O Ituano vai começar um novo campeonato.

Postado em 26/01/2023
Person comemora seu primeiro gol no Ituano

O Ituano não se intimidou com o Palmeiras, atual campeão Brasileiro, e jogou. Dentro do Novelli Júnior, com 10.169 torcedores, 8º maior público após a reforma do estádio, foi ofensivo, finalizou, criou chances e em muitos momentos incomodou a defesa adversária e o goleiro Marcelo Lomba. No final, o placar de derrota por 3x1 não condiz com o que foi a partida. “Faltou efetividade. Eu divido o jogo em quatro partes, e coloco os números neste contexto. Até o primeiro gol que começa numa falha nossa, o Palmeiras tinha o domínio do jogo e posse de bola. Mesmo assim, o Ituano tinha campo de jogo. A partir do gol do Palmeiras, nós perdemos um pouco do mental e das nossas ações. Sim. Teve amplo domínio do Palmeiras até o final do primeiro tempo. Voltamos com alterações, e principalmente com mudança de atitude. Marcamos o nosso gol, e continuamos em cima, porque aí tem o momento de oscilação do adversário. Tivemos a chance de virar o jogo e não conseguimos. Na quarta parte do jogo, a partir da metade do segundo tempo, por erros nossos, cedemos dois gols. Quando você joga contra um time grande, e eu já trabalhei mais de 15 anos em clubes deste tamanho, você tem que ter risco zero. No seu mental, na sua concentração e tem que ter efetividade. Pois se você pegar os números de chances criadas você vai ver isso. O Ituano deve ter tido uma finalização a menos, e para o gol, talvez uma finalização a mais. O Palmeiras mais posse de bola no primeiro tempo, e o Ituano no 2º tempo. O Palmeiras mais passes certos no 1º tempo, e o Ituano no 2º tempo. Quando os números são muito próximos, o que decide o jogo é a efetividade. Contra o time grande, além de risco zero, o que é muito difícil, você tem que ser efetivo. E o Ituano não foi” explicou o técnico Carlos Pimentel. Foi a primeira derrota do Ituano na competição após três empates nas três rodadas iniciais. O Ituano está junto com a Ferroviária com os mesmos 3 pontos.

Com um minuto, Breno Lopes chutou para fora a primeira finalização do Palmeiras. O Ituano fez duas finalizações certas com defesas do goleiro Marcelo Lomba. Uma com Quirino que tirou o marcador e bateu de fora da área aos 8 minutos. E com Paulo Victor que recebeu na esquerda, cortou para dentro e bateu rasteiro aos 19. Aos 28, Eduardo Person fez boa jogada pela direita e bateu cruzado. A bola raspou o poste direito. Na melhor chance do Palmeiras saiu o gol. O Ituano perdeu a bola para Mayke que tabelou e recebeu na frente. Partiu em velocidade e cruzou para o gol de Navarro aos 29. Jeferson Paulino ainda evitou o segundo gol dois minutos depois. O Ituano chegou outras vezes ao gol do Palmeiras, mas sem eficiência. Com Yago aos 34, Raí Ramos aos 38 e Quirino de fora da área aos 39. Na saída do intervalo, Quirino disse. “Estamos conseguindo finalizar. Falta um pouco mais de capricho para fazermos o gol”. E o empate veio no segundo tempo. O próprio Quirino lançou Paulo Victor na direita que ganhou na velocidade do marcador e cruzou rasteira para trás, na chegada de Person que bateu de primeira. Na sequência, o Ituano teve chance de virar. Com Saraiva finalizando no canto e defesa de Lomba. E num cruzamento de Quirino e cabeceio de Person. A bola “lambeu” o poste. Aos 27, num lance infortúnio de Siqueira, a bola bate nele e entra após o cabeceio do atacante palmeirense. E aos 34, falta dentro da área e o pênalti marcado. Tabata fez 3x1 determinando a primeira derrota do Ituano. “A partir de agora começa um outro campeonato. Não foi realmente o início que nós imaginávamos. Mas há o discernimento que já passamos por dois grandes. Volto a dizer que o resultado que fugiu até agora foi contra a Portuguesa. Aí sim, teríamos 5 pontos com um terço do campeonato. Seria bom, não ótimo. Não o suficiente para classificar. E sim para chegar aos 12 pontos. Vamos correr atrás. Temos um novo bloco pela frente. E não tenho dúvida que a vitória vem. E vem rapidamente” afirmou Pimentel.

O Ituano volta a campo no domingo em Limeira contra a Internacional. Depois ganha a primeira semana cheia para recuperação e treinos e recebe o Água Santa no Novelli. Na 7ª rodada vai a Ribeirão Preto enfrentar o Botafogo e depois recebe o São Bernardo em Itu. “O campeonato é o mesmo, mas o recorte das equipes que vamos enfrentar neste segundo bloco de 4 times é diferente. Vamos ter equipes de Séries B, C e D. São clubes do interior com orçamento parecidos e dificuldades parecidas. Este é o momento do Ituano pontuar. Temos que ter rendimento com resultado. Só o rendimento não adianta. O que o torcedor quer e o que nós queremos é ponto. O que mais queremos é chegar logo nos 12 pontos” explicou Carlos Pimentel. O outro aspecto é o novo elenco que requer tempo e jogos disputados. Nestas 4 partidas, foram 14 estreias dos reforços que chegaram para a temporada. Ainda faltam jogar outros 4 reforços. “Não só o número de reforços, mas o percentual é grande. Temos mais de 60% do time. É importante eu repetir, porque fica uma dúvida no ar. Porque trocou tanto, após a boa campanha e estava tão bom. Trocou porque o mercado os procurou e os jogadores também buscam novas oportunidades. Ninguém foi preterido. Não vou falar em nomes, mas em percentual. Íamos fazer uma troca de 30% do elenco. Ela cresceu para 60% porque os atletas optaram. Não faltou esforço da diretoria e nem foi porque o comando não queria. É assim, quando você faz uma grande campanha, o mercado fica mais atrativo e cada um tem o direito de buscar o que deseja. Seguir o seu futuro. O entrosamento demora um pouco mais, porque o verdadeiro entrosamento você ganha jogando. O contexto do jogo não tem nada que você compare com amistosos e treinos. A competição é que dá liga ao elenco. Se você observar, em 4 jogos rodamos muito o time. Temos a necessidade de uma escalação mais recorrente. Porque isto também vai facilitar o entrosamento. O resultado positivo está muito próximo de acontecer. Não podemos colocar em dúvida estes atletas e o comprometimento deles”

Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol

Fotografia

26/janeiro

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.