com eles e vamos entrar para brigar pela primeira vaga. Nós sabemos do favoritismo deles. E se não conseguirmos, o importante é nos classificarmos para a próxima fase” explicou Leonardo Pereira. No grupo do sub 17, o time grande é o Palmeiras, semifinalista no ano passado. O Ituano deve disputar a segunda vaga com o Brasilis e Grêmio Prudente. E o recado do técnico é o mesmo. “É óbvio que o Palmeiras é favorito. É uma referência no Brasil, e tem feito bons trabalhos há muitos anos. Mas, digo que o Ituano vai competir em todos os jogos. A régua para a segunda fase aumentou. Há um equilíbrio muito grande. Lógico que sabemos da força do Palmeiras, mas vamos brigar jogo a jogo. Vamos duelar com eles”, avisou Vanderlei Domingos.
As duas tabelas do sub 15 e sub 17 são parecidas. Os dois times estreiam fora de casa, neste sábado, contra o Brasilis. Depois fazem dois jogos no Tatizão. Nas 4ª e 5ª rodadas jogam fora e encerra em casa contra o mesmo Brasílis. A tabela agradou a Leonardo Pereira. “Terminar em casa numa fase de 6 jogos, que será tiro curto é muito bom. Gostei da tabela. Lembrando que antes das férias, haverá uma parada em 6 de julho. Até essa data teremos jogado 4 partidas e duas vezes com o São Paulo. Gostei muito da tabela e a comissão também gostou. E complementando, estrear fora de casa não é ruim. Estrear fora de casa tira um pouco o peso. A responsabilidade de resultado será de quem joga em casa. Nosso grupo é novo, e tem pouco histórico de clube. Nós sempre pedimos desempenho” lembrou Leonardo Pereira. Para a 2ª fase, o técnico Vanderlei Domingos deposita confiança no poder ofensivo da equipe. Na 1ª fase marcou 33 gols e foi o 7º melhor ataque entre 32 clubes. “Pode ser um diferencial essa nossa força ofensiva. Temos uma equipe agressiva e que busca o gol. Isso eleva nossa competitividade e eles conseguem ser efetivos. Espero que o nosso time consiga manter isso na 2ª fase, para que possamos manter a boa campanha da 1ª fase. E claro, sendo eficaz” afirmou Vanderlei Domingos
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Fabio Pinto
Fotógrafo
12/junho