O Ituano teve mais de 30 dias de treinos de preparação para a Série B. O técnico Alberto Valentim que assumiu o time na penúltima rodada do Paulista ficou satisfeito com esse período de intertemporada. “Foi muito positivo. Foi um período em que tivemos a oportunidade de nos conhecermos mais. Eles entendem mais aquilo que nós queremos em todas as fases do jogo. Foi um período onde eu pude conhecê-los como atletas e pessoas. Isso está dentro daquilo que a gente quer no trabalho para a máxima performance. Nestes dias falei para o Beto Souza e Juninho, o quanto estou satisfeito com a entrega deles nos treinos. Lógico que trabalhamos com vídeos e faremos alguns ajustes. Inclusive nas vitórias que virão. Estou satisfeito com a forma como eles estão se entregando nos treinamentos” explicou Alberto Valentim que também ouviu elogios dos próprios atletas deste período de preparação. “Essa aceitação por parte deles me deixa muito feliz. O discurso que tive com eles foi franca e muito verdadeira. Foi de minha obrigação procurar ajudá-los individualmente. Depois o coletivo vem forte e falo para eles. Os treinos são para que isso aconteça. Para que nos aproximamos o máximo da realidade dos jogos. O meu lado de ajudá-los é lembrar o que nós treinamos e pedimos. E a forma como estão se entregando nos treinos. Tenho que fazê-los trabalhar da melhor maneira possível. De deixar os treinos mais competitivos possível” afirmou Valentim.
O Ituano estreia na Série B fora de casa. Jogará neste sábado na Arena Condá, às 15hs30, contra a Chapecoense. A delegação viajou e o técnico Alberto Valentim não confirmou o time que vai começar o Brasileiro. “Em relação aos 11 que vão iniciar eu sempre deixo uma briga para eles. Lógico que dentro das minhas ideias e das características de cada um. Eu gosto de definir até 24 horas antes da partida. Vou dar exemplo de como isso aconteceu com o São Paulo no último jogo. Não vou citar o jogador, mas mudei a escalação na véspera. O treino me diz muitas coisas. Eu gosto de definir mais próximo da partida”. O elenco recebeu 5 reforços e manteve boa parte do elenco que disputou o Campeonato Paulista. Após essas 5 semanas de treinamentos, Valentim confirma a melhoria do time. “A evolução é muito nítida. Tenho conversado muito com eles. Tenho um trabalho que chamo de primeira atividade que são os vídeos. Quando existem os vídeos dos nossos treinos ele mostra tudo o que aconteceu nos nossos treinos. De ajustes e também de coisas boas. A gente vê. Há sim uma evolução individual. E eles sabem disso. Aqui não tem dono da verdade e os jogadores estão entendendo que estão evoluindo. Acredito que vamos evoluir ainda mais. Chegaram jogadores novos e estão sendo inseridos nesta forma de nós trabalharmos. Acredito que vamos fazer um trabalho positivo porque todos estão comprando a nossa ideia”, avisa Alberto Valentim.
O Ituano vai disputar pelo terceiro ano seguido a Série B. Em 2022 lutou até a última rodada pelo acesso inédito para a Série A. No ano passado realizou uma campanha modesta e terminou na 14ª colocação. No total essa será a 8ª participação do Ituano na Série B. As outras participações foram entre 2004 e 2007. Em 2004 também terminou na 6ª posição, embora não fosse por pontos corridos. Do elenco do ano passado, estão 10 atletas que disputaram a competição. São 13 reforços que chegaram no início do ano e mais 5 que chegaram agora para a Série B. São eles o zagueiro Walber, o lateral Eduardo Diniz, o meio campo Rodrigo e os atacantes Bruno Xavier e Zé Eduardo. O técnico Alberto Valentim na coletiva da semana mandou uma mensagem aos torcedores, pedindo voto de confiança. “O recado para os torcedores que vão ver uma equipe unida e aguerrida. Obedecendo todas as fases do jogo e com muito equilíbrio. Um grupo do Ituano. O torcedor não vai ver apenas os 11. Tenho batido na tecla com eles. Nós seremos mais fortes se todos os jogadores estiverem prontos para jogar. O campeonato é muito longo. Teremos uma sequência grande de jogos e com menos dias para a recuperação dos atletas. Então o torcedor pode esperar isso. Uma forma de jogar muito constante” afirmou. Desde 2019 o Ituano participa seguidamente do Campeonato Brasileiro. Subiu para a Série C em 2019 e foi campeão da Série C em 2021. O Ituano tem dois títulos na Série C. Em 2003 e 2021.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Miguel Schincariol
Fotógrafo
19/abril