Ponto conquistado em São Luís

Postado em 15/07/2023
Thiaguinho acertou uma bomba de esquerda, para grande defesa do goleiro do Sampaio

O Ituano retornou para São Luís pela terceira vez em dez anos. No retrospecto foram dois jogos e duas derrotas. Uma em 2014 contra o Moto Club, ainda pela Série D. E no ano passado contra o Sampaio Corrêa, no turno da Série B. No retrospecto da atual competição, o Ituano nos últimos três jogos não perdeu fora de casa. Venceu Botafogo e Mirassol, adversários paulistas, e empatou em Maceió contra o CRB. Conhecendo a realidade de jogar na ilha de São Luís, o calor e a umidade do ar numa região de clima equatorial, o Ituano não mudou as características promovidas pelo técnico Márcio Freitas. Numa temperatura de 29 graus, com um gramado de características diferentes do habitual, o Ituano voltou do Maranhão com um empate sem gols. “Uma das coisas que procuro conversar com o grupo e cada vez mais fortalecer, é que o nosso corpo vai reagir de acordo com aquilo que nós vamos pensar. Se pensar que sou capaz, o corpo vai reagir. Desde os treinamentos, desde o dia a dia, desde os métodos que vamos passando, eu mostro que eles são capazes de jogar para frente, com bola ou sem bola. O grupo está entendendo e vejo cada um compartilhando com o companheiro do lado, você consegue, vai em frente. Tudo isso forma um grupo forte Tenho a segurança que vamos fazer um grande campeonato. Tenho isso em mente. Eles estão mostrando a cada jogo e nas dificuldades. Tudo isso que está acontecendo, mudança de maneira de jogar, de comportamento em campo, e de atletas que tiveram que mudar o jeito de jogar, e isso não é fácil de fazer. Mais uma vez eu digo que acredito. Vamos buscar vitórias e ter uma sequência positiva com uma mentalidade forte” comentou Márcio Freitas. A sequência positiva foi ampliada. Faltando duas rodadas para terminar o turno, o Ituano chegou aos mesmos 20 pontos do ano passado, na virada do turno.

A primeira oportunidade do jogo foi do clube maranhense após uma saída errada. A bola sobrou para Ytalo que tocou para Marcinho chutar de fora da área. Jefferson Paulino fez boa defesa. Essa foi a única chance real de gol do Sampaio Corrêa. O Ituano teve uma boa oportunidade com Saraiva finalizando de fora da área após passe de Paulo Victor. No segundo tempo, as melhores oportunidades foram do Ituano. Duas com Carvalheira após boas jogadas de Saraiva pela esquerda. A bola do jogo foi de Thiaguinho que pegou de primeira, de esquerda, um cruzamento de Pacheco. O goleiro Luiz Daniel fez um milagre, demonstrando boa colocação e reflexo. Aos 20, Carvalheira recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Mesmo com um a menos, foi mais perigoso que o time maranhense. Felipe Fonseca fez boa jogada pela esquerda, passou pelo marcador e colocou na cabeça de Quirino que assustou o goleiro. O Ituano voltou para Itu com um ponto e feliz. “Difícil vir aqui, você percebe até que acabei sem minha voz. Dificuldades em relação ao calor, e também diante do campo pesado, mas acredito que nós hoje conseguimos aquilo que nós esperávamos. De ser um time ofensivo. Ser um time com bola e sem bola, agressivo. Nós tivemos volume e chances de fazer o gol. Temos que dar parabéns ao goleiro que hoje fez a diferença e fez grandes defesas. Eu vejo coisas na nossa equipe que estão acontecendo no jogo, que estamos trabalhando nos treinos. E volume estamos tendo. Esse é o caminho. Agora a partir do momento que ficamos com um jogador a menos, temos que ir por outro caminho. Somos forçados a isso. Mesmo assim, tivemos chances de fazer o gol. Isso demonstra que os atletas estão com uma mente muito forte. E isso faz um grupo muito forte. Tenho que mais uma vez dar os parabéns para eles. Saímos daqui com um gosto de vitória. Sim, temos boas perspectivas para os próximos jogos” disse Márcio Freitas.

A próxima rodada começa na segunda e o Ituano joga mais uma vez fora de casa. Não haverá tempo para treinos. Será uma viagem de extremos no Brasil. Saindo do Maranhão, na região nordeste para Santa Catarina, na região sul. A delegação voltou na madrugada deste sábado, saindo do aeroporto de São Luís às 4 horas para desembarcar às 8 horas em São Paulo e depois seguir de ônibus até Itu. Tem domingo para recuperar e treinar. Pois na segunda feira, embarca para Chapecó, no oeste catarinense onde o termômetro está prevendo temperatura mínima de 9 graus para segunda-feira. Região que foi muito afetada pelos minis ciclones, com ventos de 100 km/h. “Vamos descansar! É uma logística difícil. Um dia para recuperá-los. É isso que eu quero. Pelo profissionalismo do nosso grupo e a dedicação de todos eles. Eles vão fazer tudo aquilo que podem ajudá-los a recuperar. Em casa ou dentro do clube. Mais uma vez eu falo, vamos precisar ter um mental forte. Teremos pouco tempo de um jogo para o outro, na terça” lembrou Márcio Freitas. O jogo contra a Chapecoense está marcado para terça na Arena Condá, às 19 horas. Isso se o clima permitir, pois nesta rodada dois jogos foram adiados. Um deles da própria Chapecoense que deveria ter acontecido na sexta.

Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Ronald Felipe

Fotografia

15/julho

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.