O Ituano foi a Vila Belmiro sabendo que enfrentaria um dos candidatos ao acesso e ao título da Série B. O próprio retrospecto confirma essa dificuldade. Em 13 jogos neste estádio, o Ituano somou 3 empates e sofreu 10 derrotas. Vindo de uma vitória importante em casa contra o Botafogo, o técnico Alberto Valentim montou uma estratégia e treinou durante a semana. Os dois gols logo no início da partida, com menos de 20 minutos, derrubaram a confiança inicial. “Como estratégia, sabendo que aqui na Vila, o Santos tem um jogo muito forte. Era para que marcássemos bem na parte ofensiva, e assim tentássemos que eles chegassem menos na nossa defesa. Tomamos dois gols muito cedo. Isso nos prejudicou. Tivemos que mudar a postura. No segundo tempo tivemos algumas chances, mas precisamente aos 39 com o Bruno Alves que finalizou muito bem. Uma derrota que nos deixa chateados. Por mais que a gente saiba que o Santos é muito forte, jogando aqui na Vila é muito difícil, mas dentro daquilo que tínhamos de estratégia era buscar ponto aqui. Página virada porque o campeonato continua” comentou Alberto Valentim. Mesmo com a derrota por 2x0, o Ituano permanece na 19ª posição. O próximo compromisso será no próximo sábado, novamente fora de casa. Vai a Maceió enfrentar o CRB no Rei Pelé. O clube alagoano está na 17ª posição.
O jogo começou com pressão intensa do Santos. Aos 9, após cruzamento rasteiro da esquerda, Diego Pituca bateu no canto para abrir o placar. Aos 14, Otero foi derrubado na área e o árbitro Lucas Torezin marcou pênalti. O VAR não contestou. Guilherme foi para a cobrança e o goleiro Saulo, que estreava no Ituano, pulou no canto certo e fez a defesa. No rebote, Guilherme foi mais rápido e fez 2x0. “Eu joguei com o Guilherme e sei que ele bate cruzado. Acreditei que fosse mudar a batida e acertei. Dei azar no rebote”, lamentou Saulo que foi escalado à tarde, após o veto ao Jefferson Paulino com um incômodo muscular. “O Saulo eu conheço. Trabalhamos juntos no Botafogo em 2018. Estamos muito bem cobertos no quesito goleiros. Temos três excelentes goleiros. O Wesley que veio da base também. Hoje perdemos o Jefferson muito perto do jogo. Isso nos prejudicou porque fizemos quatro treinos com a equipe já montada com a equipe que iniciou o jogo. Perdemos ele muito em cima do jogo. O Saulo tenho total confiança. Então fica uma briga sadia entre eles pela posição. Tomara que o Jefferson possa voltar logo. Queremos contar com todos. Temos outros jogadores que estão no departamento médico também. Que o Jefferson volte o quanto antes para nos fortalecer” contou Alberto Valentim.
Mesmo sendo seu primeiro jogo na temporada, Saulo mostrou que está em forma e fez duas boas defesas evitando que o Santos ampliasse o placar ainda na primeira etapa. “Sabíamos que seria difícil. Estamos lutando. É continuar trabalhando e aproveitar bem as chances que teremos no segundo tempo" falou o goleiro Saulo na saída para o intervalo. O Ituano foi para o jogo com muitos desfalques e começou a partida com três garotos da base. Sem um meia de origem, colocou Gabriel Falcão, titular pela primeira vez. “Não gosto de falar de ausências. O José Aldo vem jogando muito bem. Ele tem dado muita qualidade de jogo. Agora se formos analisar o contexto, desde o início do jogo, o Falcão fez uma boa partida. Mesmo com todas as dificuldades que nós tínhamos, ele tentou jogar. É um jogador que vem treinando bem. Então não quero falar das ausências, eu não gosto. Pois não quero que vire uma desculpa. Nós temos que jogar, mesmo com essas ausências” disse Alberto Valentim. E a melhor jogada saiu com Neto Berola, que retornou aos gramados após um ano. Aos 39 ele fez um passe preciso para Bruno Alves que na saída do goleiro, finalizou. No rebote, ele ainda fez o cruzamento e por pouco, o zagueiro não fez contra. Neto Berola merecia esse gol. "Tentamos fazer o gol, mas não conseguimos. Tive duas lesões graves, agradecer todo mundo que me ajudou na volta. Vamos tentar melhorar para ajudar o Ituano" falou Neto Berola.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Miguel Schincariol
Fotografo
16/julho