O Ituano foi a Novo Horizonte sabendo das dificuldades de enfrentar um time que está no G4 da Série B. Também com o conhecimento das dificuldades que o Novorizontino sempre impõe ao Ituano por disputarem o Campeonato Paulista. A última vitória do Ituano foi há dois anos no Novelli Júnior. No Jorge Ismael de Biasi a última vitória foi em 2018. Mesmo com esse retrospecto desfavorável, o Ituano se impôs, jogou e criou dificuldades ao adversário. O único gol da vitória do clube local teve reclamação e mais de 4 minutos de VAR. “Estamos falando de um time que hoje dorme na liderança da tabela. Mesmo assim, o Ituano fez um jogo muito consistente. Não dando oportunidades para o Novorizontino. E nós tivemos algumas boas oportunidades, como aquela no final do primeiro tempo. O segundo tempo também foi muito equilibrado, com as duas equipes tentando criar situações de gol. Depois tivemos esse lance do Thonny. Eu não quero ficar falando da arbitragem que parece que estamos tirando a nossa responsabilidade. Quero ver o lance novamente no vídeo. Conversei com o Thonny depois do jogo porque ele teve a chuteira totalmente rasgada. Um árbitro que teve um critério de marcar todas as faltas e não marca essa. Não consigo entender. Não quero transferir responsabilidades, mas é isso que não consigo entender” explicou Alberto Valentim ao ser perguntado na coletiva sobre a falta não marcada, no lance que originou o gol do Novorizontino. Essa foi a quinta derrota seguida para o Novorizontino. O Ituano buscará a reabilitação no sábado em casa.
Nos primeiros 45 minutos, o goleiro Jefferson Paulino não trabalhou. Nenhuma finalização foi para o alvo. O Ituano teve três chances de gol. Primeiro com Bruno Xavier que finalizou da entrada da área no canto. A bola desviou no zagueiro e saiu raspando o poste. A outra com Rodrigo que bateu de primeira, um rebote que veio da área. O goleiro Jordi fez a defesa. E a outra, Thonny Anderson deixou Vini Paiva livre para finalizar, mas a defesa foi mais rápida. "Um jogo muito disputado, estamos jogando contra uma equipe forte. Mas fizemos um jogo de igual para igual e tivemos até a chance de sair com a vitória" afirmou Gui Mariano na saída para o intervalo. A primeira finalização no gol de Jefferson foi aos 18 do 2º tempo. Após cruzamento, um cabeceio certeiro que o arqueiro do Ituano segurou firme. Até que veio o lance capital aos 29. Marcinho escapou pela direita. Thonny Anderson correu pelo meio e quando estava entrando na área, foi calçado por trás. No pisão do zagueiro, a chuteira de Thonny foi rasgada. Marcinho não conseguiu cruzar e finalizou fraco. No contragolpe, saiu o gol de Lucca de cabeça, após cruzamento da esquerda. O Ituano ainda conseguiu o empate aos 43 com o próprio Thonny de cabeça. Mas, corretamente foi anulado, pois estava em posição de impedimento. Na saída de campo, Thonny lembrou da falta que sofreu no lance do gol do Novorizontino. "Foi um jogo bom. Os dois buscaram o resultado, jogo intenso. Difícil falar de arbitragem. Vocês viram a chuteira rasgada no lance do gol. Jogo parelho, viemos aqui e nos portamos bem. Infelizmente é corriqueiro isso com a arbitragem, mas as imagens estão aí" lembrou Thonny Anderson.
A derrota interrompe nesta 3ª rodada do returno a reação positiva do Ituano que venceu os dois primeiros jogos. Mas, não interrompe o foco de recuperação. “O lado emocional é muito importante. Temos alguns atletas muito jovens. Ainda mais no momento muito difícil que estávamos passando. Nós estamos numa classificação que não merecemos e não queremos. As vitórias vieram e a confiança melhorou. Temos que continuar fortes. Trabalhamos com tranquilidade no Ituano. Claro que com as vitórias isso facilita muito. A confiança é um pilar muito importante para que o atleta desempenhe individualmente o seu máximo. Hoje foi uma derrota que não queríamos. Temos que manter as coisas boas que estamos fazendo. Vir aqui e jogar com personalidade e fazer as jogadas. Estamos numa luta muito grande pela nossa classificação” lembrou Alberto Valentim que já avisou a todos. “Vamos virar a página. Da mesma forma que fizemos na vitória em Itu contra a Chapecoense. O jogo já passou. Claro que tem seus ajustes, coisas para melhorar. Assim como fizemos também nas vitórias. Mas, não temos tempo para lamentar. O nosso próximo jogo é em casa contra o Goiás e precisamos seguir nos recuperando neste segundo turno. Já vamos começar a nos preparar nesta quarta”. O Ituano volta a jogar sábado no Novelli Júnior. E como na reação de 2022, a presença do torcedor do Galo de Itu é muito importante. “Quanto mais nos fortalecermos será melhor para o Ituano. Com todo esse apoio que a diretoria nos dá. Os jogadores se entregam ao máximo, sem vaidade de quem inicia ou termina o jogo. E é muito importante mesmo que o nosso torcedor vá ao Novelli no sábado nos apoiar contra o Goiás” pediu o técnico Alberto Valentim.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Miguel Schincariol
Fotografo
21/agosto