O Ituano se classificou nas 3 categorias de base após 4 anos

Postado em 04/06/2024
O atacante Dudu foi convocado pela segunda vez para a seleção brasileira sub 16

Faltando uma rodada para terminar os Paulistas sub 15 e sub 17, o Ituano classificou no último sábado as duas categorias com vitórias contra o Rio Branco em Americana. O sub 15 do técnico Léo Pereira goleou por 7x2, com 4 gols de Pedro Falvela. O sub 17 do técnico Vanderlei Domingos goleou o Rio Branco por 5x0. O sub-20 do técnico Chico Elias já havia conquistado a classificação na sexta, ao vencer no Tatizão, o Comercial por 3x1. Ainda faltam duas rodadas para terminar a 1ª fase do sub 20. Desde de 2020, ano que começou a pandemia e não foram realizados os campeonatos de base em São Paulo, o Ituano não colocava as três categorias na fase seguinte da competição. Entre 2013, ano em que foi reativado o sub 20, o Ituano classificou 5 vezes as três categorias em 7 temporadas. O sub 20 lidera o grupo com 19 pontos, 6 vitórias e 10 gols de saldo positivo. Está 4 pontos à frente do Desportivo Brasil. O Ituano sub 17 tem 21 pontos, 7 vitórias e saldo positivo de 22 gols. Mesma pontuação do Guarani, mas com saldo melhor de gols. O clube de Campinas tem saldo positivo de 12. E o sub 15 se classificou em 2º com 20 pontos, 6 vitórias e saldo positivo de 15 gols. Está 3 pontos atrás do Guarani e com saldo inferior. O Ituano tem saldo de 15 e o Guarani saldo de 23 gols. Na última rodada, os times sub 15 e sub 17 fecham a 1ª fase jogando no Tatizão, no sábado, contra o Paulínia. O sub-20 faz a penúltima rodada na sexta, às 15h, em Sorocaba contra o São Bento.

 As campanhas das três categorias, repetindo pela 6ª vez a passagem para a 2ª fase, é fruto de uma filosofia de trabalho na base desde o início desta gestão do clube. A base com sub 15 e sub 17 retornaram em 2011. Filosofia essa, que rendeu ótimos frutos. Muitos atletas revelados atuam em clubes da Séries A e B do Brasil e outros jogam na Europa e Ásia. Martinelli no Arsenal da Inglaterra e Luís Felipe no Al Ittihad da Arábia Saudita são dois exemplos. “É redundante falar de trabalho na base do Ituano. Todos sabem do DNA do clube e do trabalho de formação feito aqui. Falando do sub 15, existe uma particularidade nesta categoria. Sempre monto um elenco. Nunca recebo uma equipe formada. A chave para nós está na boa captação. Encontrar atletas que estejam próximos da nossa identidade e formá-los com a melhor excelência. Sobre o desempenho nesta 1ª fase, aí sim, entra o trabalho do dia a dia. Sub 15 é ensinar, um trabalho de formiguinha” explicou o treinador Leonardo Pereira. Outro ponto destacado é a continuidade dos garotos desde o sub 15 até o sub 20. Muitos atletas começam no clube aos 14 anos e chegam até o profissional. Isso facilita o espírito de família entre todos. “Foi a união da equipe desde o início do trabalho. Desde a pré-temporada. Os jogadores entenderam o que passamos para eles e acreditaram no trabalho que estamos desenvolvendo. Há uma confiança de todos. E levamos tudo isso para os jogos. Desde o início acreditamos e buscamos a classificação” explicou o técnico Vanderlei.

Um aspecto chama atenção nestas três campanhas. O poder ofensivo dos times. O sub-20 marcou 21 gols. O artilheiro Jonathan marcou 11 gols e briga pela artilharia do campeonato. “O Jonathan desde que chegou ao clube, marcou gols em todos os jogos. Ele tem cheiro de gol” afirmou o técnico Chico Elias. No sub 17, o Ituano tem o 4º melhor ataque com 30 gols. Dudu marcou 10 gols em 8 jogos. Na última rodada subiu para o sub 20 e estreou marcando gol. “O Dudu é diferenciado. Ele traz preocupação para os adversários. A sua qualidade fez com que as coisas acontecessem. Ele tem essa capacidade, mas também depende dos seus companheiros que entenderam isso. Sozinho não vai conseguir. Sempre passo para eles que a força do coletivo faz com que o individual apareça. Isso está acontecendo. Ele mereceu a convocação para a seleção brasileira” afirmou o técnico Vanderlei. Dudu já se apresentou para um período de treinos na seleção brasileira sub 16. E no sub 15, o time marcou 21 gols. A equipe conta com dois artilheiros. Pedro Falvela com 9 gols e Tiago Torres com 5 gols. “Nós contamos com uma carta na manga. Que é um profissional especialista no ataque que é o Luís Antônio. Durante a semana, ele pega o ataque do sub 15 e sub 17 e faz trabalhos específicos. Além do trabalho coletivo, tem também o trabalho individual. No sub 15 eu digo que existe 70% do trabalho individual e 30% do trabalho coletivo. Neste setor está voltado para cada posição. Aí vai dando resultado. Aqui temos o privilégio de ter um treinador de ataque” contou Léo Pereira.

 

Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Fabio Pinto

Fotógrafo

4/junho

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.