O Ituano viajou até o oeste de Santa Catarina para enfrentar a Chapecoense na estreia do Brasileiro Série B 2024. Diferente de dois anos atrás quando também estreou na Arena Condá e retornou com o empate, desta vez sofreu uma derrota por 3x1. “Nós não jogamos. Tivemos muitos erros técnicos. Erros que não costumamos errar. Nós não conseguimos construir. Às vezes acelerando quando não precisava, e às vezes mais lento. A fase defensiva é mais forte do que ela foi. Se bem que o primeiro gol saiu de um pênalti, num chute de fora da área. E no segundo tempo sofremos o gol com 4 minutos. Não foi o nosso jogo. Jogamos abaixo daquilo que podemos produzir e vamos produzir mais” afirmou o treinador Alberto Valentim. A surpresa pelo resultado com a forma de jogar, porque o Ituano fez uma preparação com mais de 30 dias. E todos, atletas e comissão técnica elogiaram essa fase inicial de trabalho. “O trabalho que está sendo feito é muito bom. O time está sendo bem treinado. Uma filosofia de trabalho que todos estão abraçando e tem tudo para evoluir!” afirmou o atacante Salatiel que marcou o gol do Ituano. O Ituano voltará a campo na próxima sexta no Novelli contra o Operário. Serão dois jogos em casa para buscar a reabilitação. “Nesses dois próximos jogos vamos buscar o resultado positivo para dar alegria para o torcedor que ele merece” afirmou Salatiel.
Até os 29 minutos de jogo houve pouca emoção. A primeira finalização foi do meia Giovanni Augusto para boa defesa de Jefferson Paulino. O Ituano respondeu com uma cobrança de falta do estreante lateral Eduardo Diniz. Ele cobrou colocado para defesa do goleiro Matheus. Antes do acréscimo, num chute forte de fora da área de Foguinho, a bola bate na mão do zagueiro e o VAR chama o árbitro Fernando Antônio Mendes que confirmou o pênalti. O Ituano sofreu o segundo gol logo no início da segunda etapa. Com 4 minutos, Mancha acerta um chute cruzado e amplia. O técnico Alberto Valentim que tinha feito duas alterações no intervalo colocando o meio campo Rodrigo e o atacante Salatiel, tentava empurrar o time para a reação. “Eu me comporto assim o tempo todo. Vocês sempre vão me ver assim à beira do campo. Agitado sempre. Lógico, atrás do marcador e principalmente sofrendo o segundo gol no início do segundo tempo. Nós tínhamos tempo para diminuir a diferença e deixar o jogo vivo. Nós podíamos fazer mais. Tínhamos que naquele momento diminuir para seguir na partida” disse Valentim. Antes da reação do Ituano, o goleiro Jefferson Paulino fez duas grandes defesas seguidas aos 14. Mas, aos 22 não conseguiu evitar o 3x0 marcado por Mário Sérgio.
O Ituano quase diminuiu com Person aos 33 num chute cruzado onde o goleiro Matheus fez boa defesa evitando o gol. O gol da reação só saiu nos acréscimos. Aos 49, o habilidoso Leozinho pedalou em cima do marcador e foi derrubado dentro da área. Pênalti marcado e Salatiel pode marcar seu primeiro gol pelo Ituano. “Com certeza buscava esse gol. O atacante vive de gol. A gente procura contribuir com a equipe o máximo que pode. Mas o principal para o atacante é fazer o gol. Fico feliz por ter feito o gol, mas não pelo nosso resultado” lembrou Salatiel que cobrou o pênalti aos 50 minutos da etapa final. “Independentemente de como foi o gol. Agora me dá mais confiança para os próximos jogos e ajudar a equipe” explicou Salatiel. “Conhecendo o elenco e dentro da preparação que fizemos, posso dizer que jogamos abaixo daquilo que podemos jogar. A derrota é muito ruim. Temos que digerir essa derrota, e na forma que foi e a performance ruim que tivemos. Precisamos lembrar como foi a nossa preparação. Por isso, me deixa tranquilo porque podemos fazer muito mais. Daqui a pouco os jogadores vão ter mais tempo de treinamentos. Vamos ter alguns jogadores que voltam de lesão. Esse jogo não representa o trabalho que fizemos de preparação” explicou Alberto Valentim
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Tiago Meneghini/ACF
Fotógrafo
FICHA TÉCNICA
Jefferson Paulino: Léo Duarte, Walber (fez a estreia), Marcel e Eduardo Diniz (fez a estreia); Miquéias, José Aldo (Vinicius Paiva aos 55) e Eduardo Person (Marlon aos 85); Lipe Gadol (Rodrigo no intervalo), Bruno Alves (Salatiel no intervalo) e Bruno Xavier (Leozinho aos 72). DT: Alberto Valentim.
Gols: 1x0 Perroti (penalti) aos 43 do 1o; 2x0 Mancha aos 4, 3x0 Mário Sérgio aos 22 e 3x1 Salatiel (penalti) aos 90.
Árbitro: Fernando Antonio Mendes
Público pagante: 5.013
21/abril