O objetivo era confirmar a classificação para a próxima fase da Copa São Paulo. Algo que acontece desde 2015. Portanto, há 8 anos seguidos. Com o bonito gol marcado logo aos 6 minutos pelo Felipe Fonseca, parecia que a vaga viria com certa facilidade contra o Atlético Cearense. Não foi o que aconteceu. “Nós criamos essa dificuldade na partida. Entramos no jogo como planejamos, tocando a bola rápido e criando espaço para concluir a gol. Fizemos isso no início e marcamos o gol. Depois a equipe se acomodou um pouco. O jogo ficou muito lento, faltou dinâmica e isso gerou esperança para o adversário. No intervalo tentamos corrigir. Aumentando a velocidade, criando espaço para que a gente pudesse criar oportunidades. Isso até aconteceu, mas as bolas não entraram e continuamos alimentando uma esperança de empate para o adversário até que com 10 atrás da linha da bola, sofremos o gol. Aí tivemos que correr atrás, se indignar com o resultado. Mesmo com o forte calor debaixo do sol, conseguimos confirmar a vitória e a classificação” explicou o técnico Chico Elias após a partida. O Ituano venceu por 2x1 e o gol da vitória saiu nos acréscimos. O Ituano ficou com a segunda vaga do grupo 14. “Tivemos um pouco de dificuldades para matar o jogo. Não sei se foi o sol. Estava muito abafado. Mas, no final deu tudo certo e conseguimos marcar o gol e garantimos a classificação” lembrou Felipe Fonseca que marcou seu primeiro gol na competição. O Ituano agora muda de sede. Vai jogar em São Carlos, nesta sexta, às 16h30, contra o Fluminense, primeiro colocado do grupo 13.
O jogo começou às 13 horas com 32 graus. Mesmo sob forte calor, o Ituano começou acelerando. O gol saiu após uma troca de passes entre Clemente e Aluísio pela direita. Ao entrar na área, Aluísio levantou a bola no segundo pau. Felipe Fonseca cabeceou forte, para baixo. O goleiro fez a defesa parcial e o próprio Felipe pegou o rebote e encheu o pé para abrir o placar com 6 minutos. “Foi um momento muito especial ao marcar esse gol. Com minha família presente e me apoiando. E agradeço ao time pelo gol” afirmou Felipe Fonseca. Apesar de ter o controle da partida, o Cearense chegou duas vezes ao gol de Vitor Henrique que fez importantes defesas. Quando o Ituano criou, não conseguiu liquidar a partida. Até que aos 32 minutos, o time cearense fez o gol de empate após um cruzamento da esquerda e uma bola mal tirada da área. O empate não eliminava o Ituano, mas o jogo nos últimos 15 minutos passou a ficar perigoso. Até que nos acréscimos, Clemente recuperou a bola no meio-campo e partiu em velocidade. Na saída do goleiro, ele tocou para o lado, onde vinha Zé Carlos que só empurrou para a rede e marcou seu terceiro gol na competição. “Foi consequência do próprio jogo. A equipe tem consciência que não fez um bom jogo, como estávamos fazendo. Não correspondeu à altura. Tivemos um bom começo, fizemos um belo gol. Poderíamos ter matado o jogo, mas infelizmente não tivemos a competência de chegar e marcar logo o segundo gol. Vamos ver onde erramos, porque na próxima fase, não tem perdão. Quando tivermos chances, temos que matar o jogo e não corremos o risco como aconteceu hoje” comentou Aluísio.
O Ituano comemora a 9ª classificação seguida na Copa São Paulo e vai apresentando a cada ano novos valores que começaram no sub 15. São atletas que vão atingindo boas marcas na base, demonstrando um trabalho de continuidade e oportunidades. O meio campo Aluísio chegou a 14 jogos em 3 edições de Copinha. Iguala o recorde do atacante Wesley que chegou a 14 jogos em 2016. Contra o Fluminense, ele vai estabelecer uma nova marca. “Com certeza tem um significado para mim. Para mim é muita honra. Estou indo para o meu 6º ano aqui no Ituano. Fico muito feliz por estar conseguindo atingir bons números. Consigo trazer aqui para o sub 20 um pouco da experiência de ter jogado no profissional. Procuro sempre ajudar. Se Deus quiser esses números, vamos ampliar ainda mais. Quando desci para o sub 20 falei para os meninos, um time quando é ambicioso, tem que querer vencer. Não importa como. Tem que querer estar no topo. Se você sabe seu potencial, você tem que acreditar. Tem que correr e buscar o resultado. Queremos fazer uma campanha melhor que no ano passado. Esse é o nosso principal objetivo” contou o experiente Aluísio que já está entre os 10 atletas da base com mais jogos. Ele fez seu jogo 77, igualando o Lohan, na 7ª posição. Aluísio já está no profissional, mas quer sair do sub 20 ampliando seus números. O desejo de Aluísio passa pelo objetivo do técnico Chico Elias que confia no potencial da equipe. “Pregamos total respeito ao time do Fluminense. Já enfrentamos eles uma vez em 2019 no Novelli. Vamos enfrentá-los novamente. Temos também uma equipe qualificada. Vamos ajustar. E queremos buscar a classificação para a próxima fase” afirmou Chico Elias.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Miguel Schincariol
Fotógrafo
10/janeiro